Mudança de curso pela DGES - Ficha ENES

iverglap

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2023
Boa noite. Entrei, no ano passado num curso superior. No entanto, estou a contemplar mudar de curso e candidatar-me novamente pelo concurso nacional de acesso.

Precisava de saber do que é que necessito. Não repeti exames este ano, pelo que as minhas provas de ingresso serão de 2022 e/ou 2021.

Já pedi a senha de acesso, julgo que agora só preciso da Ficha ENES. A minha questão é: posso usar a Ficha ENES do ano passado ou tenho que pedir uma nova? E se tiver que pedir, como e quando é que o devo fazer?

Obrigado.

Tens de pedir uma nova pelo PIEPE. "Não realiza exames, só requer ficha ENES"
Acho que já o podes fazer.

Solução
Tens de pedir uma nova pelo PIEPE. "Não realiza exames, só requer ficha ENES"
Acho que já o podes fazer
Então quer dizer que para quem não realizou nem vai realizar exames este ano, não precisa esperar até ao dia 17 de julho (quando sai as notas dos exames da primeira fase) para pedir uma nova ficha ENES certo?

Então quer dizer que para quem não realizou nem vai realizar exames este ano, não precisa esperar até ao dia 17 de julho (quando sai as notas dos exames da primeira fase) para pedir uma nova ficha ENES certo?
Podes tentar pedir, mas penso que as Escolas não vão emitir a ficha ENES antes da saída dos resultados dos exames - mesmo para aqueles que não os realizaram.

Podes tentar pedir, mas penso que as Escolas não vão emitir a ficha ENES antes da saída dos resultados dos exames - mesmo para aqueles que não os realizaram.
Na plataforma do PIEPE no pedido da ficha ENES pede dois documentos , um ficheiro senha e um ficheiro habilitações. A minha senha eu já a pedi e por ter sido depois de serem entregues, sei que tenho de me deslocar a um GAES para certificar o pedido. A minha dúvida é que documentos são estes e se é necessário submetê-los no pedido da ficha. Porque supostamente o ficheiro senha é para submeter o pedido de senha mas no meu caso a sua certificação não será na escola. Daí a minha dúvida. E também gostava de perceber se ao fazer este pedido no PIEPE eles fornecem a ficha digitalmente ou se terei de me deslocar á escola.

Na plataforma do PIEPE no pedido da ficha ENES pede dois documentos , um ficheiro senha e um ficheiro habilitações. A minha senha eu já a pedi e por ter sido depois de serem entregues, sei que tenho de me deslocar a um GAES para certificar o pedido. A minha dúvida é que documentos são estes e se é necessário submetê-los no pedido da ficha. Porque supostamente o ficheiro senha é para submeter o pedido de senha mas no meu caso a sua certificação não será na escola. Daí a minha dúvida. E também gostava de perceber se ao fazer este pedido no PIEPE eles fornecem a ficha digitalmente ou se terei de me deslocar á escola.
Não precisas de ir a um GAES, se estiveres a tratar do pedido através da tua ex-escola. Os documentos pedidos na PIEPE são o comprovativo (assinado por ti/encarregado de educação se fores menor) do pedido de senha e o certificado de conclusão do ensino secundário e sim, para emitirem a ficha ENES precisam desses documentos. A entrega da senha depende da escola, poderá ser presencialmente ou digital.