Mudança de curso no IST

Sílvia Lérias

Membro Caloiro
Matrícula
22 Dezembro 2014
Bom dia!
Neste momento sou aluna do IST, estou em engenharia informática e de computadores(LEIC) e o curso não está a ser o que eu esperava, pelo que estou a pensar mudar.
Alguém sabe se é muito difícil mudar de curso dentro do IST, se continua a contar a média inicial de entrada e os exames e tal ou é mais pelo aproveitamento dentro da uni? Se sim, agradecia mesmo que partilhassem o que sabem :).

Obrigado!!!

Bom dia!
Neste momento sou aluna do IST, estou em engenharia informática e de computadores(LEIC) e o curso não está a ser o que eu esperava, pelo que estou a pensar mudar.
Alguém sabe se é muito difícil mudar de curso dentro do IST, se continua a contar a média inicial de entrada e os exames e tal ou é mais pelo aproveitamento dentro da uni? Se sim, agradecia mesmo que partilhassem o que sabem :).

Obrigado!!!
Bom dia.

Como podes ver ao consultar este link: Mudança de Par Instituição/Curso, concluis que tens de apresentar as notas que tens no atual curso.

Aqui: https://tecnico.ulisboa.pt/files/2015/12/Regulamento_1_Ciclo_DR-5159-2011.pdf consegues ver logo no canto inferior esquero da primeira página a fórmula usada para a seriação dos alunos.

Boa sorte!

Boa noite,

pretendo ingressar para o próximo ano no curso de Matemática aplicada e computação no IST, porém penso não ter média suficiente, mas quero mesmo muito este curso. A minha questão é: É fácil mudar de curso dentro do IST? Mudar de um curso qualquer para matemática aplicada e computação é fácil sabendo que existem poucas vagas? Se alguém conseguir responder às minhas questões ficava mesmo muito agradecido.

Obrigado!

Olá @spbernardo
pretendo ingressar para o próximo ano no curso de Matemática aplicada e computação no IST, porém penso não ter média suficiente, mas quero mesmo muito este curso. A minha questão é: É fácil mudar de curso dentro do IST? Mudar de um curso qualquer para matemática aplicada e computação é fácil sabendo que existem poucas vagas? Se alguém conseguir responder às minhas questões ficava mesmo muito agradecido.
Depende dos cursos, depende dos anos. Podes ver aqui os candidatos e colocados no ano passado:
http://graduacao.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/54/mudanca_actualizacao_29_set_alameda.pdf

Como podes ver até nem foi assim tão concorrido neste caso.

Boas,
No IST não é possível pedir as equivalências antes de realizarmos a inscrição na instituição, eu vou candidatar me a mudança de curso externa e a minha questão é:
Não sabendo em q disciplinas tenho equivalência, posso escolher não me inscrever nas cadeiras de 1°ano q considero q devo ter equivalência? Posso inscrever me em cadeiras de 2°ano?
Alguém me sabe ajudar?

Boa noite,
Alguém me pode explicar como funcionam as colocações de alunos que pedem transferência de curso. Pergunto isto porque concorri a Engenharia Aeroespacial com média de 187,5 e não entrei. Estou na dúvida se, na 2ª fase, concorro a Engenharia Mecânica no IST e se para o ano tento pedir transferência para Engenharia Aeroespacial ou se tento melhorar a minha nota de exame de Física e Química A, tirei 186, e tentar fazer a disciplina de Geometria Descritiva por exame para substituir a minha nota de Biologia e Geologia (14 valores) para o ano seguinte voltar a concorrer através do Concurso Nacional de acesso ao Ensino Superior.

