Mudança de curso/instituição

Ângela0104

Membro Veterano
Matrícula
10 Novembro 2019
Boa noite,
Eu quero ingressar no ensino superior este ano letivo, se tudo correr bem. Queria saber se é possível ,e tendo eu média, queria saber se posso entrar em educação básica em Leiria, e depois mudar de instituição para a UA. Em Leiria, é politécnico, em Aveiro, é universitário. Interfere na mudança de curso de politécnico para universitário? Só posso mudar depois de concluído o primeiro ano, correto?
Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ângela0104
Eu quero ingressar no ensino superior este ano letivo, se tudo correr bem. Queria saber se é possível ,e tendo eu média, queria saber se posso entrar em educação básica em Leiria, e depois mudar de instituição para a UA. Em Leiria, é politécnico, em Aveiro, é universitário. Interfere na mudança de curso de politécnico para universitário? Só posso mudar depois de concluído o primeiro ano, correto?
Diretamente, não interfere, podes concorrer. Mas a instituição pode introduzir critérios que valorizem determinadas instituições. E sim, só podes concorrer no fim do 1º ano.

• Like
Reactions: Ângela0104

daniela.frm

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2020
@davis
Olá, estou a pensar pedir transferência para um curso, e pedem-me um pré requisito B. O ano passado, aquando da matrícula na minha faculdade (acabei agora o primeiro ano) pedi esse pré requisito ao médico. Sera que se apresentar esse pre requisito com data de setembro de 2020 é válido? Ou tenho de ir pedir outro?
Outra questão, é acerca do historial de candidatura/colocação. Pedimos esse papel no site da dges? Obrigada :))

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
O documento demora muitos dias a chegar? Eu tenho medo de demorar e não ir a tempo de recolha tudo para me poder candidatar.
Não sei te responder ao certo, mas, nesta altura, deve ser mais rápido, ou faria sentido que o fosse.

JoanaFM

Membro
Matrícula
5 Agosto 2019
Boa tarde. Estou com uma dúvida no formulário do documento "Historial de Candidatura". No campo "Fase de candidatura" é suposto colocar a fase em que ingressei no ano passado ou, considerando que me estou a candidatar a um regime especial, colocar essa opção?

Obrigada

@davis @Edgar H

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde. Estou com uma dúvida no formulário do documento "Historial de Candidatura". No campo "Fase de candidatura" é suposto colocar a fase em que ingressei no ano passado ou, considerando que me estou a candidatar a um regime especial, colocar essa opção?

Obrigada

@davis @Edgar H
Suponho que seja a fase onde entraste no teu curso anterior.

• Like
Reactions: JoanaFM

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018

DaRosa

Membro
Matrícula
12 Junho 2020
ola
queria saber quantos cursos posso candidatar para mudança de curso
eu queria mudar para :
-historia
-design de moda

para ser mais explicita queria fazer exames nacionais próximo ano como aluno externo para aumentar a minha media de secundario que foi 12,7.
queria saber se quando fazer isso posso candidatar para varios cursos ?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
ola
queria saber quantos cursos posso candidatar para mudança de curso
eu queria mudar para :
-historia
-design de moda

para ser mais explicita queria fazer exames nacionais próximo ano como aluno externo para aumentar a minha media de secundario que foi 12,7.
queria saber se quando fazer isso posso candidatar para varios cursos ?
Olá.
Na mesma instituição, depende do Regulamento da mesma. Em instituições diferentes, nos que quiseres, desde que pagues a candidatura.

• Like
Reactions: DaRosa

Filipa472

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2021
Bom dia. Para efetuar a mudança de par instituição-curso que pretendo são me pedidos alguns documentos, nomeadamente:

- Plano de estudos do curso de onde provém
- Certidão das unidades curriculares em que obteve aprovação no curso e estabelecimento de proveniência, da qual conste a respetiva classificação final do curso (de dez a vinte valores)
- Documento que comprove não ser devedor na Unidade Orgânica de proveniência, conforme definido no Regulamento de Propinas da UL

Sou aluna da UL. Alguém sabe como requerer estes documentos? É possível fazê-lo no Fénix ou tenho de ir à faculdade?

Desde já obrigada.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Bom dia. Para efetuar a mudança de par instituição-curso que pretendo são me pedidos alguns documentos, nomeadamente:

- Plano de estudos do curso de onde provém
- Certidão das unidades curriculares em que obteve aprovação no curso e estabelecimento de proveniência, da qual conste a respetiva classificação final do curso (de dez a vinte valores)
- Documento que comprove não ser devedor na Unidade Orgânica de proveniência, conforme definido no Regulamento de Propinas da UL

Sou aluna da UL. Alguém sabe como requerer estes documentos? É possível fazê-lo no Fénix ou tenho de ir à faculdade?

Desde já obrigada.
Olá, Filipa!

