Mudança de curso e bolsa de estudos

AnaC19

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2016
Gostos
3
Boa tarde!

Surgiu-me uma dúvida relativamente às bolsas de estudo quando se muda de curso. Uma pessoa que esteja num curso este ano letivo com bolsa de estudos e pretenda mudar de curso no próximo ano letivo pelo concurso nacional de acesso tem de fazer na mesma os 36 ECTS no curso atual para continuar a ter direito à bolsa no novo curso?
Obrigada desde já!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,698
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @AnaC19
Tudo indica que sim, já que o pedido de bolsa é independente da forma como o aluno entra no ensino superior.

Matrícula
12 Janeiro 2016
Gostos
4
Vou mudar para um curso de uma universidade diferente pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior. Como funciona neste caso a bolsa? Terei que me candidatar de novo, já que tenho também outro código de acesso ao DGES, ou ela mantém-se?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,698
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Fernando Leitão
Vou mudar para um curso de uma universidade diferente pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior. Como funciona neste caso a bolsa? Terei que me candidatar de novo, já que tenho também outro código de acesso ao DGES, ou ela mantém-se?
Tens de fazer uma nova candidatura, tal como quem concorre por mudança de curso, é similar.

AnaC19

Membro Caloiro
Matrícula
11 Janeiro 2016
Gostos
3
Olá!
Tenho outra questão relativamente a este assunto.
Se uma pessoa mudar de curso 2 vezes, tem direito à bolsa no novo curso por quantos anos?
Obrigada

Jafste

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2016
Gostos
0
Boa noite, eu estou matriculado em Engenharia informática mas esperava algo mais do curso para além queria algo mais perto pois estou muito longe de casa.

Já falei com a Universidade para qual quero fazer Transferência já esclareci as dúvidas nesse caso, já há algum tempo até.

Mas a minha questão é em relação a Bolsa de Estudo (dges), eu estive matriculado em 2014/2015 na qual entrei na 3º fase, sendo que primeiramente foi me recusado no final de Novembro sendo que recorri, mas fui forçado a sair pois sem a mesma seria muito dispendioso continuar lá esperei pela resposta mas nada, ao mesmo que fui trabalhar para pagar as propinas que seria obrigado a pagar em Janeiro fui cancelar a mesma mas nisto foi aceite a bolsa e deram me até Janeiro pois disseram que tinha direito, na minha ignorância aceitei (burro).

Este ano (2015/2016) expliquei tudo disseram que não iria afectar em nada, o que aconteceu mas afectou pois como cancelei a matricula não me foi atribuída a bolsa, fiz o 1º semestre sai para ter tudo em ordem em pagamentos na universidade.

Agora vamos à minha questão, ao mudar de curso/instituição poderei ter direito à bolsa mesmo não tendo completado mais de 50% das disciplinas no ano que me matriculei (2015/2016).

Desculpem algum erro, ou a minha má explicação estou extremamente cansado e com poucas horas de sono nos últimos dias, tenho andado a adiar está publicação e já se aproxima a fase de transferência por isso teve de ser .

Um bom resto de fim de semana e obrigado :)!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,698
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Jafste
Agora vamos à minha questão, ao mudar de curso/instituição poderei ter direito à bolsa mesmo não tendo completado mais de 50% das disciplinas no ano que me matriculei (2015/2016).
Tudo indica que o mesmo princípio será novamente aplicado. Como não completaste pelo menos 36 ECTS este ano não tens direito à bolsa. Situações específicas poderão ser alvo de análise pelos serviços sociais, mas segundo as regras tudo indica que não.

Matrícula
22 Setembro 2015
Gostos
3
Bom dia!

Neste momento estou em medicina na UBI, contudo queria tentar mudar para a FML, através do concurso de acesso geral. Neste momento tenho bolsa do dges, no próximo ano continuarei com direito a bolsa, sendo que completei os módulos do 1ºano todo?

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Gostos
3,731
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Bom dia!

Neste momento estou em medicina na UBI, contudo queria tentar mudar para a FML, através do concurso de acesso geral. Neste momento tenho bolsa do dges, no próximo ano continuarei com direito a bolsa, sendo que completei os módulos do 1ºano todo?
Sim, tens direito.

