Mudança de curso/instituição de um politécnico para universidade?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

soqueropdf

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2019
Boas, este ano entrei em Engenharia Informática no politécnico de leiria, pergunto-me se poderei fazer transferencia para o ano para uma universidade pública? E se sim isso está dependente da nota do exame, média de segundário.. ou terei que realizar mais alguma prova?

Eu fiz o exame de matemática B em vez do A porque motivos que não vou enrolar muito aqui portanto não tenho a certeza como funciona neste caso. Devo fazer o exame de matemática A para o ano e ingressar com o exame apenas?

Já fui ver aos sites de várias faculdades a informação sobre transferencias mas é bastante confuso, agradeçia se alguém me ajudasse.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boas, este ano entrei em Engenharia Informática no politécnico de leiria, pergunto-me se poderei fazer transferencia para o ano para uma universidade pública? E se sim isso está dependente da nota do exame, média de segundário.. ou terei que realizar mais alguma prova?

Eu fiz o exame de matemática B em vez do A porque motivos que não vou enrolar muito aqui portanto não tenho a certeza como funciona neste caso. Devo fazer o exame de matemática A para o ano e ingressar com o exame apenas?

Já fui ver aos sites de várias faculdades a informação sobre transferencias mas é bastante confuso, agradeçia se alguém me ajudasse.
Olá! Sim, podes mudar de instituição de um politécnico para uma universidade. O concurso de mudança de curso corresponde a 10% das vagas do CNAES, portanto, se for um curso com 100 vagas, existem 10 vagas para mudança de curso. Normalmente, para concorrer são usadas a ficha ENES (podes usar a que usaste para concorrer este ano, se a tiveres guardado!) e por isso, sim, a nota calculada a maior parte das vezes contempla a média do secundário e a nota da prova de ingresso, mas a instituição poderá ter outros critérios relevantes, como o número de ECTS feitos ou as notas que tiveste na faculdade. A forma mais fácil de saberes os critérios em concreto é pesquisares nome da instituição + mudança de curso e leres os regulamentos.

Quanto ao exame, depende sempre da prova pedida pela instituição que queres. Tens de consultar que prova pedem e verificar se o código for 16 Matemática, significa que pode ser tanto a A como a B. Se for o código 19 Matemática significa que só podes concorrer tendo feito o exame de Mat A. Podes consultar no índice de cursos da DGES!

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
A Mudança de instituição e curso/Repetir exames nacionais Ensino Superior 1
marianaol012 Mudança do mesmo curso para outra instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Ânia Moreira Mudança de par instituição/curso e CNAES Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
B Indeferimento da Bolsa "Conclusão do curso fora do período estabelecido" | Mudança de curso e instituição Bolsas e Residências 2
H Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Mudança par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Anaqwerty Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
Raquel_Coelhoo Mudança de par instituição/curso (da FLUL para o ISCTE) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 6
I Não tenho média para entrar no curso que quero/mudança de instituição :( Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D Inscrição por mudança par instituição/curso ou concurso nacional de acesso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
J Curso Eng. Informática Mudança Par/Instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Bolsa de Estudo após transferência de faculdade pelo concurso de Reingresso / Mudança de Par/Instituição Curso Bolsas e Residências 4
R Mudança de par instituição/curso ISCTE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 9
A Mudança de instituição/curso Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 10
M Mudança de par instituição/curso ESEC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
J Mudança de par instituição/curso - FFUC para ISCAC/FEUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Exames - Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Duvida mudança de instituição e curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Antunes04 Mudança de Par Instituição/Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
D Candidatura através de Mudança de Par Instituição/ Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
beatrizmarques98 Mudança par instituição/curso e Candidatura ao ensino superior Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 10
mariaafrazao Mudança de curso: mais fácil dentro da própria instituição? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Critérios de seriação numa mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
T Mudança de par instituição/curso - FEUC para FDUC Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 37
P Mudança de par instituição/curso com exames da segunda fase Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
JDJJDJSjsisiiqjnjd Mudança de par instituição/curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Jdbjxbd Indecisão , mudança de curso e de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
J Mudança De Par Instituição/Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Estudante LeRE Mudança de curso na mesma instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
N 3 fase e mudança de curso/instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
P Mudança de curso e instituição FCUP -> ISEP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
E Mudança de par instituição/curso ou Maiores de 23 Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
N Mudança par instituição curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 404
N AJUDA!!!Mudança de par instituição/curso Arquivo 1
A Mudança de curso e de instituição , incertezas Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 23
D Mudança de curso dentro da mesma instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
T Mudança de Curso/Instituição Arquivo 1
I novo regulamento mudança de par instituição/curso Arquivo 2
cristianacoelho ULisboa Mudança de Curso (FLUL) Universidade de Lisboa 3
L Posso candidatar-me a mudança de curso? (fcul) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
R Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
E Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
H Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Danno Mudança de curso e de turma obrigatória pela escola Ensino Secundário 6
R Como fazer mudança de curso, com equivalências? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
G Equivalências mudança de curso lusófona-fcul , curso biologia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
catairna Mudança de curso dentro da mesma Universidade Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P História (Universidade do Minho): Anulação de Matrícula ou Mudança de Curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
P Equivalências/Mudança de curso ISEG/ISCTE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Duvida sobre a mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 11