Mudança de curso e equivalências

Pedro Ribeiro14

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2018
Mudei de curso e instituição, não pedi equivalência no início do ano letivo e queria saber se ainda era possível anular as cadeiras e pedir equivalência

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Pedro Ribeiro14
Mudei de curso e instituição, não pedi equivalência no início do ano letivo e queria saber se ainda era possível anular as cadeiras e pedir equivalência
O melhor é falares com a instituição em causa, mas considerando que o semestre já está no fim parece-me complicado.

jpdamaso

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2019
Estou a acabar o curso de engenharia informática, mas durante estes anos nunca senti que era aquilo que realmente queria e sim algum curso relacionado com matemática, como matemática aplicada e computação. Se acabar por mudar quando acabar o curso será que consigo ter as equivalências e poder ingressar noutro curso com apenas 1 ou 2 anos para o terminar?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @jpdamaso
Estou a acabar o curso de engenharia informática, mas durante estes anos nunca senti que era aquilo que realmente queria e sim algum curso relacionado com matemática, como matemática aplicada e computação. Se acabar por mudar quando acabar o curso será que consigo ter as equivalências e poder ingressar noutro curso com apenas 1 ou 2 anos para o terminar?
Só o coordenador do curso em causa é que pode dizer se tens equivalências ou não, sendo que podes ficar com uma ideia comparando as cadeiras dos 2 cursos tendo em conta os programas das disciplinas.

MariaSM00

Membro
Matrícula
19 Maio 2018
Curso
Relações Internacionais
Olá!! Já procurei mas sinceramente não estou a conseguir encontrar resposta!

Alguém me consegue dizer quais são as datas para concorrer a mudança de curso/instituição na Universidade do Porto?

Obrigada 😁

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Miss Márcia

Membro Caloiro
Matrícula
15 Maio 2019
Olá
Eu neste momento estou acabar o 10° ano em Ciências e Tecnologias e não ando a obter as notas que pretendo, então cheguei à conclusão que pretendo mudar de curso e de escola para um curso profissional, será possível fazer equivalência a alguma disciplina que eu já tinha o ano passado com uma boa nota?

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá
Eu neste momento estou acabar o 10° ano em Ciências e Tecnologias e não ando a obter as notas que pretendo, então cheguei à conclusão que pretendo mudar de curso e de escola para um curso profissional, será possível fazer equivalência a alguma disciplina que eu já tinha o ano passado com uma boa nota?
Cursos profissionais têm programas diferentes, portanto creio que não.

• Like
Reactions: davis

aflf

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2019
  • Bom dia, vou candidatar-me pela primeira vez este ano e vou colocar como a minha primeira opção Medicina Veterinária no Porto (ICBAS) mas caso não entre este ano neste curso, pretendo escolher nas restantes opções cursos na Universidade do Porto que me sejam mais fáceis depois pedir a mudança de curso e ter algumas equivalências. Eu fui na semana passado ao ICBAS para saber quais os melhores cursos para este fim e não me ajudaram lá muito, aliás até me deixaram um pouco mais confusa. Alguém sabe quais os melhores cursos para ingressar na Universidade do Porto para mais tarde pedir mudança de curso para Medicina Veterinária?

brunafrsousa

Membro
Matrícula
26 Julho 2018
Curso
Enfermagem
Ola sera que alguém me poderá ajudar? Fui à segunda fase e penso que consigo obter um 10 o exame. Queria ingressar em enfermagem mas não queria optar pelo privado preferia o público. Já pensei em alternativas como ir para farmácia mas não me imaginaria a exercer essa profissão o resto da vida pelo menos não me realizaria totalmente. Se eu entrar em farmácia poderei no 2 ano pedir para entrar em enfermagem? É da escola superior de saúde para a escola de enfermagem do porto ! Acham que farmacia de algumas equivalência ou boas equivalências? Gostaria de saber, quem sabe, goste do curso e acabo por ficar em farmácia!

