Mudança de Curso e Congelamento de Matrícula

Mário Neves

Membro Caloiro
Matrícula
26 Setembro 2018
Olá!
Sou aluno na universidade de Aveiro de terceiro ano, e devidos a problemas financeiros não vou poder completar o terceiro ano na universidade de Aveiro.
É possível congelar a matricula actual na universidade de Aveiro, ficar um ano "parado" e no verão concorrer para a mudança de par instituição/curso para Universidade do Minho, e desta forma completar o curso na Universidade do Minho?
P.s. é mestrado integrado, portanto não é só mais um ano

Eu entrei agora em Coimbra para engenharia civil, mas sou do Porto e seria puxado viver em Coimbra e devo congelar para trabalhar um ano. Quando posso fazer transferência?

Olá @Mário Neves
É possível congelar a matricula actual na universidade de Aveiro, ficar um ano "parado" e no verão concorrer para a mudança de par instituição/curso para Universidade do Minho, e desta forma completar o curso na Universidade do Minho?
Sim, é.

Olá @Joao.magalhaes
Eu entrei agora em Coimbra para engenharia civil, mas sou do Porto e seria puxado viver em Coimbra e devo congelar para trabalhar um ano. Quando posso fazer transferência?
Só no fim deste ano lectivo.

Se não for abusar, que critério é que existe para fazer transferência, depende de cada instituição, tenho de ir para uma candidatura normal? É que não tendo começado ainda eu não sei o que se aplica ou não a mim
Por mudança de curso depende da instituição, mas podes também tentar paralelamente o concurso nacional de acesso novamente.

Boa tarde a todos! Eu tenho alguma s dúvidas enquanto aos processos de congelamento e de transferência da matrícula:
1 - É possível congelar a matrícula antes do fim do primeiro semestre? Ou tenho de o terminar?

2 - Eu estou a pensar em fazer uma transferência instituição-curso, mas, para o curso que pretendo ir, prefiro ficar segura e aumentar ainda mais a minha média. É possível ir a exame nacional para melhoria, mas fazer a transferência em vez de concorrer ao Concurso Nacional?

Thank you in advance!

Olá @AnaLyra
1 - É possível congelar a matrícula antes do fim do primeiro semestre? Ou tenho de o terminar?
Os prazos para a anulação da matrícula e respectivas condições, nomeadamente no que ao pagamento de propinas diz respeito, dependem da instituição em causa.
2 - Eu estou a pensar em fazer uma transferência instituição-curso, mas, para o curso que pretendo ir, prefiro ficar segura e aumentar ainda mais a minha média. É possível ir a exame nacional para melhoria, mas fazer a transferência em vez de concorrer ao Concurso Nacional?
Se no concurso puderes entregar a ficha ENES de 2019, sim, podes.

Bom dia, eu pedi a mudança de instituição para outra universidade e ia congelar a matrícula da minha antiga faculdade com medo de me arrepender e querer voltar já que um dos únicos motivos por estar a querer mudar era somente a distância de casa, no entanto no decorrer do processo das equivalências da nova faculdade o mesmo continua a demorar demasiado e caso não as consiga todas vai ser uma confusão o meu horário... Para juntar a este problema não consegui arranjar quarto também por isso será extremamente esgotante.
Já desmotivado decidi que afinal quero voltar para a minha prévia instituição já que tenho tudo em ordem só falta arranjar quarto basicamente...
A minha questão é a seguinte, eu como já estou matriculado na instituição nova para anular pelo que me informaram acho que tenho de pagar o primeiro semestre , a minha dúvida é se vale a pena anular ou congelar a matricula e no ano seguinte não efetuar a renovação? Ou simplesmente anulá-la?
Eu não sei qual é o processo melhor (ou pior neste caso) mas precisava de uma opinião.

Olá @jpsrc
A minha questão é a seguinte, eu como já estou matriculado na instituição nova para anular pelo que me informaram acho que tenho de pagar o primeiro semestre , a minha dúvida é se vale a pena anular ou congelar a matricula e no ano seguinte não efetuar a renovação? Ou simplesmente anulá-la?
Eu não sei qual é o processo melhor (ou pior neste caso) mas precisava de uma opinião.
Congelamento é um termo usado para a instituições para o que é anular, vai dar ao mesmo.

Posso pedir transferência de curso depois de ter congelado a matricula?
Acabei agora o meu primeiro semestre de aulas passei a todas as cadeiras mas por motivos financeiros e pessoais este próximo semestre secalhar tenho que ficar a trabalhar a semana o que nao me permite frequentar as aulas. Tencionava mudar de curso dentro da mesma faculdade assim que abrissem as inscrições para tal mas será que isso ainda e possivel apos congelamento de matricula? Se sim, que outra opcao tenho perante a minha situação? Obrigada.

Posso pedir transferência de curso depois de ter congelado a matricula?
Acabei agora o meu primeiro semestre de aulas passei a todas as cadeiras mas por motivos financeiros e pessoais este próximo semestre secalhar tenho que ficar a trabalhar a semana o que nao me permite frequentar as aulas. Tencionava mudar de curso dentro da mesma faculdade assim que abrissem as inscrições para tal mas será que isso ainda e possivel apos congelamento de matricula? Se sim, que outra opcao tenho perante a minha situação? Obrigada.
Sim, podes efectuar mudança de curso, desde que o faças dentro do prazo.

Olá ☺
Estou no 3.º ano de enfermagem no ESEP, mas estou a inclinada a congelar a matrícula e a pedir transferência para outro curso numa instituição pública da UP ou IPP.
É possível congelar a matrícula na ESEP e pedir transferência para outro curso noutra instituição para o próximo ano letivo? E isso tem que ser tratado com a instituição em questão? E será que posso pedir transferência para mais que uma instituição tendo em conta que possa não entrar em alguma?
Obrigada

Olá @Riita.rodriigues
É possível congelar a matrícula na ESEP e pedir transferência para outro curso noutra instituição para o próximo ano letivo?
Não precisas de congelar a matrícula para concorrer por mudança de curso.
E isso tem que ser tratado com a instituição em questão? E será que posso pedir transferência para mais que uma instituição tendo em conta que possa não entrar em alguma?
A mudança de curso tratas junto da instituição para onde te queres mudar. Podes concorrer a vários concursos de mudança de curso, além de poderes concorrer paralelamente pelo concurso nacional de acesso.