Mudança de curso: Psicologia

ines.t

Membro
Matrícula
16 Maio 2021
Curso
Gestão
Instituição
ISEG-UL
Olá!
Estou neste momento a caminho do 3º ano da licenciatura de Gestão, no entanto sinto que não estou de todo interessada no que é tratado no curso, apesar de gostar de tudo o resto (faculdade, ambiente, etc.). Desta forma, estou a explorar um curso que sempre me interessou: Psicologia, e por isso gostava que alunos ou antigos alunos de psicologia (preferencialmente da FPUL, mas aceito qualquer feedback) me pudessem falar no que acharem que faz sentido sobre o curso. Já vi o plano de estudos e os conteúdos de cada UC, mas seria bom ter uma visão de quem estuda ou estudou os temas.

Algumas das coisas que gostava de saber:
  • Como é o dia a dia de um estudante de psicologia?
  • Quais são as melhores e as piores/mais difíceis partes do curso?
  • É possível fazer a licenciatura e trabalhar ao mesmo tempo?
  • Como é que está a empregabilidade na área? (isto porque vejo várias opiniões diferentes sobre o tema)
  • A que tipo de pessoa recomendariam este curso?
Obrigada! :)

Olá!
Estou neste momento a caminho do 3º ano da licenciatura de Gestão, no entanto sinto que não estou de todo interessada no que é tratado no curso, apesar de gostar de tudo o resto (faculdade, ambiente, etc.). Desta forma, estou a explorar um curso que sempre me interessou: Psicologia, e por isso gostava que alunos ou antigos alunos de psicologia (preferencialmente da FPUL, mas aceito qualquer feedback) me pudessem falar no que acharem que faz sentido sobre o curso. Já vi o plano de estudos e os conteúdos de cada UC, mas seria bom ter uma visão de quem estuda ou estudou os temas.

Algumas das coisas que gostava de saber:
  • Como é o dia a dia de um estudante de psicologia?
  • Quais são as melhores e as piores/mais difíceis partes do curso?
  • É possível fazer a licenciatura e trabalhar ao mesmo tempo?
  • Como é que está a empregabilidade na área? (isto porque vejo várias opiniões diferentes sobre o tema)
  • A que tipo de pessoa recomendariam este curso?
Obrigada! :)
Alooo, olha falo-te como uma pessoa que já tentou mudança de curso, já tentou exames ahaha.
Acabei o 1ano na fpul então apenas te consigo dar feedback desse ano.

Então o dia-a-dia depende do teu horário, mas imagina tanto podes ter uma aula teorica no anfiteatro apenas nesse dia, como passares o dia em aulas praticas ahahah.
No primeiro ano senti que o dificil seria primeiramente a adaptação a um curso bastante teórico, e por haver umas cadeiras que falavam em biologia, like a própria cadeira de biologia, ou então mesmo neuropsicologia ahaha. Mas de resto tudo era acessível!

Em relação a trabalho, eu não sou trabalhador-estudante, mas muitos dos melhores alunos (os das notinhas altas) muitos deles trabalham ahaha, então como podes ver é possível trabalhar e estudar, basta conciliar tudo.

Em relação à empregabilidade não te sei mesmo dizer.

Recomendava este curso a qualquer pessoa que tenha interesse em perceber porque é que nos comportamos de certa forma, se gostas de ajudar os outros, se há um interesse em saber como o cérebro funciona kk ahahaha. mas imagina não existe um tipo de pessoa que queira x curso. Podes simplesmente gostar da área e ver-te a trabalhar nela e tá tudo ok. :)