Mudança de curso e equivalências

Boa noite, é possível saber que equivalências vou ter antes de pedir transferência? Por exemplo, se mandar um email ao diretor do curso ele tem de me responder? Obrigada

Boa noite, é possível saber que equivalências vou ter antes de pedir transferência? Por exemplo, se mandar um email ao diretor do curso ele tem de me responder? Obrigada
Olá! Não, ele não tem de te responder obrigatoriamente nem dar-te certezas das equivalências que vais ter.

Então como posso saber que equivalências vou ter? Só depois de entrar?
Sim, tens de fazer um pedido de equivalências (que é um processo pago) e só as pedes já depois de entrares no curso. Depois depende do que o director de curso aprovar ou não. O máximo que ele pode fazer, se não quiser dizer-te directamente, é dar-te uma ideia de que cadeiras podes ter equivalências ou alguns colegas que tenham feito parecido podem ter uma ideia do que acontece.

Sim, tens de fazer um pedido de equivalências (que é um processo pago) e só as pedes já depois de entrares no curso. Depois depende do que o director de curso aprovar ou não. O máximo que ele pode fazer, se não quiser dizer-te directamente, é dar-te uma ideia de que cadeiras podes ter equivalências ou alguns colegas que tenham feito parecido podem ter uma ideia do que acontece.
Muito obrigada!

Olá a todos! Decidi que quero mudar de curso. Estou na FCUL em MA no segundo ano de licenciatura.

Não sei ainda para que curso vou mudar mas não consigo continuar para o próximo semestre. Uma das minhas opções seria programação e nesse caso acho que me daria jeito pedir equivalencias. No entanto, não sei como proceder.

Devo desinscrever-me, congelar a matricula....? Dá para recuperar as propinas? Estou perdidíssima.

Caso alguém me leia, muito obrigado pelo seu tempo.

Olá @Piri2001
Devo desinscrever-me, congelar a matricula....? Dá para recuperar as propinas? Estou perdidíssima.
Podes manter a matrícula sem ir mas às aulas, ou podes anular a matrícula. Em qualquer um dos casos deverás ter de pagar a propina completa deste ano. Vê junto da instituição as condições de anulação da matrícula, especialmente no que toca ao pagamento das restantes propinas. O valor não é recuperável.

• Like
Reactions: Piri2001
Alguém que anulou a matricula no ano letivo 2019/20 e efetuou uma mudança de curso para outra instituição no ano letivo 2020/21 e depois anulou essa mesma matricula ainda no 1º semestre. Como é que poderia voltar a frequentar o curso e a universidade inicial? E como ficariam as UC's com aprovação que já tinha feito, sendo que estaria no 3º ano?

Última edição:
Alguém que anulou a matricula no ano letivo 2019/20 e efetuou uma mudança de curso para outra instituição no ano letivo 2020/21. Como é que poderia voltar a frequentar o curso e a universidade inicial? E como ficariam as UC's com aprovação que já tinha feito, sendo que estaria no 3º ano?
Podes voltar ao curso por Reingresso ou pelo CNAES. No caso do Reingresso, terias de ficar um ano lectivo fora do ES para poderes voltar ao curso e regressarias para o ponto em que deixaste o curso (por exemplo, se estavas no 3º ano curricular do curso, voltas para esse 3º ano). Pelo CNAES terias de ter exames válidos para concorrer e entrarias para o 1º ano do curso. Em qualquer destes casos, podes pedir creditação das cadeiras que já tinhas feito, se o plano de estudos for ainda o mesmo, em princípio devem aceitar as mesmas.

Podes voltar ao curso por Reingresso ou pelo CNAES. No caso do Reingresso, terias de ficar um ano lectivo fora do ES para poderes voltar ao curso e regressarias para o ponto em que deixaste o curso (por exemplo, se estavas no 3º ano curricular do curso, voltas para esse 3º ano). Pelo CNAES terias de ter exames válidos para concorrer e entrarias para o 1º ano do curso. Em qualquer destes casos, podes pedir creditação das cadeiras que já tinhas feito, se o plano de estudos for ainda o mesmo, em princípio devem aceitar as mesmas.

Obrigado mas tensa certeza que teria de estar um ano letivo fora do ES?
É que na página da DGES diz:

"Podem requerer o reingresso num par instituição/curso os estudantes que:
  • Tenham estado matriculados e inscritos nesse par instituição/curso ou em par que o tenha antecedido;
  • Não tenham estado inscritos nesse par instituição/curso no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar."

