Mudança de curso- CT para LH

veinsused

Membro Caloiro
Matrícula
15 Maio 2021
Curso
CT
Olá a todos! É a primeira vez que escrevo aqui e precisava mesmo da vossa ajuda.
Eu sempre fui uma boa aluna e nunca tive grandes dificuldades a nenhuma disciplina pelo que cheguei a estar no quadro de mérito umas duas vezes. Chegou a altura de escolher a área no décimo e como a minha irmã foi para ciências (para seguir enfermagem) fui um bocado influenciada na minha decisão. Como não me via a ter dificuldades em matemática escolhi ciências e neste momento estou no terceiro período em ciências no décimo. Comecei a perceber que não me sentia motivada, não por ser algo que eu não conseguisse fazer (até porque eu tenho a certeza que com esforço eu teria os resultados que eu queria) mas sim porque eu não gostava das disciplinas e tinha um grande carinho por línguas, quero ser professora de inglês.
Estou a pensar mudar para humanidades porque não me vejo mais a continuar em ciências. Para isso gostava de saber a vossa opinião. Como é humanidades para eu ir com uma noção do que vou fazer e já agora para me dizerem o que eu posso fazer para ser professora de inglês. Obrigada!!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá a todos! É a primeira vez que escrevo aqui e precisava mesmo da vossa ajuda.
Eu sempre fui uma boa aluna e nunca tive grandes dificuldades a nenhuma disciplina pelo que cheguei a estar no quadro de mérito umas duas vezes. Chegou a altura de escolher a área no décimo e como a minha irmã foi para ciências (para seguir enfermagem) fui um bocado influenciada na minha decisão. Como não me via a ter dificuldades em matemática escolhi ciências e neste momento estou no terceiro período em ciências no décimo. Comecei a perceber que não me sentia motivada, não por ser algo que eu não conseguisse fazer (até porque eu tenho a certeza que com esforço eu teria os resultados que eu queria) mas sim porque eu não gostava das disciplinas e tinha um grande carinho por línguas, quero ser professora de inglês.
Estou a pensar mudar para humanidades porque não me vejo mais a continuar em ciências. Para isso gostava de saber a vossa opinião. Como é humanidades para eu ir com uma noção do que vou fazer e já agora para me dizerem o que eu posso fazer para ser professora de inglês. Obrigada!!
Olá!

Primeiramente, gostava de reforçar que, na possibilidade de não quereres mudar de curso, é possível na mesma depois ingressares num curso superior que te dê acesso ao mestrado em ensino de Inglês. Mas, dado que continuamente disseste que este curso não te está a motivar, acho sensato mudares para Línguas e Humanidades (curso que completei em 2018). Posso dar-te uma ideia do curso, mas isto vai depender muito de escola para escola e de professor para professor.

No caso da minha escola, o curso de Línguas tinha muito pouca coisa, isto é, nós tínhamos exactamente as mesmas disciplinas que os alunos de CT: Português e Inglês. Isto devia-se ao facto da minha escola não abrir duas disciplinas de língua estrangeira para os alunos de Humanidades, mas, caso a tua escola faça o mesmo, não vais sentir diferença entre as disciplinas leccionadas em CT e em LH. Fora isso, o curso tem a trienal de História A, que é uma disciplina trabalhosa mas profundamente interessante e foi a que mais gostei no secundário inteiro - acabas por dar praticamente a matéria que deste no 3º ciclo, só que desta vez vais dar de uma forma mais aprofundada, desde os Gregos até ao século XXI. As restantes disciplinas, dependerão das opcionais que escolhas nas bienais e anuais, mas a ideia que tive do curso é que era um curso bastante ligado à leitura e escrita. Não é um feedback muito útil, mas tenta pensar se gostas de ler, se te revês em disciplinas como História ou Geografia.

Quanto ao curso superior, depende do ciclo de ensino para o qual vais querer ensinar. O Uniarea está a fazer um artigo sobre esse assunto, pelo que em breve traremos sugestões de cursos que dão acesso ao mestrado em Ensino (e só depois do mestrado é que podes concorrer para professora no ensino público, regra geral). Tens aqui o link do artigo, que irá ser actualizado aos poucos: Queres ser professor do 1º, 2º, 3º ciclo ou Ensino Secundário? Tudo o que precisas saber | Uniarea

Boa sorte 🤗

• Fabulous
  • Like
Reactions: veinsused and Wraak
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
F Mudança de curso para Nova - CPRI Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
Larissa Borges Mudança de curso de politécnico para universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
SantoStation Mudança Par Curso/Instituição para a NOVA de Direito Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 26
B Mudança de curso sociologia para criminologia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
I Mudança de curso FMUL para IST Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
Saragouveia1 Mudança de curso e Concurso Especial para Titulares de Outros Cursos Superiores Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Ajuda com mudança de faculdade privada para pública mas para o mesmo curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Datas para Mudança de Par Instituição/Curso | DGES, já saiu? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
G Mudança de curso para medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
B Mudança de curso para Engenharia Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 11
M Concurso mudança para instituição/curso e Concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
P Documentos para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
P Requisitos para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
marianaol012 Mudança do mesmo curso para outra instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Mudança de curso/instituição de um politécnico para universidade? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J É possível pedir mudança de curso e ao mesmo tempo voltar a fazer os exames nacionais para melhorar a média? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Mudança de curso em início de ano letivo(feup para fcup) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 11
Raquel_Coelhoo Mudança de par instituição/curso (da FLUL para o ISCTE) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
I Não tenho média para entrar no curso que quero/mudança de instituição :( Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
J Mudança de par instituição/curso - FFUC para ISCAC/FEUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
ammc Mudança de curso para Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
R Mudança de curso para Engenharia Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
T Mudança de par instituição/curso - FEUC para FDUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 43
I Mudança de curso miersi para lei Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 18
C Mudança curso Electro para Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
Frederico Ferreirinho Mudança de curso - da Lusófona para o IGOT Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Jdbjxbd Mudança de Curso de Eletrónica para Informática Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Q Mudança para curso profissional no 1º período Ensino Secundário 1
L Pedir mudança de curso para 2 cursos diferentes Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Mudança de curso para um mais artístico Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
anacarvalho2110 Mudança de curso do ensino privado para o ensino público Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
H Mudança de curso - Química na UM para ciências farmacêuticas no Porto Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Mudança de curso no Politécnico para Universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
RafaelaSilva97 Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Mudança de curso para Engenharia Biomédica em Aveiro Tecnologias 0
S Ciências da comunicação: mudança de curso da Pública para a privada Ciências Sociais e Serviços 1
J Mudança de curso de Universidade para Politécnico Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
F Documentação para Mudança de curso UNL direito Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Ficha ENES para fins de mudança de instalação/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
B FAUP Mudança de curso para arquitetura - FAUP Universidade do Porto 1
Mariana Fonseca Mudança de curso para Medicina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 32
B Mudança de curso UP para Minho Engenharia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
J Carta de motivação para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
G Mudança de Curso - Dúvidas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
R Mudança de par instituição/curso - dúvidas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
arianapsts Mudança de curso e equivalências Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Pauloberry Mudança de curso e universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
AlphaV132 Mudança de Curso ISEL Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Pedro13244 Dúvida- Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3