Mudança de curso no ensino secundário

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @McBerna311
Bom dia. Acabei neste momento o 11 ano no curso de Economia consegui passar a todas as disciplinas menos matemática. As minhas bienais são geografia , inglês , economia , filosofia. Gostava de mudar para o curso de línguas e humanidades. Pergunto se é possível perdendo no máximo um ano ?
Nas disciplinas que não são comuns ou começas novamente desde o 10º ano, ou podes tentar fazer como externo através do exame nacional.

TomásC003

Membro Caloiro
Matrícula
26 Julho 2019
Boa tarde, vou explicar a minha situação um pouco resumida aqui. Eu estou no 11º num curso profissional de gestão de equipamentos informáticos e eu estou a ponderar mudar-me para a área de ciências e tecnologias. O meu objetivo pós-secundário é seguir engenharia informática numa universidade e teria explicações para aprender matemática A que é necessária como prova de ingresso para maioria das universidades. Atualmente eu já ando a aprender matemática A do 10º ano, na minha turma tinha um rapaz que era da área de ciências e que me vendeu os manuais escolares da disciplina. O meu problema é que um verão não dá para aprender a matemática de um ano letivo inteiro e tenho receio que a minha aprendizagem não fique bem consolidada como a dos alunos que andam na área. Eu acabei o 10º no curso com media de 18.2 e teria mais, mas a educação física baixou me um pouco a média. No 9º ano acabei com 5 a todas as disciplinas e com 93% a matemática e 83% a português nos exames nacionais.

Eu no curso sinto-me um pouco preso, eu acabo o que os professores mandam e mesmo que ainda falte 30 minutos da aula eles não fazem nada, já pedi a alguns professores para puxarem mais por mim e foi sem sucesso e sinto-me um pouco mal por muitas das vezes estar entediado na aula e não é da matéria xD mas sim de não ter nada para fazer porque já acabei o que o meus colegas levam mais uma aula para fazer. Eu gosto do curso e das disciplinas técnicas e se há fama que os cursos profissionais são para quem tem menos capacidades fica aqui a minha opinião que a carga horaria não se compara á de um curso no ensino regular e há disciplinas que não são fáceis mas sim é verdade muitos dos professores facilitam muita matéria. Enfim isto era uma discussão que duraria mais tempo e não é o meu objetivo com este tópico. Se alguém me quiser dar uma opiniao sobre a minha situação esteja á vontade.

Última edição:

Margarida Nogueira

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2019
Gostava que alguém me pudesse esclarecer uma dúvida.
Fiz o curso de ciências até ao 12° ano e chumbei a matemática, no 12°. Neste momento, gostava de mudar de curso para humanidades, uma vez que me dava jeito para subir a média e finalizar o secundário.
É possível fazer a mudança de curso só através de exame? Trocando matemática, biologia e física e química por macs, espanhol e história?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Margarida Nogueira
Gostava que alguém me pudesse esclarecer uma dúvida.
Fiz o curso de ciências até ao 12° ano e chumbei a matemática, no 12°. Neste momento, gostava de mudar de curso para humanidades, uma vez que me dava jeito para subir a média e finalizar o secundário.
É possível fazer a mudança de curso só através de exame? Trocando matemática, biologia e física e química por macs, espanhol e história?
Sim, podes mudar e concluir as disciplinas através dos exames. Tem em atenção que terias de mudar também as disciplinas anuais do 12 ºano.

