Mudança de curso do ensino privado para o ensino público

anacarvalho2110

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2018
Olá boa tarde,
Vou ingressar este ano para o ensino superior, contudo não consegui a nota necessária nos exames, então estou a pensar concorrer ao ensino privado e passado o primeiro ano, pedir transferência para o ensino público.
Queria saber se é de todo viável ou é difícil essa transferência. A transferência é aceite devido às notas conseguidas nesse mesmo ano no curso da privada ou tem outro tipo de obrigações? Caso alguém já tenha passado por esse processo, agradecia que entrasse em contacto comigo para eu tentar perceber melhor todo o processo.
Cumprimentos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @anacarvalho2110
A transferência é aceite devido às notas conseguidas nesse mesmo ano no curso da privada ou tem outro tipo de obrigações? Caso alguém já tenha passado por esse processo, agradecia que entrasse em contacto comigo para eu tentar perceber melhor todo o processo.
Os critérios são definidos pela instituição em causa, pelo que não dá propriamente para comparares com qualquer pessoa.

Adriano Pinheiro

Membro Caloiro
Matrícula
10 Julho 2019
Se entrar em 2019 numa universidade privada e em 2020 candidatar-me de novo ao ensino superior publico e entrar, se for o mesmo curso, haverá muitas equivalências. Pode dar-se o caso de ter a maior parte das cadeiras realizadas. Tendo entrado pelo concurso geral, não por transferência, tenho obrigatoriamente de ir para o 1 ano ou posso ir para o 2 ano?

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Se entrar em 2019 numa universidade privada e em 2020 candidatar-me de novo ao ensino superior publico e entrar, se for o mesmo curso, haverá muitas equivalências. Pode dar-se o caso de ter a maior parte das cadeiras realizadas. Tendo entrado pelo concurso geral, não por transferência, tenho obrigatoriamente de ir para o 1 ano ou posso ir para o 2 ano?
Se tiveres equivalências suficientes podes ir logo para o 2º ano, isso é independente do modo como entras. :)

Matrícula
15 Março 2019
Ola, as candidaturas para as universidades privadas (1ºfase) são agora no mês de Julho, se ficar colocada vou fazer a matricula e inscrição à escola e so esperar as aulas começar. No entanto também me vou candidatar numa publica no qual os resultados saiem em setembro. Caso entre nums publica, após estar matriculada na privada é possível cancelar a privada?? como devo proceder e o que é permitido?

Matrícula
15 Março 2019
Ola, as candidaturas para as universidades privadas (1ºfase) são agora no mês de Julho, se ficar colocada vou fazer a matricula e inscrição à escola e so esperar as aulas começar. No entanto também me vou candidatar numa publica no qual os resultados saem em setembro. Caso entre numa publica, após estar matriculada na privada é possível cancelar a privada?? como devo proceder e o que é permitido?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Ola, as candidaturas para as universidades privadas (1ºfase) são agora no mês de Julho, se ficar colocada vou fazer a matricula e inscrição à escola e so esperar as aulas começar. No entanto também me vou candidatar numa publica no qual os resultados saem em setembro. Caso entre numa publica, após estar matriculada na privada é possível cancelar a privada?? como devo proceder e o que é permitido?
Sim, dá para anulares a tua matrícula na privada, caso queiras. Quanto aos procedimentos, tens que ver no próprio regulamento da faculdade privada e falar com eles da parte burocrática a tratar.

Ema Silva

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2019
Olá!
Bem, a minha dúvida é sobre a possibilidade de transferência da privada para a pública. Este ano ingressei na ESSNCVP em enfermagem, apesar de me ter candidatado, igualmente, à UA para o mesmo curso (enfermagem). Gostaria de saber se há alguma possibilidade de no fim do 1º ano, pedir transferência para a UA.
Obrigada

Ps: queria apenas referir que fiquei colocada este ano na UA.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Ema Silva
Bem, a minha dúvida é sobre a possibilidade de transferência da privada para a pública. Este ano ingressei na ESSNCVP em enfermagem, apesar de me ter candidatado, igualmente, à UA para o mesmo curso (enfermagem). Gostaria de saber se há alguma possibilidade de no fim do 1º ano, pedir transferência para a UA.
É possível, sim. Tens de ver junto da UA as condições de candidatura por mudança de curso.