MargaridaRCosta

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2019
Olá. Vou candidatar me este ano porém não consigo entrar onde quero. Estava a pensar fazer um ano numa universidade e depois pedir transferência para outra. Mas queria me informar sobre isso, o que é necessário fazer além das cadeiras em comum. Caso entre num politécnico e queira mudar para universidade, há mais dificuldades em consegui lo? Gostava muito de entrar na feuc, em gestão ou economia mas infelizmente a prova de ingresso que preciso não correu bem e visto que vale 50% é impossível. Há no ISCAC por exemplo algum curso onde seja mais fácil fazer esta transferência para qualquer um destes cursos da feuc? Obrigada!

Jessica P. M.

Membro Dux
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Educação Básica
Instituição
ESEC
Olá. Vou candidatar me este ano porém não consigo entrar onde quero. Estava a pensar fazer um ano numa universidade e depois pedir transferência para outra. Mas queria me informar sobre isso, o que é necessário fazer além das cadeiras em comum. Caso entre num politécnico e queira mudar para universidade, há mais dificuldades em consegui lo? Gostava muito de entrar na feuc, em gestão ou economia mas infelizmente a prova de ingresso que preciso não correu bem e visto que vale 50% é impossível. Há no ISCAC por exemplo algum curso onde seja mais fácil fazer esta transferência para qualquer um destes cursos da feuc? Obrigada!
Os critérios em que cada faculdade se baseia na escolha dos candidatos varia de universidade para universidade, por isso, aconselho-te a ires ao site da UC veres.
Quanto ao curso no ISCAC, talvez Gestão de Empresas seja o mais semelhante mas não tenho certezas. Tenta perguntar no tópico da instituição pode ser que alguém te consiga responder.

• Like
Reactions: MargaridaRCosta

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @brunafrsousa
Ola sera que alguém me poderá ajudar? Fui à segunda fase e penso que consigo obter um 10 o exame. Queria ingressar em enfermagem mas não queria optar pelo privado preferia o público. Já pensei em alternativas como ir para farmácia mas não me imaginaria a exercer essa profissão o resto da vida pelo menos não me realizaria totalmente. Se eu entrar em farmácia poderei no 2 ano pedir para entrar em enfermagem? É da escola superior de saúde para a escola de enfermagem do porto ! Acham que farmacia de algumas equivalência ou boas equivalências? Gostaria de saber, quem sabe, goste do curso e acabo por ficar em farmácia!
Poderias mudar no fim do 1º ano. Ou concorres pelo concurso nacional de acesso novamente e/ou por mudança de curso, sendo aqui os critérios dependem da instituição em causa.

Margot

Membro Veterano
Matrícula
28 Abril 2016
Boa tarde,
Fiz como aluna externa algumas cadeiras em engenharia neste ano letivo passado. Neste novo ano letivo vou entrar num curso de engenharia pelo concurso nacional de acesso (e não por transferência de curso).
Dado que pedi o certificado das cadeiras que fiz e ainda não o recebi, estou com receio de não pedir já os programas das cadeiras que fiz pois podem pedir-mos na nova faculdade em setembro aquando da matrícula e depois demorar semanas e semanas a recebê-los da antiga faculdade e a poder entregá-los na nova faculdade .
Alguém sabe se de facto terei de apresentar para além do certificado, os programas? Ou posso só apresentar o certificado? (Pergunto isto porque se tiver de pedir também os programas, convém pedi-los já e cada um tem um custo associado, pelo que se não forem necessários, era um custo financeiro desnecessário).
Outra questão que gostava de colocar é: dado que não vou pelo regime de transferência de curso, mas sim pelo concurso nacional de acesso, basta-me matricular-me no 1 ano do curso e só nesse momento pedir a equivalência?

