Mudança de curso no ensino secundário

Filosofo

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2015
Boa Tarde.
Eu gostava de saber qual é a data limite para fazer uma mudança de curso no ensino secundário?

Abraço.

Última edição:

Filosofo

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2015
Pois, eu queria/quero mudar de curso agora, neste momento para Linguas e Humanidades e não sei bem se é possível fazer "nesta altura do campeonato".

beatrizrt

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Um aluno do 10.º ano que transitou para o 11.º ano do curso de ciências e tecnologias pode mudar para línguas e humanidades, fazendo as disciplinas da componente específica como autoproposto (2 disciplinas bienais no final do 11.º ano e História A - disciplina trienal - no final do 12.º ano)? Obrigada.

David Andrade

Membro Veterano
Matrícula
21 Junho 2015
Curso
Matemática Aplicada e Computação
Instituição
ULisboa - IST Alameda
Um aluno do 10.º ano que transitou para o 11.º ano do curso de ciências e tecnologias pode mudar para línguas e humanidades, fazendo as disciplinas da componente específica como autoproposto (2 disciplinas bienais no final do 11.º ano e História A - disciplina trienal - no final do 12.º ano)? Obrigada.

Sim.

Martim Silva

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2015
Eu estou em ciências e tecnologias, no 11 ano mas quero mudar para humanidades. Ao mudar de àrea, tenho de voltar para o 10ano ou posso fazer as disciplinas que "pedem" nos exames de 11ano de humanidades como externo? Urgente!

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Passaste para o 11? Ou para o 12?

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Eu acho que podes anular BG e FQ e fazeres por exmplo MACS+Literatura (duas especificas) e creio que isso conta como mudança de curso. Mas é melhor informares-te com alguém que te possa dar certezas disto e que te aconselhe nas disciplinas

Martim Silva

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2015
Eu não quero voltar ao 10 ano. Não posso fazer melhoria às disciplinas que já tenho feitas(ingles, filosofia....) e ir como externo ao exame de macs e geografia?

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
é isso que eu estou a dizer. Eu penso que sim.
PS: Atenção se obtiveste aprovação às gerais para fazeres melhoria tinhas de ir a exame (basicamente ias a exame a tudo como externa)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eu não quero voltar ao 10 ano. Não posso fazer melhoria às disciplinas que já tenho feitas(ingles, filosofia....) e ir como externo ao exame de macs e geografia?
Sim, podes concluir essas disciplinas indo ao exame nacional como aluno externo.

Inês Pereira F.

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2015
"Terminei" neste momento o 12º ano no curso de Ciências e Tecnologias. Chumbei a Física e Química A e a Matemática A no 11º ano e, apesar de me ter proposto à realização dos dois exames, como externa, no final deste ano letivo, chumbei em ambos. Neste último ano escolhi como disciplinas opcionais Biologia e Inglês. Fui aprovada em todas as outras disciplinas (exceptuando a Matemática e a F. Química, claro).
Neste momento tornou-se bem claro de que estou na área errada e pretendo mudar de área no próximo ano letivo através da realização dos exames necessários como externa.
Quais são os exames que tenho que realizar obrigatoriamente? E quanto aos opcionais, que opções tenho?

• Like
Reactions: angelo

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Podes fazer mat e fq obtendo aprovação assim. Ou podes fazer mat e fq no recorrente. Ou podes fazer 2 bienais + 1 trienal específica para mudares de curso. Tens de tirar 9,5 em todos estes exames.

marianamb

Membro Caloiro
Matrícula
20 Agosto 2015
Conclui o 10º ano de ciências socioeconómicas e cheguei à conclusão que faria muito mais sentido para mim estar em línguas e humanidades. Há alguma possibilidade de mudar de curso sem recuar para o 10º ano outra vez? Visto que as únicas disciplinas que mudam são MACS e História A

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Conclui o 10º ano de ciências socioeconómicas e cheguei à conclusão que faria muito mais sentido para mim estar em línguas e humanidades. Há alguma possibilidade de mudar de curso sem recuar para o 10º ano outra vez? Visto que as únicas disciplinas que mudam são MACS e História A
Sim. Anulas economia e matemática e fazes os exames de macs e história como externo

Mariasilva.19

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2015
Boa tarde! O meu nome é Maria e vou para o 12° ano no presente ano lectivo.
Atualmente estou no curso de Línguas e Humanidades, mas o meu grande sonho sempre foi entrar em Medicina Veterinária, e é o que contínuo a querer.
Estando no 12° ano, custa-me ter que voltar 3 anos atrás e matricular-me em CT. A minha questão é: há possibilidade de, estando em LH, conseguir acabar este ano o ensino secundário e no ano que vem concorrer para Med vet? (Por exemplo, fazer exames extra...)
Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Mariasilva.19
Estando no 12° ano, custa-me ter que voltar 3 anos atrás e matricular-me em CT. A minha questão é: há possibilidade de, estando em LH, conseguir acabar este ano o ensino secundário e no ano que vem concorrer para Med vet? (Por exemplo, fazer exames extra...)
O curso que frequentaste no secundário não tem qualquer influência. Basta que realizes os exames que são pedidos como prova de ingresso pelo curso.

Guardiola

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2015
Aproveitando o tópico... Eu terminei este ano o secundário com sucesso no entanto ficarei o próximo ano letivo a fazer melhoria de notas para que no próximo ano consiga entrar no curso desejado mas tenho uma dúvida: eu fiz o meu secundário no curso de Ciências e Tecnologias pelo que tive Biologia e Geologia e Física e Química A, no entanto, apesar de ter um CI de 12 e 15, fiquei com um CFD de 11 e 12, respetivamente - por causa dos exames.
Gostava de saber se é possível ir a exame a Geografia A e Economia A e "anular" as disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A, sendo que ficava com os CFD's das disciplinas pertencentes ao curso de Ciências Socioeconómicas.

Obrigado e boa tarde.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Guardiola
Gostava de saber se é possível ir a exame a Geografia A e Economia A e "anular" as disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A, sendo que ficava com os CFD's das disciplinas pertencentes ao curso de Ciências Socioeconómicas.
Para isso tinhas de mudar de curso do secundário, o que implicaria mudares matemática A por história A, e as tuas disciplinas anuais.

• Like
Reactions: majm22