mudança de curso/instituição

TiagoDaniel20

Membro Veterano
Matrícula
5 Janeiro 2018
Estava a frequentar o curso de Enfermagem no Reino Unido e gostaria de fazer uma mudança de instituição para Portugal.

No entanto, deparo-me com um problema: atualmente são exigidos dois exames nacionais para a candidatura no regime mudança de curso/instituição, e eu apenas realizei um. Existe alguma forma de me candidatar sem ter os dois exames nacionais?
Entrei no curso de Enfermagem através de um foundation year (ano zero), durante o qual tive uma unidade curricular de Biologia. Gostaria de saber se é possível utilizar essa unidade como substituto de um dos exames nacionais exigidos. Os regulamentos não são claros neste ponto, apenas mencionam que é possível utilizar exames nacionais estrangeiros, mas eu não realizei exames desse tipo.

Olá.
Existe alguma forma de me candidatar sem ter os dois exames nacionais?
Depende da tua idade. Eventualmente podes ter acesso ao concurso para maiores de 23 anos, que não exige exames (aliás, exige que não tenhas a totalidade dos exames pedidos). Pelo CNAES ou pela Mudança de Par Instituição/Curso não.
Gostaria de saber se é possível utilizar essa unidade como substituto de um dos exames nacionais exigidos.
Acredito que não. Formação que tenhas feito numa universidade estrangeira eventualmente pode ser creditada por cadeiras do curso depois de entrares, mas não pode substituir a prova de ingresso, nem faria sentido, sinceramente. Porém, podes contactar os serviços académicos ou a direcção do curso em que pretendes entrar para te confirmarem.

Qualquer questão, dispõe.

Olá.

Depende da tua idade. Eventualmente podes ter acesso ao concurso para maiores de 23 anos, que não exige exames (aliás, exige que não tenhas a totalidade dos exames pedidos). Pelo CNAES ou pela Mudança de Par Instituição/Curso não.

Acredito que não. Formação que tenhas feito numa universidade estrangeira eventualmente pode ser creditada por cadeiras do curso depois de entrares, mas não pode substituir a prova de ingresso, nem faria sentido, sinceramente. Porém, podes contactar os serviços académicos ou a direcção do curso em que pretendes entrar para te confirmarem.

Qualquer questão, dispõe.
Muito obrigado pelas respostas!

Atualmente estou a concorrer através do regime Maiores de 23, mas infelizmente sei que há poucas vagas para um elevado número de candidatos. Acredito que teria mais hipóteses de ingresso através do regime de mudança de instituição/curso, uma vez que já tenho 135 ECTS concluídos em Enfermagem.
Gostaria de saber, caso seja admitido, se é possível pedir equivalências e iniciar o curso diretamente no 2.º ou 3.º ano.
Agradeço desde já a atenção e obrigado!

Olá.
Acredito que teria mais hipóteses de ingresso através do regime de mudança de instituição/curso, uma vez que já tenho 135 ECTS concluídos em Enfermagem.
Isto pode não ter influência nas chances de entrar, depende dos critérios que a universidade específica define.
Gostaria de saber, caso seja admitido, se é possível pedir equivalências e iniciar o curso diretamente no 2.º ou 3.º ano.
Sim, é, independentemente do concurso que usas para entrar.
O pedido de equivalências faz-se depois de entrar. Atenção que o cenário mais provável quando se tem muitas equivalências é fazer cadeiras de anos diferentes ao mesmo tempo.