Mudança de curso no ensino secundário

Carolina Roxo

Membro Caloiro
Matrícula
5 Janeiro 2020
Olá a todos! O meu nome é Carolina e estou no 10°ano no curso de CT. Desde o início que tive dúvidas em vir para este curso pois a minha primeira opção foi sempre LH. Não me estou a habituar às disciplinas sempre fui boa aluna e entrei sempre para o quadro de mérito mas este ano estou a ter negativas e não estou a conseguir acompanhar nem perceber a matéria. Estava com dúvidas porque não sou nada boa a matemática nem a físico química e estou com dificuldades a biologia. Decidi vir para este curso porque tem mais saídas incluindo a que eu quero desde pequenina : medicina veterinária. Depois de experienciar não me sinto feliz neste curso porque não gosto da matéria e apenas sou boa às disciplinas que também tem em LH : filosofia, português e inglês. Este ano não consigo mudar porque na escola onde eu ando as vagas esgotaram muito rápido e apenas há vagas numa escola que não gosto por isso está fora de questão. Estou a ponderar imenso mudar para o próximo ano mas não sei como é? As disciplinas em comum ficam com equivalência? E outro fator não sou muito boa a história mas gosto por isso pode ser que corra bem. As outras disciplinas que estou a pensar é macs porque não sou boa a matemática e gosto apenas desta parte. É muito difícil?? E a outra ou literatura portuguesa ou latim A. Porque francês não me sinto confiante e geografia não sou muito boa. Além de que as minhas amigas mais próximas estão em CT na minha turma exceto uma que está em economia e por um lado acho que ia precisar de um fresh start mas por outro vou ficar um ano atrás, não vou à viagem de finalistas com eles nem ao baile e tenho pena porque vou sentir saudades. O que acham?? Podem ajudar me??

maya222

Membro
Matrícula
26 Outubro 2019
Olá, estou no 11ano de ciências porém não está a correr muito bem, se transferir agora para ciências econômicas de 10ano é mais provável que tenha melhores notas? Gostava de mudar no entanto sinto medo na possibilidade que não consiga, mas também a minha situação em ciências é um pouco crítica

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @maya222
Olá, estou no 11ano de ciências porém não está a correr muito bem, se transferir agora para ciências econômicas de 10ano é mais provável que tenha melhores notas? Gostava de mudar no entanto sinto medo na possibilidade que não consiga, mas também a minha situação em ciências é um pouco crítica
Ninguém te vai conseguir garantir isso, depende muito do tipo de disciplinas com que te dás melhor, dos professores que apanhas, do grau de exigência da tua escola, etc.

soph22

Membro Caloiro
Matrícula
28 Novembro 2019
Preciso de ajuda URGENTE:
Estou no 11 no curso de ciências e cheguei mesmo à conclusão que não é para mim. As minhas notas piores são biologia e especialmente Físico-química. Pensei q fosse uma fase e que eu fosse subir as notas e que passasse a gostar mais mas isso não aconteceu e agora estou super desmotivada e acho mesmo que devia ter escolhido Artes. A única razão de não ter escolhido logo no 10 foi porque apesar do meu gosto por artes não sou a melhor a desenho mas cheguei à conclusão que isso não é o mais importante e é possível melhorar. Portanto queria mesmo saber se é possível, por exemplo fazer o exame das disciplinas que não tenho como Geometria e Matemática B e no 12 mudar para uma turma de Artes ?? (Visto que acabei por deixar outra vez passar o prazo de mudança de curso ... )

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @soph22
Preciso de ajuda URGENTE:
Estou no 11 no curso de ciências e cheguei mesmo à conclusão que não é para mim. As minhas notas piores são biologia e especialmente Físico-química. Pensei q fosse uma fase e que eu fosse subir as notas e que passasse a gostar mais mas isso não aconteceu e agora estou super desmotivada e acho mesmo que devia ter escolhido Artes. A única razão de não ter escolhido logo no 10 foi porque apesar do meu gosto por artes não sou a melhor a desenho mas cheguei à conclusão que isso não é o mais importante e é possível melhorar. Portanto queria mesmo saber se é possível, por exemplo fazer o exame das disciplinas que não tenho como Geometria e Matemática B e no 12 mudar para uma turma de Artes ?? (Visto que acabei por deixar outra vez passar o prazo de mudança de curso ... )
Sim, podes fazer isso, mas terias de mudar de disciplina trienal em como de bienais. Só poderás fazer o exame da trienal no 12º ano.

soph22

Membro Caloiro
Matrícula
28 Novembro 2019
Olá @soph22

Sim, podes fazer isso, mas terias de mudar de disciplina trienal em como de bienais. Só poderás fazer o exame da trienal no 12º ano.
Sim então teria de fazer os dois exames de Geometria e Mat B este ano para passar no 12º para um turma de Artes, mas então e os exames que já vou ter este ano de Biologia/Geologia e FQ tbm tenho que os fazer na mesma?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Sim então teria de fazer os dois exames de Geometria e Mat B este ano para passar no 12º para um turma de Artes, mas então e os exames que já vou ter este ano de Biologia/Geologia e FQ tbm tenho que os fazer na mesma?
Se vais mudar de curso, não necessitas de fazer disciplinas de "outro curso".