Gostos: davis

Jafste

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2016
Gostos
0
Olá @Jafste

Tudo indica que o mesmo princípio será novamente aplicado. Como não completaste pelo menos 36 ECTS este ano não tens direito à bolsa. Situações específicas poderão ser alvo de análise pelos serviços sociais, mas segundo as regras tudo indica que não.
Esqueci de referir que este ano fiz reingresso, sendo que no acto da recusa da bolsa deste ano foi me dito que caso tivesse mudado de instituição ou curso teria direito por causa das novas regras que dão uma segunda oportunidade a quem o faça, mas com os erro que o mesmo tinha cometido estou aqui a tentar assegurar se terei ou não direito à mesma.

Mas se não tiver obrigado desde já pela resposta.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,698
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Esqueci de referir que este ano fiz reingresso, sendo que no acto da recusa da bolsa deste ano foi me dito que caso tivesse mudado de instituição ou curso teria direito por causa das novas regras que dão uma segunda oportunidade a quem o faça, mas com os erro que o mesmo tinha cometido estou aqui a tentar assegurar se terei ou não direito à mesma.
É o que eu te disse no fim, podes pedir para a tua situação ser avaliada pelos serviços sociais.

Matrícula
18 Junho 2016
Gostos
0
Boa Tarde.
Eu encontro me neste ano a frequentar o curso de comercio internacional mas pretendo mudar e vi no site da minha faculdade que no processo da mudaanca de curso um dos documentos necessários é a ficha enes. Mas neste caso será a ficha enes do ano passado ou tenho que pedir uma nova? alguém sabe? Grato.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,698
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @andreoliveira95
Eu encontro me neste ano a frequentar o curso de comercio internacional mas pretendo mudar e vi no site da minha faculdade que no processo da mudaanca de curso um dos documentos necessários é a ficha enes. Mas neste caso será a ficha enes do ano passado ou tenho que pedir uma nova? alguém sabe? Grato.
Se a do ano passado tem todos os exames e a tua faculdade não exige uma deste ano, pode ser a que já tens.

DianaFerreira

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2016
Gostos
0
Curso
Línguas e Literaturas Europeias
Instituição
Universidade do Minho
Olá,
Neste último ano letivo estive em Línguas e Literaturas Europeias (1º ano), mas o curso acabou por não corresponder às minhas expectativas… Daí que tenha ponderado e decidido que este ano me candidatarei ao curso de Relações Internacionais.
As minhas dúvidas relativamente a isto são:

- O que acontece à matrícula do ano anterior? É preciso anulá-la ou a partir do momento em que faça a candidatura para RI o meu ano em LLE é “esquecido pelo sistema”?

- Em relação à Bolsa, candidato-me como se fosse a 1ª vez que vou entrar na universidade ou não?

Peço desculpa se estas perguntas já vos foram feitas e se de algum modo são ridículas, mas é que me encontro mesmo às aranhas com esta situação…
Desde já, muito obrigada pela vossa atenção.

Hanna_Banana

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2016
Gostos
0
Boas.

Pelo que percebi temos de ter pelos menos metade das disciplinas do curso feito para continuarmos com o acesso á bolsa de estudos. A minha questão é: Vou entrar em Sociologia pois não obtive nota para R.I e penso mudar no próximo ano, sendo a mesma instituição tenho de mudar pelo concurso? Visto não ter a nota necessária -este ano e possivelmente o próximo- Existe forma de contornar a situação mudando a meio do ano? Se mudar a meio do ano mantenho a bolsa? Obrigada desde já!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Gostos
19,698
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @DianaFerreira
- O que acontece à matrícula do ano anterior? É preciso anulá-la ou a partir do momento em que faça a candidatura para RI o meu ano em LLE é “esquecido pelo sistema”?
Podes simplesmente não renovar. Caso a tenhas renovado aí sim tens de confirmar que fica anulada.
- Em relação à Bolsa, candidato-me como se fosse a 1ª vez que vou entrar na universidade ou não?
Sim, concorres novamente.

Gostos: DianaFerreira

ca2497

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2015
Gostos
0
Bom dia. Surgiu-me uma dúvida. Eu neste momento tenho apenas 34 ECTS e sei que são insuficientes para ter bolsa. Pretendo mudar de curso. Se no próximo ano tiver 36 ECTS voltarei a ter bolsa de estudo?

fraser

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
6 Julho 2015
Gostos
3,731
Curso
Medicina
Instituição
FCM|NMS
Bom dia. Surgiu-me uma dúvida. Eu neste momento tenho apenas 34 ECTS e sei que são insuficientes para ter bolsa. Pretendo mudar de curso. Se no próximo ano tiver 36 ECTS voltarei a ter bolsa de estudo?
Sim, tens.