mudança de curso e equivalência de cadeiras - flul

joanacsilva

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2023
Estou no 1º ano da licenciatura de artes e humanidades na flul porém o curso não é bem aquilo que estava à procura então estou com a ideia de mudar para estudos de cultura e comunicação intercultural no próximo ano.
A minha questão é se é possível pedir equivalência das disciplinas iguais nos dois cursos que já fiz (neste caso cultura clássica, linguagem e comunicação e os dois níveis de uma lingua estrangeira).
E gostaria de saber como se processa a mudança em si, tenho de entrar em contacto com o diretor de curso ou o processo pode ser feito no inicio do próximo ano pelo portal usado pela faculdade?
Agradeço desde já a ajuda

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Estou no 1º ano da licenciatura de artes e humanidades na flul porém o curso não é bem aquilo que estava à procura então estou com a ideia de mudar para estudos de cultura e comunicação intercultural no próximo ano.
A minha questão é se é possível pedir equivalência das disciplinas iguais nos dois cursos que já fiz (neste caso cultura clássica, linguagem e comunicação e os dois níveis de uma lingua estrangeira).
E gostaria de saber como se processa a mudança em si, tenho de entrar em contacto com o diretor de curso ou o processo pode ser feito no inicio do próximo ano pelo portal usado pela faculdade?
Agradeço desde já a ajuda
Olá! Sim, podes creditar as cadeiras em comum/opcionais livres que quiseres, desde que seja possível fazê-las no curso para o qual mudas - como é dentro da própria FLUL, este processo é gratuito, mas tens de pedir quando mudares de curso. O concurso para a mudança costuma abrir por volta de Junho/Julho, o processo é todo tratado pelo portal Fénix e Serviços Académicos (caso precises de contactar por algum motivo). Não precisas falar com o director de curso.

joanacsilva

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2023
muito muito obrigada pelo esclarecimento, então essas disciplinas estaram dispensadas do meu horário no primeiro ano? Para depois os créditos ficarem certos?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
muito muito obrigada pelo esclarecimento, então essas disciplinas estaram dispensadas do meu horário no primeiro ano? Para depois os créditos ficarem certos?
Sim, as creditações não tens de repetir essas cadeiras e até podes inscrever-te nas cadeiras de anos seguintes, para te inscreveres em 60 ects na mesma.

joanacsilva

Membro Caloiro
Matrícula
26 Novembro 2023
Percebido,
As informações das datas de mudança de curso são colocadas no site da faculdade mais perto da data ou já se encontram lá, não consegui encontrar algo relacionado a isso e fiquei um bocado confusa.
Outras duas questões que me esqueci de colocar é se é necessário apresentar a ficha ENES e os exames nacionais na mesma, se sim posso utilizar a mesma? E quanto ao cartão de estudante, teria de refazer certo visto que o curso vai mudar
Obrigada pela ajuda desde já ☺️

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Percebido,
As informações das datas de mudança de curso são colocadas no site da faculdade mais perto da data ou já se encontram lá, não consegui encontrar algo relacionado a isso e fiquei um bocado confusa.
Outras duas questões que me esqueci de colocar é se é necessário apresentar a ficha ENES e os exames nacionais na mesma, se sim posso utilizar a mesma? E quanto ao cartão de estudante, teria de refazer certo visto que o curso vai mudar
Obrigada pela ajuda desde já ☺️
Costumam estar no site, na parte do calendário académico, procedimentos (algo do género). Sim, vais precisar da ficha ENES que tens com os exames de prova de ingresso ao curso. Podes usar a ficha que usaste, não precisas pedir uma nova.