Pessoa a precisar de ajud

Membro Caloiro
Matrícula
29 Abril 2020
Olá! Estou no 10°ano em economia, mas desde o início do 2periodo que me tenho apercebido que não é isto que quero seguir para o meu futuro. Inclusivé, sofro imenso com as notas de matemática A, porque me esforço e estudo e nunca obtenho os resultados que espero, o que me cria uma certa frustração.
Tenho pensado seriamente em mudar de curso, não por ter más notas em economia (tenho média de 16) mas pelas razões ditas acima. Assim, penso que humanidades seria o mais indicado visto que adoro português e no 9°ano a minha disciplina favorita era história.
Mas, com isto, surgiram me algumas dúvidas sobre a mudança.
Posso fazer equivalência às disciplinas comuns e continuo a ter as notas destas na pauta? Tenho os valores que tive no 1°,2° e 3° período ou só a nota final do 3° é que conta?
Não há nenhuma possibilidade de eu ingressar no 11° em humanidades? Fazendo algum exame ou assim?
Ficaria grata por uma ajudinha.
Obrigada!!

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Estou no 10°ano em economia, mas desde o início do 2periodo que me tenho apercebido que não é isto que quero seguir para o meu futuro. Inclusivé, sofro imenso com as notas de matemática A, porque me esforço e estudo e nunca obtenho os resultados que espero, o que me cria uma certa frustração.
Tenho pensado seriamente em mudar de curso, não por ter más notas em economia (tenho média de 16) mas pelas razões ditas acima. Assim, penso que humanidades seria o mais indicado visto que adoro português e no 9°ano a minha disciplina favorita era história.
Mas, com isto, surgiram me algumas dúvidas sobre a mudança.
Posso fazer equivalência às disciplinas comuns e continuo a ter as notas destas na pauta? Tenho os valores que tive no 1°,2° e 3° período ou só a nota final do 3° é que conta?
Não há nenhuma possibilidade de eu ingressar no 11° em humanidades? Fazendo algum exame ou assim?
Ficaria grata por uma ajudinha.
Obrigada!!
A tua nota anuais são sempre as notas relativas aos três períodos.
Em relação à mudança de curso, podes o fazer e ficas com as disciplinas comuns já feitas.
Precisas de fazer as bienais específicas de 10ºano, mas podes transitar para o 11º. As disciplinas "atrasadas" podes concluí-las de duas maneiras que não se excluem mutuamente: por frequência dos dois anos das disciplinas ou por exame nacional, no fim do 11ºano.
Existe a opção de fazeres o 10º ano das específicas e, no final do 11ºano, fazeres o exame nacional, e resolveres o assunto assim. Se para isso precisas de anular a matrícula nas duas disciplinas, depende da interpretação da escola. Informar-te com a secretaria.

Rita Tabuada

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2020
Olá,eu este ano vou repetir o 10º mas em Linguas e Humanidades. Será que me podem dizer se eu até dezembro quiser mudar de curso se posso ir para o profissional?

Nuno Branco

Membro Caloiro
Matrícula
22 Setembro 2020
Boa noite! Eu o ano passado (10ºano) segui o curso de ciências e tecnologias mas no final arrependi-me. Neste momento estou a repetir o 10ano em ciências socioeconómicas. Sinto que me estou a arrepender outra vez e gostava de saber se posso voltar ao 11ano como se seguisse normalmente o percurso escolar. Seria possível?

Inês Figueiredo

Membro Caloiro
Matrícula
11 Novembro 2020
Olá, eu estou no 10 ano em ciências e tecnologias, mas não está a correr como queria, apesar de não ter negativas as notas são baixas, tirando educação fisica e filosofia. Então, com isto, decidi que vou mudar de curso. O meu objetivo é ainda ir para a faculdade e seguir psicologia. Estou a pensar mudar para um curso técnico de apoio psicossocial, pois tem disciplinas do meu interesse.
Gostaria de saber se alguém que andou ou anda nesse curso podia me dizer como é o curso.
Obrigada. :))