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
  • Like
Reactions: davis

MHonors

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2018
Olá Boa Tarde, eu não terminei o 12º por não ter conseguido fazer Matemática, no entanto gostava de saber se é possivel, uma vez que ja tenho o exame de História A realizado e aprovado, se para o proximo ano letivo(19/20) se realizar exame de MAcs e Sociologia se tenho o 12ª ano terminado, no entanto por via de Humaninades e não de Economia, aréa onde me encontro no presente? obrigado e espero que me possam ajudar

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @MHonors
Olá Boa Tarde, eu não terminei o 12º por não ter conseguido fazer Matemática, no entanto gostava de saber se é possivel, uma vez que ja tenho o exame de História A realizado e aprovado, se para o proximo ano letivo(19/20) se realizar exame de MAcs e Sociologia se tenho o 12ª ano terminado, no entanto por via de Humaninades e não de Economia, aréa onde me encontro no presente? obrigado e espero que me possam ajudar
Sim, podes fazer essa troca com os exames em falta. Verifica se as disciplinas anuais do 12º ano que tens feitas fazem parte do outro curso, caso contrário terás de fazer também os exames de equivalência a frequência de outras disciplinas do outro curso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

99en99

Membro
Matrícula
17 Setembro 2019
Boa noite, estando no 10 ano num curso profissional, se nao me adaptar estes meses existe alguma data que permita que troque de curso e acabar o 10º no mesmo ano?
Se sim, é possivel mudar para curso normal ou apenas profissionais

Filipe2427

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2019
Olá, neste momento estou no curso de ciências sócio-económicas no 10° ano , e até esta a correr bastante bem excepto a matemática, e devido a isso estava a pensar em no final do ano mudar para línguas e humanidades, mas sem voltar ao 10° ano, o que preciso de fazer?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @99en99
Boa noite, estando no 10 ano num curso profissional, se nao me adaptar estes meses existe alguma data que permita que troque de curso e acabar o 10º no mesmo ano?
Se sim, é possivel mudar para curso normal ou apenas profissionais
O limite para trocas de curso é o 5º dia útil do 2º período. Podes mudar para outro curso qualquer.

Olá @Filipe2427
Olá, neste momento estou no curso de ciências sócio-económicas no 10° ano , e até esta a correr bastante bem excepto a matemática, e devido a isso estava a pensar em no final do ano mudar para línguas e humanidades, mas sem voltar ao 10° ano, o que preciso de fazer?
Para mudares sem repetir o ano o melhor é mudares até ao 5º dia útil do 2º período. Se mudares só no fim do ano terias de começar as disciplinas que não forem iguais deste no 10º ano no próximo ano.

vascodagama

Membro Caloiro
Matrícula
9 Dezembro 2019
boa noite estou no décimo ano no curso de cientificos gostaria de saber se consigo mudar de curso para humanidades estou no primeiro periodo uma semana antes das ferias

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @vascodagama
boa noite estou no décimo ano no curso de cientificos gostaria de saber se consigo mudar de curso para humanidades estou no primeiro periodo uma semana antes das ferias
Sim, mas só até ao 5º dia útil do 2º período. Trata disso já antes das férias.

Mariana s m

Membro Caloiro
Matrícula
24 Fevereiro 2019
ola estou no 11 ano de ciencias e tecnologias e percebi agora que nao é bem isto que quero e quero mudar para linguas e humanidades sera que posso sem ter que voltar para o 10 ano ?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
ola estou no 11 ano de ciencias e tecnologias e percebi agora que nao é bem isto que quero e quero mudar para linguas e humanidades sera que posso sem ter que voltar para o 10 ano ?
Sim, mas tens de fazer duas bienais do curso, por isso, vais ter de frequentar disciplinas de 10º ano. Ou no final deste ano, vais aos exames como autoproposto e tentas fazer assim. Também, podes fazer ambas as opções.

maya222

Membro
Matrícula
26 Outubro 2019
Olá, então estou em 11 de ciências e porem já seja um pouco tarde apercebi-me que não me vejo em nada de ciências (em nenhuma engenharia ou ramo da biologia) e de todos os cursos que me identifiquei é economia. Agora a minha pergunta fica, se mudar agora no 2 período se vou perceber bem a matéria e vou me dar bem? Apesar que na faculdade também conseguirei ir para gestão ou economia através da matematica do meu curso.