Obrigado mas tensa certeza que teria de estar um ano letivo fora do ES?
É que na página da DGES diz:

"Podem requerer o reingresso num par instituição/curso os estudantes que:
  • Tenham estado matriculados e inscritos nesse par instituição/curso ou em par que o tenha antecedido;
  • Não tenham estado inscritos nesse par instituição/curso no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar."
Tens razão, lapso meu, estava a confundir com o regulamento em específico de uma instituição em específico.

Tens razão, lapso meu, estava a confundir com o regulamento em específico de uma instituição em específico.

Eu pensei que por ter anulado e feito mudança de curso para uma instituição que agora só poderia concorrer pelo CNAES ou por mudança de curso. Mas então posso usar o reingresso já para o proximo ano letivo certo?

Eu pensei que por ter anulado e feito mudança de curso para uma instituição que agora só poderia concorrer pelo CNAES ou por mudança de curso. Mas então posso usar o reingresso já para o proximo ano letivo certo?
Sim, podes pedir Reingresso, o que importa não é que tenhas anulado e estado matriculado noutro par instituição/curso, mas sim que estiveste inscrito nesse curso e não estiveste inscrito no curso este ano lectivo.

• Like
Reactions: majm22
Boa noite.
Tenho uma pequena dúvida. Estou a pensar em mudar de curso através da mudança de curso e estive a ver o edital do não letivo 2020/2021 do ipp, para perceber como funciona o concurso. No entanto, tenho algumas dúvidas relativamente aos critérios de seleção dos candidatos, porque o curso que estou acho que não tem nenhum crédito credível. Por isso,não sei se as cadeiras do meu curso que não são credíveis não interessam,para o processo de mudança de curso.
A minha dúvida é o que é mais importante na mudança de curso, e se o facto de eu não ter créditos credíveis prejudica muito.
Tive 19 na prova de ingresso que é necessária para o curso que estava a pensar em mudar, não sei se isso ajuda em alguma coisa.
Eu estou em uma escola do ipp e quero mudar para outra e para outro curso.
Alguém me consegue ajudar?
Os ECTS que tenhas feito (cadeiras que tenhas completado) são creditados para efeitos do concurso, podes é não ter nenhuma equivalência entre um curso e o outro, pelos planos das cadeiras não serem semelhantes. Diria que com 19 na prova de ingresso, estás no bom caminho.

Então todos os créditos que eu fizer são potencialmente credíveis , para o concurso de mudança de curso, mesmo que depois não tenha essas cadeiras no curso que eu quero ir?
Exactamente, todos os créditos feitos contam, mesmo que os cursos não tenham equivalências entre si.

• Like
Reactions: Piri2001
Sendo assim, posso me candidatar ao contingente C3( anos mais avançados), que é para estudantes que tem um numero de créditos potencialmente credíveis igual ou superior a 36 ECTS, mesmo que as cadeiras sejam quase todas diferentes?
Atenção que não é "credíveis" e sim creditáveis, o que é ligeiramente diferente. Só te podes candidatar a esses contingentes se os ECTS feitos forem potencialmente creditáveis, ou seja, se tiveres hipótese de ter esse número de equivalências. Se não tiveres, não convém candidatares-te a esse contingente, porque quando não tens possibilidades desse número de equivalências, deves regressar ao 1º ano do curso para o qual mudas.

Então como em principio as cadeiras do meu curso não dão equivalências não me devo candidatar a esse contingente, mesmo tendo mais de 36 ECTS feitos?
Exactamente, porque o regulamento diz que são ECTS "creditáveis" (equivalentes), porque só pessoas com esse número de equivalências é que conseguiriam fazer o curso em menos de 3 anos.

Exactamente, porque o regulamento diz que são ECTS "creditáveis" (equivalentes), porque só pessoas com esse número de equivalências é que conseguiriam fazer o curso em menos de 3 anos.

Então as cadeiras que eu fizer não servem de nada, para a mudança de curso, uma vez que mesmo para a mudança para o primeiro ano o que conta é o maior número de créditos ECTS potencialmente creditáveis

Então as cadeiras que eu fizer não servem de nada, para a mudança de curso, uma vez que mesmo para a mudança para o primeiro ano o que conta é o maior número de créditos ECTS potencialmente creditáveis
Se é esse o primeiro critério de desempate, então não precisas necessariamente de fazer as cadeiras, certo.