Mudança de curso e bolsa de estudos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Catarina Bento
Eu tive direito a bolsa e fiz mais que 36 ECTS este ano. No entanto, pretendo mudar de curso por Mudança de Par Instituição/Curso e vou manter-me na mesma instituição (IST).
Assim sendo, como procedo à minha candidatura à bolsa da DGES? Na parte da contratualização, fala em ficar no mesmo curso (coisa que quase de certeza não vai acontecer, mas não há garantias), mas também não queria esperar até setembro para fazer a minha candidatura. Como faço? Ainda não aceitei nada na parte da contratualização.
O melhor será esperares pelo resultado da mudança de curso, e conforme isso renovares o pedido da bolsa.

Catarina Bento

Membro Caloiro
Matrícula
16 Dezembro 2016
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
IST
Olá @Catarina Bento

O melhor será esperares pelo resultado da mudança de curso, e conforme isso renovares o pedido da bolsa.
Obrigada! E caso mude, como faço a candidatura? É que como é mudança interna não vou ter outro código, e para fazer a candidatura preciso mesmo de aceitar a contratualização...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigada! E caso mude, como faço a candidatura? É que como é mudança interna não vou ter outro código, e para fazer a candidatura preciso mesmo de aceitar a contratualização...
Usas os mesmos acessos, mas renovas não através da contratualização pelo que sei.

Tapm

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2019
Boa Tarde. No ano letivo 2018/2019 entrei em engenharia informática mas a meio do curso percebi que não era o que queria seguir, pelo que acabei por desistir a meio para estudar para o exame nacional de matemática e possivelmente ter uma média maior. O que acontece é que, como desisti, acabei por fazer somente 50% das cadeiras e consequentemente por perder a bolsa de estudos. Mas há uns dias liguei para o dges e disseram-me que, como ia mudar de curso através de mudança par instituição/curso, o ano que fiz em engenharia informática não contava e que podia continuar com a bolsa. Hoje voltei a ligar para o dges com outra dúvida e disseram-me que não era garantido que ficasse com a bolsa e que dependia da faculdade. Conseguem-me esclarecer melhor? Obrigado pela atenção

Dany Raimundo

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2019
Boas. Eu estive num curso durante dois anos, o primeiro ano candidatei me á bolsa e acabei por ser aceite, mas acabei por ficar sem bolsa, no segundo ano, devido há falta de creditos feitos. Este ano vou mudar de curso e de universidade e gostava de saber se era possível voltar a receber a bolsa. Se sim, quais são os passos que devo fazer?
Agradeço já de avanço pela a ajuda.

Jessica P. M.

Membro Dux
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Mestrado Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºCEB
Instituição
UMinho
Boas. Eu estive num curso durante dois anos, o primeiro ano candidatei me á bolsa e acabei por ser aceite, mas acabei por ficar sem bolsa, no segundo ano, devido há falta de creditos feitos. Este ano vou mudar de curso e de universidade e gostava de saber se era possível voltar a receber a bolsa. Se sim, quais são os passos que devo fazer?
Agradeço já de avanço pela a ajuda.
Voltar a ter aproveitamento escolar.

• Like
Reactions: Dany Raimundo

Miguel Faustino

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2019
Boa noite.

Estou no terceiro ano da minha licenciatura, mas faltam-me 4 cadeiras para terminá-la. No entanto, é do meu interesse mudar de curso. Durante estes três anos usufruí da bolsa de estudo. A minha pergunta é: se mudar de curso, e saber que fui colocado, posso continuar a ter bolsa de estudo durante o período da nova licenciatura? Obrigado!

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Boa noite.

Estou no terceiro ano da minha licenciatura, mas faltam-me 4 cadeiras para terminá-la. No entanto, é do meu interesse mudar de curso. Durante estes três anos usufruí da bolsa de estudo. A minha pergunta é: se mudar de curso, e saber que fui colocado, posso continuar a ter bolsa de estudo durante o período da nova licenciatura? Obrigado!
Uma vez que usufruiste da bolsa durante a licenciatura, não poderás ter direito à mesma estando noutra licenciatura, mas em mestrado já o poderás.

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Passa-se é que eu não tenho a licenciatura terminada. Mudaria, sim, de licenciatura.
Eu não sei quais as condições e se tal é possível, só vendo a legislação. Mas estando a mudar de curso no último ano creio que não possas ter bolsa nos 3 anos da licenciatura mas talvez em 2 no máximo. Lembro-me que são contabilizadas as inscrições no ensino superior aquando do pedido da bolsa.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Passa-se é que eu não tenho a licenciatura terminada. Mudaria, sim, de licenciatura.
Podes, mas não terias na licenciatura toda. Dependerá da duração da nova licenciatura, mas a partida terias só durante 2 anos (+1 que podias ter do teu curso +1 extra por mudares de curso).

Miguel Faustino

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2019
Podes, mas não terias na licenciatura toda. Dependerá da duração da nova licenciatura, mas a partida terias só durante 2 anos (+1 que podias ter do teu curso +1 extra por mudares de curso).
Obrigado pela resposta! E eu, estudando no Instituto Politécnico de Lisboa, posso mudar de curso para a Faculdade de Letras, por exemplo? Ainda não percebi se esta mudança é legal ou não.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigado pela resposta! E eu, estudando no Instituto Politécnico de Lisboa, posso mudar de curso para a Faculdade de Letras, por exemplo? Ainda não percebi se esta mudança é legal ou não.
Legal é, tens é de ver as condições de mudança de curso da instituição em causa.