Mudança de curso - da Lusófona para o IGOT

Frederico Ferreirinho

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2020
Olá ! Neste momento estou matriculado no curso de Comunicação Aplicada: Marketing Publicidade e Relações Publicas, na Universidade Lusófona. Depois de 1 ano e meio de curso percebi que não era, de todo, aquilo que eu queria fazer. Estou bastante interessado em fazer mudança de instituição/curso para a Licenciatura em Geografia, no IGOT. A partir daqui surgem diversas dúvidas que me estão a corroer, sendo elas:

1ª- Vou ter que ficar, talvez, 1 ano parado ( a trabalhar ) para pagar todas as dívidas da Lusófona ( sem estudar lá, ou seja anulando/congelando a matrícula ). Depois de esse ano parado posso concorrer pelo regime de ''mudança de curso'' para o IGOT ???

2ª- Nos requisitos da '''mudança de curso/instituição'' do IGOT, eles pedem: passo a citar '' Declaração do último estabelecimento de ensino superior em que esteve inscrito que comprove a não prescrição da matrícula para o ano em que se candidata '' ( alguém me pode esclarecer o que isto quer dizer ?? Significa que não posso anular a matrícula na lusófona até me inscrever no IGOT ?? Estou perdido...

3º- Uma pessoa que tenha interrompido/anulado/congelado a sua matrícula em 2017, por exemplo, pode realizar mudança de curso/instituição em 2020 ???

Obrigado por tudo ! Salve-se quem puder !

Fred.

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Desde já, peço desculpa só estar a responder agora.
1) De acordo com o regulamento do IGOT, podes concorrer pelo regime de mudança de par instituição/curso desde que tenhas estado matriculado numa outra instituição, que é o caso, tenhas ou não congelado a matrícula. Assim sendo, sim, podes ficar 1 ano parado e concorrer no ano seguinte, desde que tenhas provas de ingresso válidas. Caso os teus exames já não sejam válidos, terás que os repetir, entrando pela mudança de curso ou pelo CNAES.

2) Podes anular a matrícula; o que isso quer dizer é que eles necessitam de uma declaração da tua faculdade em como não vais continuar a matricular-te nessa faculdade, basicamente.

3) Depende do regulamento da faculdade em questão. No caso do IGOT, sim pode, mas já não teria Provas de Ingresso válidas, pelo que teria que repetir exames.

Frederico Ferreirinho

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2020
Olá Ariana ! Obrigado pela resposta !

Reparei que no regulamento do IGOT diz isto:

1579881004423.png

Attachments

• 1579880986194.png
    1579880986194.png
    56.8 KB · Visitas: 1
  • 1579880999945.png
    1579880999945.png
    56.8 KB · Visitas: 1

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

Frederico Ferreirinho

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2020
Obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade !

- Ou seja, significa que posso ter realizado a prova em 2017 ( que foi a que utilizei para ingressar na U.Lusofona ) e concorrer ao IGOT pela mudança de curso ???

- Só mais uma pergunta ! Quem vem do ensino superior particular pode pedir mudança de curso para o ensino superior público ??? Sempre tive essa dúvida mas encontrei muito pouca informação acerca disso !

Grato mais uma vez, Ariana !!!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade !

- Ou seja, significa que posso ter realizado a prova em 2017 ( que foi a que utilizei para ingressar na U.Lusofona ) e concorrer ao IGOT pela mudança de curso ???

- Só mais uma pergunta ! Quem vem do ensino superior particular pode pedir mudança de curso para o ensino superior público ??? Sempre tive essa dúvida mas encontrei muito pouca informação acerca disso !

Grato mais uma vez, Ariana !!!
Exacto, podes utilizar exames de 2017, desde que correspondam às provas de ingresso de Geografia: BG, Geografia A ou Português (uma destas três)!

Sim, é possível fazer mudanças do privado para o público, dependendo dos regulamentos das faculdades de ingresso em questão.

Espero ter ajudado.