Mudança de curso - Ficha ENES: qual usar (1ª ou 2ª fase)

AnaMargaridaR

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2020
Olá, se um aluno foi colocado num curso da faculdade onde está na 1ª fase, no concurso de mudança de curso interno da faculdade, pode usar a ficha ENES da 2ª fase (porque na 2ª fase teve melhores notas e isso subiria um pouco o cálculo final de nota de candidatura interna) ou tem obrigatoriamente de usar a ficha ENES da 1ª fase (neste caso a que usou para o concurso ao curso onde está)?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá, se um aluno foi colocado num curso da faculdade onde está na 1ª fase, no concurso de mudança de curso interno da faculdade, pode usar a ficha ENES da 2ª fase (porque na 2ª fase teve melhores notas e isso subiria um pouco o cálculo final de nota de candidatura interna) ou tem obrigatoriamente de usar a ficha ENES da 1ª fase (neste caso a que usou para o concurso ao curso onde está)?
Depende do regulamento do concurso na faculdade em questão, mas, normalmente, pode ser usada a ficha ENES de qualquer uma das fases, mesmo que não tenham sido os exames com que entrou.

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST
Depende do regulamento do concurso na faculdade em questão, mas, normalmente, pode ser usada a ficha ENES de qualquer uma das fases, mesmo que não tenham sido os exames com que entrou.
Eu perguntei ao gabinete de acesso e responderam que tinha de ser a PI que tinham usado quando se candidataram ao primeiro curso, estarei errado?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Eu perguntei ao gabinete de acesso e responderam que tinha de ser a PI que tinham usado quando se candidataram ao primeiro curso, estarei errado?
Perguntaste ao GAES? Mas a única coisa que eles estipulam são as alíneas na generalidade, o resto do concurso pode variar um pouco de instituição para instituição. Imagina nos casos em que o aluno não teve positiva no ano em que se candidatou a uma das provas, repete o exame este ano e agora já tem as duas PI válidas ou aconteceu ter negativa na 1ª fase e na 2ª já conseguiu. Pode concorrer, não há nada na legislação que diga em contrário (o mesmo não digo sobre o edital da instituição, que pode colocar restrições). Até porque na portaria diz que "os exames nacionais podem ter sido realizados em qualquer ano lectivo": https://dre.pt/application/file/67552600
Em momento algum diz que têm de ser os mesmos exames e as mesmas PI com que entraram no curso original, caso contrário, muita gente não conseguiria entrar ☺

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST
Perguntaste ao GAES?
Perguntei, mas a resposta que me deram não foi de forma oficial nem convincente o suficiente
Imagina nos casos em que o aluno não teve positiva no ano em que se candidatou a uma das provas
Mas aí como poderia ter entrado no curso com negativa na PI, a menos que estejas a referir provas de ingresso que não sejam comuns aos dois cursos, vou ter de investigar isso relativamente ao IST no meu caso.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Perguntei, mas a resposta que me deram não foi de forma oficial nem convincente o suficiente

Mas aí como poderia ter entrado no curso com negativa na PI, a menos que estejas a referir provas de ingresso que não sejam comuns aos dois cursos, vou ter de investigar isso relativamente ao IST no meu caso.
Pois, porque o que vem na legislação é que os exames até podem ser de qualquer ano lectivo (inclusive o do ano em que requeres a mudança).

Claro, era aí que queria chegar - um aluno pode candidatar-se a uma mudança para um curso com provas de ingresso diferentes. E mesmo que fossem as mesmas, é o que digo em cima: podendo ser de qualquer ano lectivo (e não referindo eles qualquer tipo de fase), cabe à instituição delimitar o resto. Estive a ler o regulamento do IST e não referem qualquer informação sobre as fases, pelo que, se não referem, é porque podem ser exames de qualquer uma das fases.

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST
Pois, porque o que vem na legislação é que os exames até podem ser de qualquer ano lectivo (inclusive o do ano em que requeres a mudança).

Claro, era aí que queria chegar - um aluno pode candidatar-se a uma mudança para um curso com provas de ingresso diferentes. E mesmo que fossem as mesmas, é o que digo em cima: podendo ser de qualquer ano lectivo (e não referindo eles qualquer tipo de fase), cabe à instituição delimitar o resto. Estive a ler o regulamento do IST e não referem qualquer informação sobre as fases, pelo que, se não referem, é porque podem ser exames de qualquer uma das fases.
Isso é uma lufada de ar fresco para mim, já que caso uma das fases corra mal, posso sempre ir fazer a 2ªfase este ano e a 1ª e 2ª do próximo. Já estava a pensar que se corresse mal era bem capaz de não ter mais nenhuma oportunidade.
Post automatically merged:

Aliás encontrei isto @Ariana_
1 — Podem candidatar-se ao abrigo deste regime de Mudança de Par Instituição/Curso, quem que, cumulativamente:
d) Tenha realizado, em qualquer ano letivo, os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par instituição/curso, para o ano letivo a que se candidatam, no âmbito do regime geral de acesso;

Isto é suficiente para comprovar que posso escolher a melhor de qualquer PI que tenha realizado certo?
Post automatically merged:

Isto no regulamento do IST

Última edição:
  • Like
Reactions: Ariana_

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017