Mudança de curso e bolsa de estudos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Magsy
Eu sei que para manter a bolsa no próximo ano, preciso de concluir 60% do curso, ou seja, 36 ects. A minha pergunta é: se não conseguir cumprir os 36 ects, perco o meu direito à bolsa apenas no próximo ano letivo ou perco também nos anos seguintes? Esta regra só diz respeito ao ano seguinte ou anula a bolsa em todos os anos que se seguem?
Apenas no ano seguinte. Caso nesse seguinte ano consigas novamente aproveitamento podes recuperar a bolsa de estudos.

• Like
Reactions: Magsy

Carolinaap

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2017
Olá :)
Estou no 2ºano de uma licenciatura de 3 anos e consegui a atribuição de bolsa de estudos para os dois primeiros anos da licenciatura. Considerando que, ao completar o 2°ano que ainda decorre, obtenho o número de créditos necessários para estar apta a receber bolsa, quantos anos continuaria a bolsa a cobrir, caso mudasse de curso (e instituição), ou seja, para uma nova licenciatura de 3 anos? Conseguiria, cumprindo todos os pressupostos, ter bolsa durante os três anos da nova licenciatura ou apenas teria direito a bolsa durante dois desses três anos? (Relembro que até ao momento, já beneficiei de bolsa por dois anos)

Obrigada, desde já

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Carolinaap
Estou no 2ºano de uma licenciatura de 3 anos e consegui a atribuição de bolsa de estudos para os dois primeiros anos da licenciatura. Considerando que, ao completar o 2°ano que ainda decorre, obtenho o número de créditos necessários para estar apta a receber bolsa, quantos anos continuaria a bolsa a cobrir, caso mudasse de curso (e instituição), ou seja, para uma nova licenciatura de 3 anos? Conseguiria, cumprindo todos os pressupostos, ter bolsa durante os três anos da nova licenciatura ou apenas teria direito a bolsa durante dois desses três anos? (Relembro que até ao momento, já beneficiei de bolsa por dois anos)
Terias direito à bolsa durante mais 2 anos.

Matrícula
6 Junho 2017
Boas pessoal, desculpem o necro mas assim aproveito este post.

Este ano vou fazer o reingresso na Universidade de Aveiro, estive inscrito na mesma a ultima vez no ano de 2012/2013, a minha questão é se com o reingresso tenho direito a candidatar-me a bolsa de estudo na mesma, tendo em conta que usufrui já de um ano de bolsa quando entrei em 2011/2012.

Obrigado pela ajuda.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Tiago José da Silva Lopes
Este ano vou fazer o reingresso na Universidade de Aveiro, estive inscrito na mesma a ultima vez no ano de 2012/2013, a minha questão é se com o reingresso tenho direito a candidatar-me a bolsa de estudo na mesma, tendo em conta que usufrui já de um ano de bolsa quando entrei em 2011/2012.
Tens, sim, sendo que só a deves ter caso tenhas tido o aproveitamento mínimo no último ano em que recebeste bolsa.

kikinhah7

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2016
Boa tarde. Eu estou no 1º ano de LLC no Porto, mas quero mudar de curso para LA. E hoje fui para renovar a bolsa de estudos no DGES, mas escolhe automaticamente o meu curso como LLC, mas eu ainda não sei se vou continuar lá, porque se a minha mudança de curso for aceite pela universidade, vou mudar de curso, mas até agora não sei qual vai ser a decisão. Vou ter que esperar pela decisão para renovar o pedido de bolsa, ou como é que tenho que fazer?
Obrigada.

D

Deleted member 2018

Guest
Boa tarde. Eu estou no 1º ano de LLC no Porto, mas quero mudar de curso para LA. E hoje fui para renovar a bolsa de estudos no DGES, mas escolhe automaticamente o meu curso como LLC, mas eu ainda não sei se vou continuar lá, porque se a minha mudança de curso for aceite pela universidade, vou mudar de curso, mas até agora não sei qual vai ser a decisão. Vou ter que esperar pela decisão para renovar o pedido de bolsa, ou como é que tenho que fazer?
Obrigada.
Podes fazer já o pedido. Depois aquilo altera. Há ainda uma opção de modificar esse curso no site da DGES, que fica depois pendente de confirmação.

