Olá, Larissa! Respondendo às tuas questões:
1) Sim, é possível fazer mudança de par instituição/curso de um politécnico para uma universidade e vice-versa. Do mesmo modo, também é possível mudar do ensino privado para o ensino público e vice-versa.
2) Só uma pequena correcção: o facto das cadeiras terem exactamente o mesmo nome não significa obrigatoriamente que vais ter creditações (equivalências) nessas mesmas cadeiras. O processo de creditação é decidido pelo director de curso (neste caso, seria o director de curso de Direito da FDUL, sendo que muitas vezes há um conselho científico/regentes que auxiliam nessa decisão) e envolve a análise dos programas das unidades curriculares que fizeste, em comparação com o programa da FDUL. Nem sempre os programas coincidem exactamente, pelo que uma cadeira de "Direito Constitucional" não será
ipsis verbis a mesma coisa ou equivalente.
Por esses motivos, é possível que fiques no primeiro ano do curso. Não passei por essa experiência, mas regra geral, o que ouço de Direito é que não é comum existirem equivalências entre as cadeiras de cursos como Solicitadoria, por exemplo. Sendo o pedido de creditações algo que é pago e que não te é reembolsado, eu recomendaria que seleccionasses depois uma ou outra cadeira que aches que vale a pena pedir equivalência (especialmente se tiver o mesmo número de ECTS que a da FDUL e o programa/bibliografia serem altamente semelhantes), uma vez que é provável que não te atribuam imensas equivalências e assim não desperdiças dinheiro. Se te anima, poderás sempre usar a tua experiência dessas cadeiras para estudares melhor quando estiveres no outro curso.
Espero ter ajudado