O primeiro documento, podes apresentar o plano de estudos publicado em Diário da República. Caso precises de ajuda, dispõe.

O segundo documento deve ser solicitado aos Serviços Académicos da instituição que frequentas. Terás que solicitar e normalmente é um documento pago (depende da faculdade, mas costuma andar pelos 10€).

Quanto ao último documento, sendo que estão a pedir algo da UL, diria que consegues comprovar isso tirando printscreen do separador do Fénix onde consta os pagamentos por fazer (se pagaste tudo, aparecem 0€), fazendo um pdf com esse print. Aconselho a que, antes de anexares esse documento, contactes a instituição para a qual vais mudar se esse documento é suficiente. Caso não seja, contacta os SA/Tesouraria.

Alguma dúvida dispõe, boa sorte! 🤗

Filipa472

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2021
Olá, Filipa!

O primeiro documento, podes apresentar o plano de estudos publicado em Diário da República. Caso precises de ajuda, dispõe.

O segundo documento deve ser solicitado aos Serviços Académicos da instituição que frequentas. Terás que solicitar e normalmente é um documento pago (depende da faculdade, mas costuma andar pelos 10€).

Quanto ao último documento, sendo que estão a pedir algo da UL, diria que consegues comprovar isso tirando printscreen do separador do Fénix onde consta os pagamentos por fazer (se pagaste tudo, aparecem 0€), fazendo um pdf com esse print. Aconselho a que, antes de anexares esse documento, contactes a instituição para a qual vais mudar se esse documento é suficiente. Caso não seja, contacta os SA/Tesouraria.

Alguma dúvida dispõe, boa sorte! 🤗

Muito obrigada!
Post automatically merged:

Queria começar a fazer a candidatura e esta é feita no fénix da faculdade a que estou a concorrer. Aparece uma mensagem que diz: "Caso já possua uma conta da ULisboa, e a mesma esteja associada ao Fenix, deverá realizar este acesso com as suas credenciais na página de login principal.".

Como já sou aluna da UL já tenho uma conta da ULisboa, mas está associada ao fénix da faculdade onde estudo e não ao da faculdade a que estou a concorrer. Já tentei usar as minhas credenciais mas não são reconhecidas.

Assim sendo, tenho de criar nova conta? Jé tenho um email institucional, posso usá-lo para criar conta no fénix de outra faculdade? Ou apenas pode estar associado ao fénix da faculdade onde estudo?

Obrigada uma vez mais!

Última edição:

Tomás_1

Membro
Matrícula
24 Junho 2020
Olá,
No ano passado houve alguns amigos meus que como não entraram na sua primeira opção entraram noutro curso com a ideia de mudar no final do 1 ano. Se eu fizer isso posso por exemplo:
Mudar para um curso que tenha média superior à do que estou?
As cadeiras têm de ter exatamente o mesmo nome?
Tenho de fazer quantas cadeiras para poder mudar?
Posso mudar de uma universidade privada para uma pública?

Obrigado

Fireheart

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2021
Tenho uma dúvida...
Eu tenho media interna de 18,8 e no exame de fq 17,4 biologia e mat não sei mas deve ser por volta de 17. Gostava de me candidatar a medicina.

No curso de medicina há transferências? Por exemplo se eu entrar num ano para medicina na covilha e depois quiser mudar para coimbra posso atraves da candidatura para licenciados?

Ainda se nem sequer entrar em medicina que é muito provável. Qual é a minha melhor hipótese?
Ir para dentária em Coimbra ou para ciências farmacêuticas e depois repetir os exames

MBV

Membro
Matrícula
16 Julho 2015
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS - Universidade do Porto
Tenho uma dúvida...
Eu tenho media interna de 18,8 e no exame de fq 17,4 biologia e mat não sei mas deve ser por volta de 17. Gostava de me candidatar a medicina.

No curso de medicina há transferências? Por exemplo se eu entrar num ano para medicina na covilha e depois quiser mudar para coimbra posso atraves da candidatura para licenciados?

Ainda se nem sequer entrar em medicina que é muito provável. Qual é a minha melhor hipótese?
Ir para dentária em Coimbra ou para ciências farmacêuticas e depois repetir os exames

Olá :)
Daquilo que sei, Medicina não abre vagas para transferências. Não tenho a certeza se a UBI abre, mas se abrir é a única, em Medicina. Eu fiz o 1ºano na FMUL e para mudar para o ICBAS no ano seguinte, tive de voltar a concorrer e fui colocada assim. Pedi equivalências e tudo correu bem a partir daí.
A candidatura através dos licenciados é possível mas tens de terminar uma licenciatura primeiro e depois concorrer.
Em relação aos cursos que dão mais equivalências, há alguns posts aqui no Fórum que já têm isso tudo explicado :)
Boa sorte!