Mudança de curso dentro da mesma instituição ou mudança de instituição

Perna de Pau

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2021
Boas, pretendo candidatar me este ano ao ensino superior mas penso que não entro na minha primeira opção. Como funciona a troca de cursos dentro das mesmas instituições ou de instituição e quais os critérios? Obrigado

Olá @Perna de Pau
Boas, pretendo candidatar me este ano ao ensino superior mas penso que não entro na minha primeira opção. Como funciona a troca de cursos dentro das mesmas instituições ou de instituição e quais os critérios? Obrigado
Cada instituição define os seus critérios e gere o seu próprio concurso.

No iscte, é possível trocar sem a realização dos exames nacionais novamente mesmo que ainda estejam na validade?
Certo, não tens que voltar a repetir exames mas tens que ter prova de ingresso para o curso para o qual pretendes candidatar-te à mudança.

Então quer dizer que volta a contar a média do secundário? Mas neste caso num concurso diferente?
Exactamente. Conta tanto a média do secundário como a nota da prova de ingresso.

Boa noite. Gostaria de saber se é mais fácil trocar de higiene oral para ciências farmacêuticas. Ou trocar entre instituições, mas o mesmo curso?

Boa noite. Gostaria de saber se é mais fácil trocar de higiene oral para ciências farmacêuticas. Ou trocar entre instituições, mas o mesmo curso?

Isso vai depender da instituição em causa, pois os critérios de seriação mudam. Uma instituição pode dar mais pontos a quem venha do mesmo curso e outra pode dar mais pontos a quem já se encontre na instituição.
Sugiro que vejas os critérios de mudança de curso da instituição para a qual queres mudar.

Isso vai depender da instituição em causa, pois os critérios de seriação mudam. Uma instituição pode dar mais pontos a quem venha do mesmo curso e outra pode dar mais pontos a quem já se encontre na instituição.
Sugiro que vejas os critérios de mudança de curso da instituição para a qual queres mudar.
Muito obrigada pelo esclarecimento.

Olá!

Tenho um problema que não me está a deixar descansada, se alguém me poder esclarecer ou ajudar ficaria muito, muito grata pois disto depende o meu futuro

O que se passa é o seguinte:
Pretendo ingressar no Ensino Superior este ano (usando as provas de ingresso de 2019 - válidas ainda). No entanto, durante estes anos (2020 e 2021 não estive inscrita em nenhuma secundária. Estive a trabalhar.
Tratei do pedido da senha DGES, da validação, etc, com o GAES da minha região. Até aqui tudo muito bem... Pediram-me depois que fosse pedir a ficha ENES à minha antiga Escola Secundária (pois é algo que nos Gabinetes de Apoio ao Ensino Superior não conseguem fazer. Só as Secundárias).
Agora a minha antiga Escola Secundária informa-me que não conseguem Emitir a minha ficha ENES porque apareço como não inscrita.
O que teria de ter feito? Onde me teria de ter inscrito? Qual o passo que me faltou?

Agradeço alguém que me consiga ajudar!
Muito obrigada.

Olá @BeatrizMonteiro
Tratei do pedido da senha DGES, da validação, etc, com o GAES da minha região. Até aqui tudo muito bem... Pediram-me depois que fosse pedir a ficha ENES à minha antiga Escola Secundária (pois é algo que nos Gabinetes de Apoio ao Ensino Superior não conseguem fazer. Só as Secundárias).
Agora a minha antiga Escola Secundária informa-me que não conseguem Emitir a minha ficha ENES porque apareço como não inscrita.
O que teria de ter feito? Onde me teria de ter inscrito? Qual o passo que me faltou?
Faz a inscrição na 2ª fase dos exames nacionais no PIEDE nessa escola e deixa o campo dos exames em branco. Com isso a escola já deve conseguir emitir. Tens de fazer isso até 6ª feira.

Olá!
Tenho uma dúvida que gostava que me fosse esclarecida.
No ano letivo 2020/2021 entrei na UTAD para o curso de línguas e relações empresariais, tendo cancelado a matrícula do segundo semestre, não frequentando assim o mesmo. No entanto, continuo matriculado na UTAD.
Querendo agora mudar de instituição e também de curso, o que devo fazer?

Olá @LuísLopes
Olá!
Tenho uma dúvida que gostava que me fosse esclarecida.
No ano letivo 2020/2021 entrei na UTAD para o curso de línguas e relações empresariais, tendo cancelado a matrícula do segundo semestre, não frequentando assim o mesmo. No entanto, continuo matriculado na UTAD.
Querendo agora mudar de instituição e também de curso, o que devo fazer?
Ou concorres novamente via o concurso nacional de acesso e/ou através do concurso próprio de mudança de curso. Neste último tens de ver as condições junto da instituição em causa.

Olá @Perna de Pau

Cada instituição define os seus critérios e gere o seu próprio concurso.
Vou para o 2ano do curso mas vou mudar para outro dentro da mesma instituição, tenho de fazer a matricula no curso onde estou e depois fazer o pedido de troca ou apenas tenho de fazer o pedido de troca de curso?
Obrigado pela ajuda!

Vou para o 2ano do curso mas vou mudar para outro dentro da mesma instituição, tenho de fazer a matricula no curso onde estou e depois fazer o pedido de troca ou apenas tenho de fazer o pedido de troca de curso?
Tudo dependerá se queres assegurar a vaga no curso em que estás ou não, bem como das datas das matrículas do teu curso e das datas de saída dos resultados da mudança de curso.

• Like
Reactions: Wraak