Mudança de curso Iscte

Bart123

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2022
Boa noite, pretendo candidatar-me a finanças no iscte, mas tenho algumas dúvidas:
1º- No site quando vou ver as vagas dos outros anos e as respetivas colocações, aparece primeiro ano e outros anos e as vagas diferem, qual é a diferença entre os dois? Não é suposto quando uma pessoa muda de curso entrar para o primeiro ano?
2º- Não consigo encontrar o número de vagas disponíveis para este ano, reparei que são diferentes de ano para ano, mas não encontro em concreto o número de este ano.
3ª- (Afinal encontrei mais uma dúvida haha) Não é bem a ver com o tema da mudança de curso mas, reparei que a validade dos exames nacionais mudou de 2 para 4 anos (se n estou em erro), eu fiz exames no ano lectivo 19/20, mesmo que seja aplicado a regra dos dois anos estes ainda são válidos este ano certo? Só para confirmar.

Acho que por agora são só estas as dúvidas. Obrigado.

• Like
Reactions: GilSilva

GilSilva

Membro
Matrícula
26 Maio 2021
Instituição
FCUP
Boa noite, pretendo candidatar-me a finanças no iscte, mas tenho algumas dúvidas:
1º- No site quando vou ver as vagas dos outros anos e as respetivas colocações, aparece primeiro ano e outros anos e as vagas diferem, qual é a diferença entre os dois? Não é suposto quando uma pessoa muda de curso entrar para o primeiro ano?
2º- Não consigo encontrar o número de vagas disponíveis para este ano, reparei que são diferentes de ano para ano, mas não encontro em concreto o número de este ano.
3ª- (Afinal encontrei mais uma dúvida haha) Não é bem a ver com o tema da mudança de curso mas, reparei que a validade dos exames nacionais mudou de 2 para 4 anos (se n estou em erro), eu fiz exames no ano lectivo 19/20, mesmo que seja aplicado a regra dos dois anos estes ainda são válidos este ano certo? Só para confirmar.

Boa noite!
Desde já, peço desculpa por não conseguir responder às outras questões.
Em 2019 fiz o exame de Geografia A e para este ano ele encontra-se inválido, já o meu de História ainda se encontra válido(sendo este o último ano).
Acredito que o prolongamento da data de validade dos exames, só é válido para os exames realizados em 2022, ou seja, exames realizados em 2022 estarão válidos até 2026.
Espero ter ajudado XD
Boa sorte e tudo de bom!

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olaa, podes não entrar necessariamento no 1ºano. Caso tenhas cadeiras semelhantes de 1ºano já feitas do curso de origem poderás efetuar um pedido de equivalências de modo a não teres de voltar a fazer, fazendo com que estejas efetivamente no 2ºano. É estranho é haver vagas para cada ano visto que só após o coordenador dar as equivalências é que oficialmente há essa distinção.
Acho que o número não costuma ser público. Se quiseres dizer a faculdade em questão posso tentar descobrir. Geralmente costuma ser 10% das vagas do concurso nacional (não sei se é para todas as faculdades).

A validade de 5 anos só é aplicada a partir dos exames deste ano, os feitos em anos anteriores continuam com a validade de 3 anos. Se o teu exame foi feito em 2020, esteve válido nesse ano, em 2021 e este ano é o ultimo ano que poderás usá-lo.

Bart123

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2022
Desde já obrigado pela resposta!
Acho que o número não costuma ser público. Se quiseres dizer a faculdade em questão posso tentar descobrir. Geralmente costuma ser 10% das vagas do concurso nacional (não sei se é para todas as faculdades).
A faculdade é o Iscte e o curso é finanças e contabilidade

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Desde já obrigado pela resposta!

A faculdade é o Iscte e o curso é finanças e contabilidade
Andei a pesquisar e já saiu os prazos e todos os regulamentos para o concurso deste ano, as vagas não encontrei. Suponho que coloquem brevemente neste link o numero de vagas como têm feito nos outros anos.

Bart123

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2022
Andei a pesquisar e já saiu os prazos e todos os regulamentos para o concurso deste ano, as vagas não encontrei. Suponho que coloquem brevemente neste link o numero de vagas como têm feito nos outros anos.
Muito obrigado. Por acaso já tinha visto essa informação toda, mas como n tinha nada a falar das vagas pensei que estivesse ou noutro sitio ou que n fosse publicadas.

• Like
Reactions: _Rodrigo_

GilSilva

Membro
Matrícula
26 Maio 2021
Instituição
FCUP
Boa noite a todos!
Esta sexta-feira estive a conversar com um amigo de longa data que já não estava com ele pessoalmente há uns 3 anos.
Entretanto, ele está na mesma situação do que eu, também deseja mudar de instituição e de curso, porém, é o seguinte: eu já estou no 2º ano da minha licenciatura, o meu amigo, só esteve na faculdade o 1ºano e este ano está prestes a concluir um curso de formação(uma espécie de curso profissional), e ele questionou-me se era possível fazer a mudança de curso e de instituição estando 1 ano letivo fora da faculdade?
Também gostaria de saber se é possível.
Muito obrigado! Tudo de bom!

