Mudança de curso e equivalências

No edital diz isto, não sei se é mais importante a média de secundário e as provas de ingresso ou a os créditos e a média dos mesmos. Consegue-me ajudar?
Ver anexo 17520
Segundo esse documento, o mais importante é o número de ECTS que tenhas feito. É logo a primeira alínea. Portanto, acho que deves fazer as cadeiras, tantas quanto puderes.

Mas as cadeiras do meu curso não são creditáveis, devo as fazer na mesma, ou é indiferente?
Lapso meu, João, fazes parte do contingente C2, sim e um dos critérios é de facto os ECTS creditáveis, mas não é grave que não tenhas muitos, a tua nota vai ser calculada só com as tuas notas do secundário, se não tens ECTS potencialmente creditáveis.

Assim sendo, acha que a minha probalidade para conseguir a mudança de curso são baixa, visto que só costuma haver 3 vagas, para o curso que pretendo ir, mesmo que tenha boa nota na prova de ingresso?
Não consigo avaliar isso, dependerá das notas que as outras pessoas a pedirem mudança tenham. Mas se já tens boas notas na média do secundário e nas provas de ingresso, não deves preocupar-te excessivamente. De qualquer das formas, recomendo sempre que tentes. Podes também simultaneamente concorrer ao concurso nacional de acesso.

Ola,tenho uma duvida,é possivel realizar dois cursos ao mesmo tempo sendo que estive num e mudei de curso para outro na mesma universidade e agora que estou a acabar esse tinha interesse de ir realizando as cadeiras que tinha do meu antigo curso.
obrigada

Ola,tenho uma duvida,é possivel realizar dois cursos ao mesmo tempo sendo que estive num e mudei de curso para outro na mesma universidade e agora que estou a acabar esse tinha interesse de ir realizando as cadeiras que tinha do meu antigo curso.
obrigada
Heyo! Sim, podes fazer Reingresso no teu antigo curso, à partida ou podes voltar a ingressar no curso, repetindo as provas de ingresso através do CNAES. Quanto ao Reingresso, sugiro que contactes os SA da instituição e coloques a pergunta se podes reingressar nesse curso ao mesmo tempo que continuas a frequentar a licenciatura que estás a completar.

Olá. Estou a tirar direito na UC mas queria pedir transferência para a UM. Quando é que se faz o pedido, é só no final do segundo semestre? Se eu deixar alguma cadeira por fazer há problema? E qual é a probabilidade de aceitarem o pedido, costuma ser alta ou baixa?

Olá. Estou a tirar direito na UC mas queria pedir transferência para a UM. Quando é que se faz o pedido, é só no final do segundo semestre? Se eu deixar alguma cadeira por fazer há problema? E qual é a probabilidade de aceitarem o pedido, costuma ser alta ou baixa?
Olá, Ana! Sim, normalmemte o período de candidaturas é no final do 2° semestre (por volta do Verão Junho-Julho). Podes deixar cadeiras por fazer. Quanto à probabilidade, depende das notas que os outros candidatos tenham. Experimenta procurar "mudança par instituição/curso UMinho" e lê o regulamento deles, é a melhor fonte de informação.

Olá. Estou neste momento no curso A sendo que também queria frequentar ao mesmo tempo o curso B (quem tem uma média de acesso pelo CNAES superior).
Pretendo este ano pedir mudança de par instituição/curso para o curso B e também concorrer pelo CANES pondo o curso B em 1º e o curso A em 2º.
As minhas dúvidas são:
- Caso entre por mudança par instituição/curso e por CNAES no curso B e me inscreva através do CANES não utilizando a vaga da mudança de curso, perco a vaga que já tenho do curso de origem (curso A)?
- Posso entrar por mudança de curso no curso B e entrar novamente no curso A por CNAES no mesmo ano?

Olá. Estou neste momento no curso A sendo que também queria frequentar ao mesmo tempo o curso B (quem tem uma média de acesso pelo CNAES superior).
Pretendo este ano pedir mudança de par instituição/curso para o curso B e também concorrer pelo CANES pondo o curso B em 1º e o curso A em 2º.
As minhas dúvidas são:
- Caso entre por mudança par instituição/curso e por CNAES no curso B e me inscreva através do CANES não utilizando a vaga da mudança de curso, perco a vaga que já tenho do curso de origem (curso A)?
- Posso entrar por mudança de curso no curso B e entrar novamente no curso A por CNAES no mesmo ano?
Olá!
- Uma pergunta: mas o curso A a que vais candidatar-te no CNAES é noutra instituição ou é o mesmo curso e faculdade que frequentas? Se for o mesmo curso, não deves candidatar-te ao mesmo, porque já estás nesse curso. Podes ingressar pelo CNAES no curso B sem que isso comprometa a tua matrícula no curso A. Porém, se fizeres mudança de curso, mudas do A para o B. Portanto, para a tua primeira pergunta, a resposta é que não perdes a vaga se entrares pelo CNAES no curso B.
- No entanto, recomendo que se queres ir do curso A para o B e se entrares nos dois concursos, considera ocupar a vaga da mudança, em vez da vaga do CNAES. A razão é simples: enquanto que a mudança costuma ser concurso de fase única, o CNAES tem 3 fases. Se entrares nos dois concursos e escolheres matricular-te pela mudança, a tua vaga do CNAES é libertada (por exemplo, se for na 1a fase, a vaga vai estar disponível para alguém na 2a fase).

Olá!
- Uma pergunta: mas o curso A a que vais candidatar-te no CNAES é noutra instituição ou é o mesmo curso e faculdade que frequentas? Se for o mesmo curso, não deves candidatar-te ao mesmo, porque já estás nesse curso. Podes ingressar pelo CNAES no curso B sem que isso comprometa a tua matrícula no curso A. Porém, se fizeres mudança de curso, mudas do A para o B. Portanto, para a tua primeira pergunta, a resposta é que não perdes a vaga se entrares pelo CNAES no curso B.
- No entanto, recomendo que se queres ir do curso A para o B e se entrares nos dois concursos, considera ocupar a vaga da mudança, em vez da vaga do CNAES. A razão é simples: enquanto que a mudança costuma ser concurso de fase única, o CNAES tem 3 fases. Se entrares nos dois concursos e escolheres matricular-te pela mudança, a tua vaga do CNAES é libertada (por exemplo, se for na 1a fase, a vaga vai estar disponível para alguém na 2a fase).
O curso A seria o mesmo em que já estou na mesma faculdade.
Isso significa que não há forma de ferquentar ambos os cursos ao mesmo tempo sem ser ingressando pelo CNAES no curso B?
Só para ter a certeza, não perco a vaga no curso A mesmo que fique colocado no curso B por mudança de curso e não me inscreva nele?

O curso A seria o mesmo em que já estou na mesma faculdade.
Isso significa que não há forma de ferquentar ambos os cursos ao mesmo tempo sem ser ingressando pelo CNAES no curso B?
Só para ter a certeza, não perco a vaga no curso A mesmo que fique colocado no curso B por mudança de curso e não me inscreva nele?
Exacto, não há forma de frequentares os dois cursos sem ser ingressando no curso B pelo CNAES. Atenção que, nessa situação, pagarias propinas por cada um dos cursos (a dobrar, portanto) e se forem dois cursos da mesma instituição, convém consultares a instituição e os seus regulamentos, porque podem ter limitações na inscrição de ECTS (como é o caso da UP, se não estou em erro).
Certo, mesmo que não te inscrevas no curso B, consegues matricular-te no curso A, desde que te inscrevas no curso A no período em que é suposto fazer a matrícula. Fora desse período, terias de fazer Reingresso.

Olá! Estou a estudar no 2 ano de enfermagem em Aveiro mas estou a pensar em pedir transferência no final deste ano para a esep .Alguém sabe se conseguiria começar desde o início o curso de enfermagem se n pedisse as equivalências?não gostei muito do método de ensino em Aveiro.
Obrigada

• Like
Reactions: brunafrsousa
Olá! Estou a estudar no 2 ano de enfermagem em Aveiro mas estou a pensar em pedir transferência no final deste ano para a esep .Alguém sabe se conseguiria começar desde o início o curso de enfermagem se n pedisse as equivalências?não gostei muito do método de ensino em Aveiro.
Obrigada
Olá Bruna, sim podes começar o curso de novo! Se não pedires qualquer tipo de equivalências começas no 1º ano :)

Boas. Alguém me sabe dizer se, fazendo um ano do curso na faculdade privada e, no fim desse ano, me candidatar ao mesmo curso da pública através do CNAES, consigo transitar diretamente para o segundo ano? Ou isso é apenas possível através da mudança de instituição/curso? Obrigado

Boas. Alguém me sabe dizer se, fazendo um ano do curso na faculdade privada e, no fim desse ano, me candidatar ao mesmo curso da pública através do CNAES, consigo transitar diretamente para o segundo ano? Ou isso é apenas possível através da mudança de instituição/curso? Obrigado
Olá @Filipe P,

É possível desde que tenhas equivalências suficientes entre o curso da privada e o curso que vais entrar na pública (o mesmo através da mudança de curso).

Boa sorte!

• Like
Reactions: Filipe P
Boa noite,
Eu mudei de curso este ano e fiz, no curso anterior, mais do que 36 créditos. Tenho direito a bolsa, ou tem de ser 36 créditos que de equivalência para o curso que pretendo ir?
obrigado

Boa noite,
Eu mudei de curso este ano e fiz, no curso anterior, mais do que 36 créditos. Tenho direito a bolsa, ou tem de ser 36 créditos que de equivalência para o curso que pretendo ir?
obrigado
Tens direito a bolsa, são 36 ECTS gerais para provar se tiveste aproveitamento, não precisam de ser ECTS de equivalência.

Olá!
Vou concorrer na 2° fase para outra faculdade e outro curso pelo Concurso Nacional de Acesso.
Antes tinha estado matriculada 2 anos num outro curso, numa outra faculdade. Se entrar, posso pedir equivalências? Ou as equivalências só funcionariam se tivesse concorrido pela mudança de par/instituição?
Obrigada. 😊

Olá!
Vou concorrer na 2° fase para outra faculdade e outro curso pelo Concurso Nacional de Acesso.
Antes tinha estado matriculada 2 anos num outro curso, numa outra faculdade. Se entrar, posso pedir equivalências? Ou as equivalências só funcionariam se tivesse concorrido pela mudança de par/instituição?
Obrigada. 😊
Olá @BeatrizMonteiro
Podes, sim. O pedido de equivalências é independente da forma como entras.