• Like
Reactions: vih_maia and Célia

vih_maia

Membro Caloiro
Matrícula
20 Janeiro 2017
Neste momento estou no 2 ano da faculdade do curso A. Porém gostaria de mudar de par e de instituição/curso no próximo ano lectivo para o curso B.
A minha dúvida é relativamente se conseguir efetivamente mudar de curso, gostaria de continuar a frequentar o outro curso A, ou seja, frequentar dois curso ao mesmo tempo.
Eu recebo bolsa de estudos da DGES, porém se começar a frequentar o curso B terei de me candidatar a bolsa pelo curso B ou posso só renovar o pedido de Atribuição de Bolsa de estudo que já recebo do curso A?

MónicaS

Membro
Matrícula
10 Setembro 2016
Já tinha tirado aqui algumas dúvidas e entretanto surgiu-me outra... Tive direito à bolsa este ano, vou tentar trocar de instituição através da mudança de curso e também irei concorrer a mais "X" cursos na primeira fase. Caso não consiga entrar pela mudança de curso e entre apenas em outro curso pelo concurso nacional de acesso como fica a minha bolsa? Por exemplo, quando for agora preencher a candidatura à primeira fase, perguntam-me se eu quero concorrer à bolsa de estudos. Sendo que eu já tenho um login onde tenho toda a informação sobre a bolsa que já tive direito este ano letivo, como faço nesse momento da candidatura? marco um X e tenho que refazer a candidatura à bolsa toda novamente ou basta entrar no login que já possuo e pedir a renovação da bolsa?
Espero que não tenha ficado muito confuso de entender x.x

vih_maia

Membro Caloiro
Matrícula
20 Janeiro 2017
Bom dia!
Estou na fase de analise das universidades que pretendo mudar de curso e de instituição e na faculdade de letras da universidade de Lisboa dispõe os requisitos de admissão:

" Os estudantes que pretendam requerer Mudança de par Instituição/Curso devem
satisfazer uma das seguintes condições:
a) Ter realizado e obtido aprovação nas provas específicas exigidas para o acesso ao curso em que o estudante se pretende inscrever, com classificação que lhe tivesse permitido ingressar no curso no ano em que ingressou no ensino superior ou no ano em que se candidata;
b) Ter obtido aprovação nas disciplinas nucleares do ensino secundário fixadas
como provas específicas exigidas para acesso ao curso, com classificação que lhe tivesse permitido ingressar no curso no ano em que ingressou no ensino superior ou no ano em que se candidata; classificação
igual ou superior àquela que lhe tivesse permitido o ingresso no curso no ano em que ingressou no ensino superior ou no ano em que se candidata."
Não consegui perceber este trecho :"com
classificação
igual ou superior àquela que lhe tivesse permitido o ingresso no curso no ano em que ingressou no ensino superior ou no ano em que se candidata."
Ou seja se no ano que me candidatei (ingressei) em 2014 a média foi 15, 00 para o curso, e a minha média era de 14, 00 não seria classificada pela modalidade par instituição /curso?
Se for este o raciocínio, este ano 2017—2018 se media for 16 valores para o curso também não serei classificada?
Ou este requisito se refere à média mínima de 10 valores para a classificação?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @vih_maia
A minha dúvida é relativamente se conseguir efetivamente mudar de curso, gostaria de continuar a frequentar o outro curso A, ou seja, frequentar dois curso ao mesmo tempo.
Se estás a mudar de curso é suposto que continues no outro e não nos dois. Nesse caso deverás concorrer novamente ao novo curso.
Não consegui perceber este trecho :"com
classificação
Ou seja se no ano que me candidatei (ingressei) em 2014 a média foi 15, 00 para o curso, e a minha média era de 14, 00 não seria classificada pela modalidade par instituição /curso?
Se for este o raciocínio, este ano 2017—2018 se media for 16 valores para o curso também não serei classificada?
Ou este requisito se refere à média mínima de 10 valores para a classificação?
Refere-se ao mínimo exigido nas provas de ingresso.

Olá @MónicaS
Caso não consiga entrar pela mudança de curso e entre apenas em outro curso pelo concurso nacional de acesso como fica a minha bolsa? Por exemplo, quando for agora preencher a candidatura à primeira fase, perguntam-me se eu quero concorrer à bolsa de estudos. Sendo que eu já tenho um login onde tenho toda a informação sobre a bolsa que já tive direito este ano letivo, como faço nesse momento da candidatura? marco um X e tenho que refazer a candidatura à bolsa toda novamente ou basta entrar no login que já possuo e pedir a renovação da bolsa?
Diria que o melhor é não fazeres nova candidatura, esperares pelas colocações e depois renovares a bolsa com os acesso que já tens.