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Boa noite a todos!
Esta sexta-feira estive a conversar com um amigo de longa data que já não estava com ele pessoalmente há uns 3 anos.
Entretanto, ele está na mesma situação do que eu, também deseja mudar de instituição e de curso, porém, é o seguinte: eu já estou no 2º ano da minha licenciatura, o meu amigo, só esteve na faculdade o 1ºano e este ano está prestes a concluir um curso de formação(uma espécie de curso profissional), e ele questionou-me se era possível fazer a mudança de curso e de instituição estando 1 ano letivo fora da faculdade?
Também gostaria de saber se é possível.
Muito obrigado! Tudo de bom!
Olaa, eu acho que desde que não tenha concluído a licenciatura no curso em que estava, pode fazer. As condições do concurso de mudança par instituição/curso não são fixas, pelo que variam consoante a instituição. Se quiseres dizer a faculdade eu posso tentar ver melhor. Não tenho a certeza desta informação, pelo que deixo outra pessoa confirmar e/ou acrescentar informação.

• Like

GilSilva

Membro
Matrícula
26 Maio 2021
Instituição
FCUP
Olaa, eu acho que desde que não tenha concluído a licenciatura no curso em que estava, pode fazer. As condições do concurso de mudança par instituição/curso não são fixas, pelo que variam consoante a instituição. Se quiseres dizer a faculdade eu posso tentar ver melhor. Não tenho a certeza desta informação, pelo que deixo outra pessoa confirmar e/ou acrescentar informação.
Bom dia!
Ok, já fiquei esclarecido. Muito obrigado!
Mas, eu este ano inscrevi-me no exame de Geografia A, será que posso também recorrer à mudança instituição/curso?
Quanto eu e o meu amigo, nós queríamos ir para a Faculdade de Letras do Porto(FLUP) ou para o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).
Muito obrigado pela ajuda! Tudo de bom!

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Bom dia!
Ok, já fiquei esclarecido. Muito obrigado!
Mas, eu este ano inscrevi-me no exame de Geografia A, será que posso também recorrer à mudança instituição/curso?
Quanto eu e o meu amigo, nós queríamos ir para a Faculdade de Letras do Porto(FLUP) ou para o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).
Muito obrigado pela ajuda! Tudo de bom!
Sim, pode concorrer pelo concurso nacional e por mudança de curso. A nota que tiveres no exame deste ano pode não ser válido para a mudança de curso, visto que a candidatura pode ser antes da afixacação das notas. Para mudança de curso não costuma haver validade de exames pelo que desde que tenhas a ficha ENES de um exame anterior feito pode ser considerado.

• Like

GilSilva

Membro
Matrícula
26 Maio 2021
Instituição
FCUP
Sim, pode concorrer pelo concurso nacional e por mudança de curso. A nota que tiveres no exame deste ano pode não ser válido para a mudança de curso, visto que a candidatura pode ser antes da afixacação das notas. Para mudança de curso não costuma haver validade de exames pelo que desde que tenhas a ficha ENES de um exame anterior feito pode ser considerado.
Ainda bem!
Só mais uma pequena dúvida: Para fazer a mudança de instituição/curso tenho que me deslocar às faculdades que pretendo (FLUP e ISCAP) ou posso fazer essa transferência na minha faculdade atual?
Desde já, muito obrigado pela atenção, e peço desculpa por estar aqui sempre a questionar.
Tudo de bom!

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Ainda bem!
Só mais uma pequena dúvida: Para fazer a mudança de instituição/curso tenho que me deslocar às faculdades que pretendo (FLUP e ISCAP) ou posso fazer essa transferência na minha faculdade atual?
Desde já, muito obrigado pela atenção, e peço desculpa por estar aqui sempre a questionar.
Tudo de bom!
Estou aqui para ajudar. O processo de mudança de curso é feito com a faculdade em que prentendes entrar. A tua faculdade apenas pode ser precisa se for preciso algum documento sobre o teu percurso nessa faculdade.

• Like

GilSilva

Membro
Matrícula
26 Maio 2021
Instituição
FCUP
Estou aqui para ajudar. O processo de mudança de curso é feito com a faculdade em que prentendes entrar. A tua faculdade apenas pode ser precisa se for preciso algum documento sobre o teu percurso nessa faculdade.
Já entendi. Irei tentar resolver isso já para a semana, assim vou preparando a papelada, e também irei avisar ao meu colega.
Muito obrigado! Tudo de bom! 👍✌️

• Like
Reactions: _Rodrigo_