Camaroa

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2019
Olá a todos, sou a Carina vou candidatar-me este ano ao curso de Psicologia na Universidade de Lisboa e gostava de saber, caso não consiga entrar logo na primeira fase, se colocando outro curso do grupo da Universidade de lisboa, por exemplo Sociologia, se dá para fazer mudanca de curso? Caso consiga o que é necessário para tal?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Margot
Alguém sabe se de facto terei de apresentar para além do certificado, os programas? Ou posso só apresentar o certificado? (Pergunto isto porque se tiver de pedir também os programas, convém pedi-los já e cada um tem um custo associado, pelo que se não forem necessários, era um custo financeiro desnecessário).
Tens de falar com a faculdade em causa para saber o que precisam.
Outra questão que gostava de colocar é: dado que não vou pelo regime de transferência de curso, mas sim pelo concurso nacional de acesso, basta-me matricular-me no 1 ano do curso e só nesse momento pedir a equivalência?
Sim, é isso. Para todos os efeitos és um novo aluno tal como os outros, no ano anterior não eras considerado aluno do ensino superior (daí nem poderes concorrer via mudança de curso).

Olá @Camaroa
Olá a todos, sou a Carina vou candidatar-me este ano ao curso de Psicologia na Universidade de Lisboa e gostava de saber, caso não consiga entrar logo na primeira fase, se colocando outro curso do grupo da Universidade de lisboa, por exemplo Sociologia, se dá para fazer mudanca de curso? Caso consiga o que é necessário para tal?
Sim, só no fim do 1º ano e os critérios dependem da universidade em causa.

BiaFerreira

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2019
Bom dia,
Pretendia candidatar-me ao Instituto Politécnico do Porto no curso de Osteopatia ( a única universidade pública com este curso) mas, infelizmente, a minha média não me vai permitir entrar naquilo que desejo então, como alternativa, pensei candidatar-me ao instituto politécnico de leiria no curso de enfermagem (por ter algumas uc em comum) e depois pedir equivalência das unidades curriculares deste curso para o curso de Osteopatia no Porto. É possivel? Já tentei contactar a universidade para perguntar exatamente isto mas não me atenderam.

Então e se me candidatasse a um curso no ipp com média mais baixa, quando poderia mudar para outro curso? E o que é que é necessário?

Estou com grandes duvidas com a ordem das universidades e respetivos cursos e queria saber se alguem que conseguia ajudar, o que eu quero mesmo seguir é Osteopatia mas pelo menos na publica não vou ter essa oportunidade, com quase toda a certeza.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Bom dia,
Pretendia candidatar-me ao Instituto Politécnico do Porto no curso de Osteopatia ( a única universidade pública com este curso) mas, infelizmente, a minha média não me vai permitir entrar naquilo que desejo então, como alternativa, pensei candidatar-me ao instituto politécnico de leiria no curso de enfermagem (por ter algumas uc em comum) e depois pedir equivalência das unidades curriculares deste curso para o curso de Osteopatia no Porto. É possivel? Já tentei contactar a universidade para perguntar exatamente isto mas não me atenderam.

Então e se me candidatasse a um curso no ipp com média mais baixa, quando poderia mudar para outro curso? E o que é que é necessário?

Estou com grandes duvidas com a ordem das universidades e respetivos cursos e queria saber se alguem que conseguia ajudar, o que eu quero mesmo seguir é Osteopatia mas pelo menos na publica não vou ter essa oportunidade, com quase toda a certeza.
- Sim, é possível mudares, mas só no final do 1° ano e as equivalências são decididas pelo diretor do curso.
- Sim, podes ir para um outro curso na mesma instituição e mudar no final do 1° ano. Para saberes mais, basta pesquisares o nome da instituição seguido de "Mudança de par instituição/curso" e normalmente vais encontrar alguma página da faculdade com a documentação necessária: costumam pedir certificados das UC's que concluíste e podem pedir certificados do secundário, com a média e notas de exames. Mas só poderás fazer isso no final do 1° ano do curso, pelo que não precisas entender o processo já.
- O meu conselho, caso te interessem equivalências, seria seguires um curso parecido e pedires transferência. Mas isto envolve que possas ter que mudar de cidade e outras despesas, pelo que é uma decisão que tens que considerar.