• Like
Reactions: MónicaS

MónicaS

Membro
Matrícula
10 Setembro 2016
Olá @vih_maia

Se estás a mudar de curso é suposto que continues no outro e não nos dois. Nesse caso deverás concorrer novamente ao novo curso.

Refere-se ao mínimo exigido nas provas de ingresso.

Olá @MónicaS

Diria que o melhor é não fazeres nova candidatura, esperares pelas colocações e depois renovares a bolsa com os acesso que já tens.

Acho que é isso que farei, na sexta liguei para o SAS e disseram-me para só renovar a bolsa quando soubesse onde fiquei, mas só tinha especificado a mudança de curso... Só não sei o que meta agora para a candidatura à primeira fase, coloco um x no pedir bolsa ou deixo em branco?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Acho que é isso que farei, na sexta liguei para o SAS e disseram-me para só renovar a bolsa quando soubesse onde fiquei, mas só tinha especificado a mudança de curso... Só não sei o que meta agora para a candidatura à primeira fase, coloco um x no pedir bolsa ou deixo em branco?
Também me parece que é o melhor, como a candidatura é até dia 30 de setembro, tens mais do que tempo para fazer tudo dentro dos prazos. Na candidatura dirias então que não queres pedir bolsa.

Rudolfo Félix

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2016
eu quero mudar de curso da faculdade e tive a bolsa da dges este ano.

As minha questões são:
- na candidatura online ao ensino superior, o que respondo à questão "Pretende candidatar-se a uma bolsa de estudo? " sim ou não?

-na pagina da bolsa de estudo, faço contratualização ? se sim, nao pergunta "No ano letivo Ano Letivo 2017/2018 está ou vai estar matriculado e inscrito *? eu só vou saber isso se entrar no curso que quero, pois se nao entrar vou manter me onde estou

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Rudolfo Félix
eu quero mudar de curso da faculdade e tive a bolsa da dges este ano.

As minha questões são:
- na candidatura online ao ensino superior, o que respondo à questão "Pretende candidatar-se a uma bolsa de estudo? " sim ou não?

-na pagina da bolsa de estudo, faço contratualização ? se sim, nao pergunta "No ano letivo Ano Letivo 2017/2018 está ou vai estar matriculado e inscrito *? eu só vou saber isso se entrar no curso que quero, pois se nao entrar vou manter me onde estou
O melhor seria não fazeres nem uma coisa nem outra agora. Esperas pelas colocações e logo vês para que curso renovas a bolsa, já que o podes fazer até 30 de setembro.

• Like
Reactions: Rudolfo Félix

AVENGER2047

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2017
Bom dia. Eu estive durante o último ano letivo inscrito no politécnico do Porto em engenharia mecânica mas alcancei apenas 34 créditos. A minha intenção sempre foi mudar de curso mas como fui bolseiro neste ano não sei se o posso voltar a ser este ano, já ouvi falar que existe uma espécie de "2º oportunidade" a quem mude de curso no primeiro ano e fique sem efeito os 36 créditos.
obrigado desde já pela atenção.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @AVENGER2047
Bom dia. Eu estive durante o último ano letivo inscrito no politécnico do Porto em engenharia mecânica mas alcancei apenas 34 créditos. A minha intenção sempre foi mudar de curso mas como fui bolseiro neste ano não sei se o posso voltar a ser este ano, já ouvi falar que existe uma espécie de "2º oportunidade" a quem mude de curso no primeiro ano e fique sem efeito os 36 créditos.
obrigado desde já pela atenção.
Precisas dos 36 créditos concluídos, mesmo nesse caso, para manter a bolsa.

Rudolfo Félix

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2016
Olá @Rudolfo Félix

O melhor seria não fazeres nem uma coisa nem outra agora. Esperas pelas colocações e logo vês para que curso renovas a bolsa, já que o podes fazer até 30 de setembro.

mas na questão da candidatura online sobre se quero candidatar me à bolsa de estudo, digo nao?
--- Post atualizado ---
Olá @Rudolfo Félix

mas na questão da candidatura online sobre se quero candidatar me à bolsa de estudo, digo nao?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa