Mudança de curso para Medicina

Mariana Fonseca

Membro Veterano
Matrícula
24 Março 2015
Curso
Medicina Dentária
Instituição
FMDUL
Olá, eu estou a frequentar o primeiro ano do curso de medicina dentária. Posso no final deste ano tentar mudar para medicina na UBI por mudança de curso?
Obrigada :blush:

Isa Cardoso

Membro
Matrícula
19 Junho 2017
Alguém por aqui que tenha trocado de algum curso para medicina?
Gostava de ter acesso a testemunhos para estar mais dentro do processo
Obrigada 😊

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Isa Cardoso
Alguém por aqui que tenha trocado de algum curso para medicina?
Gostava de ter acesso a testemunhos para estar mais dentro do processo
Obrigada 😊
A única faculdade que abre vagas para mudança de curso em medicina é a UBI e são só para alunos que já frequentem medicina.

Beatrice Snow

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2017
Olá!
Este ano vou concorrer a medicina dentária e para o ano vou tentar concorrer para medicina.

Para ter as equivalências de medicina dentária tenho de cancelar a matrícula neste curso ou posso continuar no mesmo (repetindo os exames nacionais e indo pelo concurso nacional).

Com isto quero dizer se fico com uma garantia. Caso não consiga entrar em medicina posso continuar em medicina dentária ou tenho que voltar a concorrer?

Antes de mais obrigada pela atenção.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Mpbastos08

Membro Caloiro
Matrícula
23 Outubro 2018
Boa tarde,
Estou agora no 12o ano e, à partida, vou-me candidatar a enfermagem, porque não tenho média para medicina.
A minha questão é: estando em enfermagem, é possível pedir transferência para medicina, ou existe algum tipo de equivalência entre os dois cursos?
Desde já obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Mpbastos08
A minha questão é: estando em enfermagem, é possível pedir transferência para medicina, ou existe algum tipo de equivalência entre os dois cursos?
Só há uma faculdade que tem vagas para mudança de curso em Medicina, que é a UBI, mas são exclusivas para alunos que já frequentam medicina. As únicas formas de entrares são através do concurso nacional de acesso e via o concurso especial de acesso a Medicina para licenciados.

Sugiro que leias isto:
Medicina - Guia de Candidatura 2018/2019 | Uniarea

Débora Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2018
Bom dia, nao Sei se estou a escrever no sítio certo, mas gostava que alguém me esclarecesse umas dúvidas que tenho... estou a estudar numa escola Superior de Saúde no curso de farmácia mas o meu sonho sempre foi a medicina... sabem se há alguma maneira de fazer algum câmbio de universidade e fazer alguns exames (penso eu) para tentar entrar no curso de medicina do próximo ano? Ou tenho de realizar novamente os exames nacionais? Sendo que já sou aluna universitária

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Bom dia, nao Sei se estou a escrever no sítio certo, mas gostava que alguém me esclarecesse umas dúvidas que tenho... estou a estudar numa escola Superior de Saúde no curso de farmácia mas o meu sonho sempre foi a medicina... sabem se há alguma maneira de fazer algum câmbio de universidade e fazer alguns exames (penso eu) para tentar entrar no curso de medicina do próximo ano? Ou tenho de realizar novamente os exames nacionais? Sendo que já sou aluna universitária
Para Medicina, ou realizas novamente os exames nacionais ou concorres pelo concurso especial para licenciados. :)

Blasty

Moderadora
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina

eva09

Membro
Matrícula
3 Abril 2019
Tens de ter uma licenciatura e depois cumprir os requisitos exigidos pela instituição em causa, sendo que depois normalmente costuma haver entrevistas e testes. Tens aqui um tópico da uniarea onde podes ler mais sobre isso: Acesso a Medicina para Licenciados :)
Nao se pode concorrer a esse concurso so com o primeiro ano feito em medicina dentária ou ciências farmacêuticas?

Luísa Bia

Membro
Matrícula
27 Outubro 2019
Boa tarde!
Já ouvi falar de casos em que estudantes que fizeram um ano em enfermagem mudam para medicina, pois têm algumas equivalências. Achei isso estranho. É mesmo possível?
No meu caso estou a ponderar a hipótese de entrar em medicina veterinária e no ano seguinte tentar mudar para medicina.
Gostava que alguém me conseguisse esclarecer acerca deste assunto.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @LuBea
Já ouvi falar de casos em que estudantes que fizeram um ano em enfermagem mudam para medicina, pois têm algumas equivalências. Achei isso estranho. É mesmo possível?
No meu caso estou a ponderar a hipótese de entrar em medicina veterinária e no ano seguinte tentar mudar para medicina.
Gostava que alguém me conseguisse esclarecer acerca deste assunto.
Só tens 2 formas de fazer isso:
1) Concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso.
2) Acabar a licenciatura, e concorrer pelo concurso especial para licenciados.

Não há mudanças de curso para quem não frequenta medicina.

Isa Cardoso

Membro
Matrícula
19 Junho 2017
Boa noite, estive ano passado na fmdup e este ano entrei na fmuc, no entanto queria ir para a fmup, alguém que tenha trocado da fmuc para a fmup ou tenha conhecimento das possíveis equivalências entre as duas faculdades me pode informar por favor

anahsousag

Membro Caloiro
Matrícula
1 Novembro 2019
Ola!! Eu sou estudante de medicina dentaria, estou no 2ano, no Porto. No entanto sempre quis tirar medicina e, devido a minha média, tal não foi possível. Quanto a essa questão de pós lincenciados será que me podem explicar como funciona? Tenho de acabar o 3 ano e depois? Como concorro? Obrigada pela atenção!! Cumprimentos, Ana