Mudança de curso e pagamento de inscrição no segundo ano

Alex.Maricota

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2025
Boa noite,
O ano passado (2024/25) estive no primeiro ano de Historia da Arte na FCSH/Universidade NOVA de Lisboa, porem nao gostei do curso.
Este ano candidatei-me pelo Concurso Nacional de Acesso a um curso que gosto, no entanto só tive candidatura valida para a segunda fase e os resultados sem apenas no dia 14 de Setembro.
Hoje começam as inscrições para o segundo ano, e achei por meio de segurança melhor fazer a inscrição em História da Arte caso não consiga entrar na segunda fase (ia então continuar no mesmo curso). No entanto o valor a pagar no ato de inscrição da segunda fase é de 205€ (oque não é propriamente barato uma vez que tenciono ingressar em Design na segunda fase).

Caso faça o pagamento, e seja colocado na segunda fase a faculdade devolve alguma parcela do valor que paguei uma vez que irei cancelar a matricula antes mesmo de começar as aulas?
os 205€ incluem seguro, taxas administrativas e 1ª Prestação

Olá
Tratando-se de ingressos de anos distintos, e sendo que, se quisesses, poderias frequentar ambos os cursos ao mesmo tempo, tanto quanto sei, não há qualquer reembolso ou transferência desses valores (como haveria caso se tratasse da 1ª fase e 2ª fase do mesmo ano). Dependendo do regulamento da instituição em específico, podem até considerar que estarias em dívida do valor da propina do ano todo, se efectuares a matrícula.
Porém, fiquei sem perceber se o curso em que vais ingressar é na mesma universidade em que estudaste no ano passado. Se for, podes tentar colocar esta questão aos serviços académicos.

Olá
Tratando-se de ingressos de anos distintos, e sendo que, se quisesses, poderias frequentar ambos os cursos ao mesmo tempo, tanto quanto sei, não há qualquer reembolso ou transferência desses valores (como haveria caso se tratasse da 1ª fase e 2ª fase do mesmo ano). Dependendo do regulamento da instituição em específico, podem até considerar que estarias em dívida do valor da propina do ano todo, se efectuares a matrícula.
Porém, fiquei sem perceber se o curso em que vais ingressar é na mesma universidade em que estudaste no ano passado. Se for, podes tentar colocar esta questão aos serviços académicos.
Não é na mesma universidade, concorri para o Politécnico de Leiria e para o Politécnico de Bragança

Não é na mesma universidade, concorri para o Politécnico de Leiria e para o Politécnico de Bragança
Creio que tens até ao máximo de Dezembro para congelares a matrícula na FCSH. Ou seja, se quiseres garantir a vaga, pagas no mínimo a taxa de inscrição e seguro escolar. A propina deverás poder pagar até ao final de Setembro, se o calendário da prestação assim o permitir. Se o prazo for até ao final do mês, se congelares antes do fim do mês, não precisas pagar essa prestação e basta a inscrição e taxa. Se for antes, em qualquer dos casos, quando congelares nenhum valor pago é reembolsável porque não são colocações por concurso nacional de acesso num mesmo ano. Por norma, as taxas de juro por atraso no pagamento da propina são baixas, por isso se não quiseres arriscar gastar tanto dinheiro, garante só o valor da inscrição e seguro porque são os obrigatórios para ter uma matrícula validada. E congela logo assim que souberes o resultado da tua colocação.

• Like
Reactions: sigis