Mudança de curso no 11 ano do secundário

Beatrizbrbosa

Membro Caloiro
Matrícula
19 Novembro 2024
Olá, sou aluna do 11 ano no curso de Ciências e Tecnologias, estou a ter dificuldades no curso e pretendia mudar para Ciências sócio económicas.
Porém, o meu pedido foi negado, com a justificativa de que eu só poderia ter feito o pedido da repetição voluntária em junho, e não poderia mudar de curso agora para voltar ao 10 ano.
Não fui bem esclarecida sobre isto, mas no 11 ano ainda posso mudar de curso no primeiro período, certo? E automaticamente com a mudança eu não voltaria ao 10 ano? Por que negaram o pedido de mudança se eu teria que voltar ao 10?
Agradeço se alguém souber explicar-me como funcionam as trocas de curso no primeiro período do 11 ano.

Olá.
E automaticamente com a mudança eu não voltaria ao 10 ano?
Neste caso, não. Como os dois cursos têm Matemática A em comum, apenas terias as duas disciplinas bienais em atraso, pelo que não és obrigada a regressar ao 10º ano. Se fosse para um dos outros dois cursos, aí terias.
Por que negaram o pedido de mudança se eu teria que voltar ao 10?
Tanto quanto sei, deviam ter aceitado. Exige que fundamentem a sua decisão com base na lei em vigor e, caso não o façam, reclama junto da DGEstE.

Olá.

Neste caso, não. Como os dois cursos têm Matemática A em comum, apenas terias as duas disciplinas bienais em atraso, pelo que não és obrigada a regressar ao 10º ano. Se fosse para um dos outros dois cursos, aí terias.

Tanto quanto sei, deviam ter aceitado. Exige que fundamentem a sua decisão com base na lei em vigor e, caso não o façam, reclama junto da DGEstE.
Obrigada pela resposta!
Não podia ir para o 11 ano pois tive negativa a matemática A ano passado(tive um 8, pois cheguei do Brasil no segundo período e tive dificuldades)
e com economia e geografia ficaria com 3 negativas, então pedi para regressar ao 10 ano de economia,
E a princípio fui aceite e depois disseram-me que não podia voltar ao 10 pois deveria ter feito o pedido em junho quando fixaram as pautas. Por causa da repetição voluntária.
Mas, conversei com a psicóloga da minha escola e ela disse que não viu nada na legislação a cerca disto. Como é o primeiro período ainda podia mudar de curso no 11 e regressar ao 10, sim? Enfim, vou rever a minha situação, agradeço novamente pela ajuda.

• Like
Reactions: sigis