Obrigado,

Boa noite,
Alguém me pode explicar como funcionam as colocações de alunos que pedem transferência de curso. Pergunto isto porque concorri a Engenharia Aeroespacial com média de 187,5 e não entrei. Estou na dúvida se, na 2ª fase, concorro a Engenharia Mecânica no IST e se para o ano tento pedir transferência para Engenharia Aeroespacial ou se tento melhorar a minha nota de exame de Física e Química A, tirei 186, e tentar fazer a disciplina de Geometria Descritiva por exame para substituir a minha nota de Biologia e Geologia (14 valores) para o ano seguinte voltar a concorrer através do Concurso Nacional de acesso ao Ensino Superior.

Obrigado,

Olá! Tenho um amigo que no ano passado não entrou em Aeroespacial e por isso decidiu ficar em Engenharia Mecânica no IST. Este ano pediu transferência interna e conseguiu, passando diretamente para o 2.º ano de Aeroespacial, o que foi uma mais valia. Quanto ao processo de transferência...isso já não sei como foi.
Qualquer que seja a opção que decidas tomar, desejo-te a maior das sortes!

Olá! Tenho um amigo que no ano passado não entrou em Aeroespacial e por isso decidiu ficar em Engenharia Mecânica no IST. Este ano pediu transferência interna e conseguiu, passando diretamente para o 2.º ano de Aeroespacial, o que foi uma mais valia. Quanto ao processo de transferência...isso já não sei como foi.
Qualquer que seja a opção que decidas tomar, desejo-te a maior das sortes!

Antes de mais muito obrigado :) ! Ainda assim, se alguém me poder explicar como funcionam as colocações de alunos que pedem transferência de curso agradecia imenso. Já agora, na 1ª fase fiquei colocado em Engenharia Mecânica na Universidade do Minho. Mesmo que mude para o IST na 2ª fase, acham que me devo matricular na Universidade do Minho para não perder aulas? Se na 2ªfase não entrar em Mecânica no IST, tenho de pagar as propinas durante todo o ano na Universidade do Minho se quiser anular a matrícula?

Olá @jpabreu9
Com essa média tens boas hipóteses na mudança de curso vindo de mecânica, diria que escusas de ficar a fazer melhorias. Para teres uma ideia, vê aqui os resultados deste ano, em que só 2 alunos ficaram de fora:

Tens nesse ficheiro o que é tido em conta e a fórmula de cálculo.
Post automatically merged:

Já agora, na 1ª fase fiquei colocado em Engenharia Mecânica na Universidade do Minho. Mesmo que mude para o IST na 2ª fase, acham que me devo matricular na Universidade do Minho para não perder aulas?
É a única forma de garantires essa vaga.
Se na 2ªfase não entrar em Mecânica no IST, tenho de pagar as propinas durante todo o ano na Universidade do Minho se quiser anular a matrícula?
AS condições de anulação da matrícula dependem de cada instituição.

Última edição:
Olá @jpabreu9

Com essa média tens boas hipóteses na mudança de curso vindo de mecânica, diria que escusas de ficar a fazer melhorias. Para teres uma ideia, vê aqui os resultados deste ano, em que só 2 alunos ficaram de fora:

Tens nesse ficheiro o que é tido em conta e a fórmula de cálculo.

AS condições de anulação da matrícula dependem de cada instituição.

Mais uma vez obrigado pelas respostas! Só mais três questões: uma delas é se me vale inscrever-me na Universidade do Minho em Engenharia Mecânica apenas por 2 semanas para não perder aulas e gastar dinheiro, ou a matéria perdida é fácil de recuperar? A segunda questão é que se conseguir, no próximo ano transferência de Engenharia Mecânica para Engenharia Aeroespacial, entrarei para o 1º ou 2º ano de Engenharia Aeroespacial? A terceira é a seguinte: sendo colocado apenas na 2ª fase no IST, ainda há possibilidade de arranjar quarto na residência ou já estará tudo ocupado?

