Mudança de curso + Maiores de 23

Catarina Oliveira Nunes

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2017
Ola!! Eu sou aluna do 2º ano de CBL na ESS, porém estou bastante incerta sobre se gosto do curso ou não. Após alguma investigação, desenvolvi um certo interesse pelo curso de Linguas, Literaturas e Culturas da FLUP (sim, eu sei que é uma grande diferença).
Estava a pensar fazer transferência de curso para a FLUP mas não sei se isso é possível uma vez que teria que entregar uma certidão com as UCs que já tenho conluídas, mas as cadeiras que eu fiz em CBL são DRÁSTICAMENTE diferentes daqueles que são ensinadas em LLC.
Alguém sabe se isso é um problema? Se há outra forma de mudar de curso? Ou se seria melhor esperar até ter 23 e depois tentar concorrer pelo concurso para maiores de 23?

Outra questão: Eu acabei o secundário em 2018 por isso o meu exame de português já passou de validade, para fazer a transferência eu teria que voltar a repetir o exame?

Desculpem a quantidade absurda de dúvidas mas eu estou desesperada por encontrar um curso de que goste mesmo.

Última edição:
Solução
Ola!! Eu sou aluna do 2º ano de CBL na ESS, porém estou bastante incerta sobre se gosto do curso ou não. Após alguma investigação, desenvolvi um certo interesse pelo curso de Linguas, Literaturas e Culturas da FLUP (sim, eu sei que é uma grande diferença).
Estava a pensar fazer transferência de curso para a FLUP mas não sei se isso é possível uma vez que teria que entregar uma certidão com as UCs que já tenho conluídas, mas as cadeiras que eu fiz em CBL são DRÁSTICAMENTE diferentes daqueles que são ensinadas em LLC.
Alguém sabe se isso é um problema? Se há outra forma de mudar de curso? Ou se seria melhor esperar até ter 23 e depois tentar concorrer pelo concurso para maiores de 23?
Olá! Para dar uma resposta em detalhe, só...

pancakes

Membro Veterano
Matrícula
26 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá! Para dar uma resposta em detalhe, só vendo o regulamento da faculdade para a mudança par instituição/curso. No entanto, a maioria permite a mudança mesmo sendo as UC's muito diferentes. O que acontece nesses casos é que não tens qualquer equivalência, ou seja, regressas ao ínicio do primeiro ano

Solução

Lara_Ferreira

Membro
Matrícula
31 Março 2019
Curso
Gestão de Sistemas de Informação
Instituição
IPS

Outra questão: Eu acabei o secundário em 2018 por isso o meu exame de português já passou de validade, para fazer a transferência eu teria que voltar a repetir o exame?

Desculpem a quantidade absurda de dúvidas mas eu estou desesperada por encontrar um curso de que goste mesmo.
Se realmente é o que gostas e esse curso em que estás não está a correr bem, eu tentaria o concurso mudança de instituição. Tentar não custa. Se não entrares, e ainda faltar para teres 23 anos, podes sempre acabar essa e entrares como titular de outro curso superior. Nunca sabes o que te vai fazer falta no futuro. Inclusive pode te tornar uma pessoa mais autónoma durante os outros estudos. Quanto à mudança de instuição, não sei se precisas de fazer o exame de novo, eu mudei de curso e nunca foi solicitado nada do género, mas era da mesma instituição e tinha entrado por M23. Boa sorte :)