Mudança de Curso e Congelamento de Matrícula

Mário Neves

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2018
Olá!
Sou aluno na universidade de Aveiro de terceiro ano, e devidos a problemas financeiros não vou poder completar o terceiro ano na universidade de Aveiro.
É possível congelar a matricula actual na universidade de Aveiro, ficar um ano "parado" e no verão concorrer para a mudança de par instituição/curso para Universidade do Minho, e desta forma completar o curso na Universidade do Minho?
P.s. é mestrado integrado, portanto não é só mais um ano

Joao.magalhaes

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2017
Eu entrei agora em Coimbra para engenharia civil, mas sou do Porto e seria puxado viver em Coimbra e devo congelar para trabalhar um ano. Quando posso fazer transferência?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Mário Neves
É possível congelar a matricula actual na universidade de Aveiro, ficar um ano "parado" e no verão concorrer para a mudança de par instituição/curso para Universidade do Minho, e desta forma completar o curso na Universidade do Minho?
Sim, é.

Olá @Joao.magalhaes
Eu entrei agora em Coimbra para engenharia civil, mas sou do Porto e seria puxado viver em Coimbra e devo congelar para trabalhar um ano. Quando posso fazer transferência?
Só no fim deste ano lectivo.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Se não for abusar, que critério é que existe para fazer transferência, depende de cada instituição, tenho de ir para uma candidatura normal? É que não tendo começado ainda eu não sei o que se aplica ou não a mim
Por mudança de curso depende da instituição, mas podes também tentar paralelamente o concurso nacional de acesso novamente.

AnaLyra

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2018
Boa tarde a todos! Eu tenho alguma s dúvidas enquanto aos processos de congelamento e de transferência da matrícula:
1 - É possível congelar a matrícula antes do fim do primeiro semestre? Ou tenho de o terminar?

2 - Eu estou a pensar em fazer uma transferência instituição-curso, mas, para o curso que pretendo ir, prefiro ficar segura e aumentar ainda mais a minha média. É possível ir a exame nacional para melhoria, mas fazer a transferência em vez de concorrer ao Concurso Nacional?

Thank you in advance!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @AnaLyra
1 - É possível congelar a matrícula antes do fim do primeiro semestre? Ou tenho de o terminar?
Os prazos para a anulação da matrícula e respectivas condições, nomeadamente no que ao pagamento de propinas diz respeito, dependem da instituição em causa.
2 - Eu estou a pensar em fazer uma transferência instituição-curso, mas, para o curso que pretendo ir, prefiro ficar segura e aumentar ainda mais a minha média. É possível ir a exame nacional para melhoria, mas fazer a transferência em vez de concorrer ao Concurso Nacional?
Se no concurso puderes entregar a ficha ENES de 2019, sim, podes.

jpsrc

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2019
Bom dia, eu pedi a mudança de instituição para outra universidade e ia congelar a matrícula da minha antiga faculdade com medo de me arrepender e querer voltar já que um dos únicos motivos por estar a querer mudar era somente a distância de casa, no entanto no decorrer do processo das equivalências da nova faculdade o mesmo continua a demorar demasiado e caso não as consiga todas vai ser uma confusão o meu horário... Para juntar a este problema não consegui arranjar quarto também por isso será extremamente esgotante.
Já desmotivado decidi que afinal quero voltar para a minha prévia instituição já que tenho tudo em ordem só falta arranjar quarto basicamente...
A minha questão é a seguinte, eu como já estou matriculado na instituição nova para anular pelo que me informaram acho que tenho de pagar o primeiro semestre , a minha dúvida é se vale a pena anular ou congelar a matricula e no ano seguinte não efetuar a renovação? Ou simplesmente anulá-la?
Eu não sei qual é o processo melhor (ou pior neste caso) mas precisava de uma opinião.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @jpsrc
A minha questão é a seguinte, eu como já estou matriculado na instituição nova para anular pelo que me informaram acho que tenho de pagar o primeiro semestre , a minha dúvida é se vale a pena anular ou congelar a matricula e no ano seguinte não efetuar a renovação? Ou simplesmente anulá-la?
Eu não sei qual é o processo melhor (ou pior neste caso) mas precisava de uma opinião.
Congelamento é um termo usado para a instituições para o que é anular, vai dar ao mesmo.

Matrícula
4 Outubro 2018
Instituição
Universidade de Lisboa
Posso pedir transferência de curso depois de ter congelado a matricula?
Acabei agora o meu primeiro semestre de aulas passei a todas as cadeiras mas por motivos financeiros e pessoais este próximo semestre secalhar tenho que ficar a trabalhar a semana o que nao me permite frequentar as aulas. Tencionava mudar de curso dentro da mesma faculdade assim que abrissem as inscrições para tal mas será que isso ainda e possivel apos congelamento de matricula? Se sim, que outra opcao tenho perante a minha situação? Obrigada.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Posso pedir transferência de curso depois de ter congelado a matricula?
Acabei agora o meu primeiro semestre de aulas passei a todas as cadeiras mas por motivos financeiros e pessoais este próximo semestre secalhar tenho que ficar a trabalhar a semana o que nao me permite frequentar as aulas. Tencionava mudar de curso dentro da mesma faculdade assim que abrissem as inscrições para tal mas será que isso ainda e possivel apos congelamento de matricula? Se sim, que outra opcao tenho perante a minha situação? Obrigada.
Sim, podes efectuar mudança de curso, desde que o faças dentro do prazo.

Matrícula
6 Abril 2016
Olá ☺
Estou no 3.º ano de enfermagem no ESEP, mas estou a inclinada a congelar a matrícula e a pedir transferência para outro curso numa instituição pública da UP ou IPP.
É possível congelar a matrícula na ESEP e pedir transferência para outro curso noutra instituição para o próximo ano letivo? E isso tem que ser tratado com a instituição em questão? E será que posso pedir transferência para mais que uma instituição tendo em conta que possa não entrar em alguma?
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Riita.rodriigues
É possível congelar a matrícula na ESEP e pedir transferência para outro curso noutra instituição para o próximo ano letivo?
Não precisas de congelar a matrícula para concorrer por mudança de curso.
E isso tem que ser tratado com a instituição em questão? E será que posso pedir transferência para mais que uma instituição tendo em conta que possa não entrar em alguma?
A mudança de curso tratas junto da instituição para onde te queres mudar. Podes concorrer a vários concursos de mudança de curso, além de poderes concorrer paralelamente pelo concurso nacional de acesso.