Espero ter ajudado!

BiaFerreira

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2019
- O meu conselho, caso te interessem equivalências, seria seguires um curso parecido e pedires transferência. Mas isto envolve que possas ter que mudar de cidade e outras despesas, pelo que é uma decisão que tens que considerar.

Espero ter ajudado!
Obrigada, Ariana.
Pus também como opção fazer o primeiro ano numa universidade privada com esse mesmo curso e depois, se possível, transferir-me para a pública. Mas agradeço a tua disponibilidade para me responder a estas questões.

• Fabulous
Reactions: Ariana_

brunafrsousa

Membro
Matrícula
26 Julho 2018
Curso
Enfermagem
Não tenho media para enfermagem no Porto mas não queria sair do porto. Estou indecisa entre a privada ou fazer outro curso na pública e no fim do 1 ano pedir transferência. Qual o melhor curso de equivalência a enfermagem sabem?

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Jdbjxbd Indecisão , mudança de curso e de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
J Mudança De Par Instituição/Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
D Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
minnow Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D Mudança de curso: provas de ingresso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Mudança curso Electro para Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
anagds2 mudança de curso, inscrição nos exames nacionais Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
C Mudança de curso ISCTE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Utilização dos exames paras mudança de curso Ensino Secundário 2
C Utilização do contingente especial Açores na mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Beatriz Caldinhas Mudança de curso por concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 16
F Mudança de curso em Engenharias Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Estudante LeRE Mudança de curso na mesma instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Frederico Ferreirinho Mudança de curso - da Lusófona para o IGOT Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Jdbjxbd Mudança de Curso de Eletrónica para Informática Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Q Mudança para curso profissional no 1º período Ensino Secundário 1
M Mudança de curso - Universidade de Coimbra Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
N 3 fase e mudança de curso/instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Saralvesfalardo Mudança de curso - Faculdade Belas Artes Lisboa Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
D Mudança de curso UPorto Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Pedir mudança de curso para 2 cursos diferentes Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Reingresso, mudança de curso e transferência Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 61
P Fui colocada por regime de mudança de curso, o que fazer a seguir? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
joanam6 Mudança de curso no segundo ano Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
M Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
F Mudança de Curso / Prescrição de matricula Ensino Superior 3
Leonardo Camargo Ferreira Mudança na dinâmica de horários da FLUP + informações do curso de Sociologia e de outros da FLUP Ciências Sociais e Serviços 0
P Mudança de curso UBI Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Camaroa ULisboa Mudança de curso Universidade de Lisboa 8
A Medicina Veterinária - Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
L Mudança de curso para um mais artístico Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D Mudança de Curso no 2º Ano Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Mariana Meireles Ficha Enes, Candidatura e Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 20
anacarvalho2110 Mudança de curso do ensino privado para o ensino público Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
notmanzl Mudança de Curso - Preciso de cancelar algo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
X Matemática, ensino recorrente e mudança de curso! Ensino Secundário 2
Rdcosta17 Mudança de curso com necessidade de fazer nova disciplina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Mudança de curso no secundário depois de acabar o secundário Ensino Secundário 1
Francisc01 Mudança de curso Covilhã Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
João PedroB Mudança de Curso ou Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Mudança de curso e instituição FCUP -> ISEP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
F Critérios de mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Danicas Mudança de Curso num TESP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
I Mudança de curso 2 semestre Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
H Mudança de curso - Química na UM para ciências farmacêuticas no Porto Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Mudança de curso - Data Limite Ensino Secundário 3
M Mudança de Curso e Congelamento de Matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
M Mudança de curso e passe Ensino Superior 4
Catarina Moita Reclamação Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
carlos.c.99 Mudança de curso na mesma faculdade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 32