Mudança de Curso e Curso em que entrei

cristianacoelho

Membro Caloiro
Matrícula
10 Julho 2020
Curso
Estudos Clássicos
Instituição
Faculdade de Letras
Nesta ano letivo de 2020/2021 ingressei num curso que não me interessa minimamente nem me dá equivalências para o curso que quero alterar. O que acontece se simplesmente deixar de comparecer às aulas e às avaliações?
E, já agora, eu consegui obter bolsa de estudo este ano, o que acontece se eu fizer isso e também se mudar de curso?

Nesta ano letivo de 2020/2021 ingressei num curso que não me interessa minimamente nem me dá equivalências para o curso que quero alterar. O que acontece se simplesmente deixar de comparecer às aulas e às avaliações?
E, já agora, eu consegui obter bolsa de estudo este ano, o que acontece se eu fizer isso e também se mudar de curso?

Se tens bolsa e não fizeres no mínimo 36 ECTS este ano para não terás direito à bolsa de estudos.
Sugiro que vejas os critérios da instituição em que queres ingressar, pois algumas contam como fator o número de ECTS feitos no curso anterior.

Boa sorte!

Olá, Cristiana! Também sou da FLUL e não te acontece nada se deixares de comparecer às aulas e avaliações, simplesmente ficas como não-avaliada em todas as cadeiras a que te inscreveste e chumbas às mesmas. Encontras aqui as informações do concurso do ano passado, recomendo que leias, uma vez que está lá tudo o que vais precisar para a mudança de curso: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Mudança de Par Instituição/Curso

Como podes ver, o número de ECTS só conta em caso de empate e não são obviamente as situações mais comuns. Conheço várias pessoas que mudaram de curso dentro da FLUL e não tiveram problemas com o facto de terem feito poucos ECTS, penso que não terás grande problema com isso 🤗 Se quiseres melhorar as tuas hipóteses, diria que ganharias mais em repetir as provas de ingresso, uma vez que podes repetir exames e concorrer tanto pelo concurso nacional de acesso, como pelo concurso da mudança de curso.

Quanto ao resto, como te disseram, se completaste menos de 36 ECTS, não vais conseguir manter a bolsa para o ano e só no ano lectivo seguinte é que poderás voltar a candidatar-te e a ter bolsa. Se acabares por fazer 36 ECTS, manténs a bolsa e, ao mudares de curso, continuas a conseguir fazer esse novo curso sem perderes a bolsa, desde que os rendimentos do teu agregado não ultrapassem o 18 x o IAS fixado para o respectivo ano lectivo.

Alguma dúvida que tenhas, podes sempre colocar.

• Love
Reactions: cristianacoelho
Boa tarde, Cristiana!

Também já estive nessa situação em 2017! Entrei em História na FLUL, e não gostei nada do curso, consegui a bolsa (DGES) mas não tive aproveitamento nenhum, nem completei as 36 ECTS.
Após fazer a troca, no ano seguinte, para Línguas, Literaturas & Culturas que era o que eu realmente queria, expliquei a situação toda no formulário da DGES e foi me atribuida novamente a bolsa, sem qualquer problema.

Qualquer dúvida, feel free to ask!

• Love
Reactions: cristianacoelho
Boa tarde, Cristiana!

Também já estive nessa situação em 2017! Entrei em História na FLUL, e não gostei nada do curso, consegui a bolsa (DGES) mas não tive aproveitamento nenhum, nem completei as 36 ECTS.
Após fazer a troca, no ano seguinte, para Línguas, Literaturas & Culturas que era o que eu realmente queria, expliquei a situação toda no formulário da DGES e foi me atribuida novamente a bolsa, sem qualquer problema.

Qualquer dúvida, feel free to ask!
Olá.
Mas isso é possível apenas em situações muito excecionais.
Segundo o artigo 12.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, as exceções são doença prolongada, devidamente comprovada, e outras situações especialmente graves ou socialmente protegidas, igualmente comprovadas, nomeadamente:
a) O exercício de direitos de maternidade e paternidade, nos termos da Lei n.º 90/2001, de 20 de agosto, que define medidas de apoio social às mães e pais estudantes;
b) A assistência imprescindível e inadiável, por parte do estudante, a familiares que integram o agregado familiar do assistente, sempre que nenhum outro elemento do agregado a possa prestar;
c) A diminuição física ou sensorial conferente de incapacidade igual ou superior a 60 % que contribua para um acentuado baixo rendimento escolar.