Obrigado!

uma delas é se me vale inscrever-me na Universidade do Minho em Engenharia Mecânica apenas por 2 semanas para não perder aulas e gastar dinheiro, ou a matéria perdida é fácil de recuperar?
A segunda questão é que se conseguir, no próximo ano transferência de Engenharia Mecânica para Engenharia Aeroespacial, entrarei para o 1º ou 2º ano de Engenharia Aeroespacial?
Dependerá das equivalências, mas terás a grande parte das cadeiras, pelo que farias o 2º ao mesmo tempo que as pendentes do 1º
A terceira é a seguinte: sendo colocado apenas na 2ª fase no IST, ainda há possibilidade de arranjar quarto na residência ou já estará tudo ocupado?
Não estou por dentro, só falando com alguém da residência.

• Like
Reactions: maraandreiamota
@davis a nível de colocação através de transferência de curso, que vantagens tenho se pedir transferência de Engenharia Mecânica no IST para Engenharia Aeroespacial em vez de pedir transferência de Engenharia Mecânica na Universidade do Minho para Engenharia Aeroespacial? Maior facilidade em conseguir a transferência e maior número de equivalências?

@davis a nível de colocação através de transferência de curso, que vantagens tenho se pedir transferência de Engenharia Mecânica no IST para Engenharia Aeroespacial em vez de pedir transferência de Engenharia Mecânica na Universidade do Minho para Engenharia Aeroespacial? Maior facilidade em conseguir a transferência e maior número de equivalências?
Com as novas regras a instituição de origem deixou de ter influência. As equivalências é que são facilitadas se fores aluno do IST.

• Like
Com as novas regras a instituição de origem deixou de ter influência. As equivalências é que são facilitadas se fores aluno do IST.

Quer me candidate para transferência como aluno do IST ou como aluno da Universidade do Minho, a nota de candidatura é exatamente a mesma?

Boa noite,
Só mais uma questão: não procedendo à matrícula na 1ª fase, perderei 2 semanas de aulas. Irei perder matéria importante e já algo complexa ou será algo relativamente "fácil" de recuperar?

Última edição:
Quer me candidate para transferência como aluno do IST ou como aluno da Universidade do Minho, a nota de candidatura é exatamente a mesma?
Sim. Mas vê os critérios no ficheiro que te enviei, tens lá tudo.
Só mais uma questão: não procedendo à matrícula na 1ª fase, perderei 2 semanas de aulas. Irei perder matéria importante e já algo complexa ou será algo relativamente "fácil" de recuperar?
Não perdes assim tanto, dá para recuperar.

• Like
Boa noite,
Muito obrigado por todas as respostas! Um abraço para todos vós.

• Like
Reactions: davis
Boa noite,
Alguém me pode esclarecer mais uma dúvida: para conseguir transferência de Engenharia Mecânica para Engenharia Aeroespacial é necessário frequentar e passar em todas as cadeiras de Engenharia Mecânica?

Obrigado pelas respostas.

Olá @pabreu9
Alguém me pode esclarecer mais uma dúvida: para conseguir transferência de Engenharia Mecânica para Engenharia Aeroespacial é necessário frequentar e passar em todas as cadeiras de Engenharia Mecânica?
Tens a resposta a isso na fórmula de seriação, que está no documento que já te tinha enviado em cima. 😅 Vê o cálculo da componente "MA", quando menos cadeiras fizeres pior nota terás nessa componente. Mas como podes ver lá também, todos os que concorreram entraram, e até sobraram vagas...

Ok ;) Obrigado por todas as resposta. Agora que já sairam os resultados da 2ªfase e visto que entrei em Engenharia Mecânica no Técnico, qual o prazo para me matricular?

Cumprimentos,

Olá @pabreu9

Tens a resposta a isso na fórmula de seriação, que está no documento que já te tinha enviado em cima. 😅 Vê o cálculo da componente "MA", quando menos cadeiras fizeres pior nota terás nessa componente. Mas como podes ver lá também, todos os que concorreram entraram, e até sobraram vagas...

Bem, eu reparei na fórmula mas não faço ideia do que seja "ECTS" e "UC". Se alguém me pudesse explicar a fórmula, ficaria muito agradecido 🙏🙏 .

Última edição: