Mudança de curso sem aprovação

Rita Tabuada

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2020
Olá,estou no 10º ano em Ciências e Tecnologias.
Ao longo deste ano letivo acabei por me aperceber que esta área não era para mim.Também não me consegui introduzir na escola e isso deitou-me muito abaixo.
Sempre gostei muito de fotografia , edição de videos e som e isso levou me a querer seguir o curso profissional de audiovisuais,quando confrontei os meus pais com a minha decisão eles não aprovaram, dizendo que isso não me vai dar futuro nenhum e que eu não iria ser nada na vida.Dizem que cursos profissionais não são para mim.
Entretanto em março começaram as inscrições na escola que queria entrar ,a EPCI, e mesmo os meus pais estando contrariados levaram me à escola para fazer a entrevista e acabei por ser aceite ficando só por fazer a matrícula.
Apesar de ter sido aceite os meus pais continuam a querer que eu siga Linguas e Humanidades sendo que me vão matricular nesse curso mesmo eu estando contrariada...
Se alguém tiver algum conselho agradecia..

Mars lovers

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2020
Olá,estou no 10º ano em Ciências e Tecnologias.
Ao longo deste ano letivo acabei por me aperceber que esta área não era para mim.Também não me consegui introduzir na escola e isso deitou-me muito abaixo.
Sempre gostei muito de fotografia , edição de videos e som e isso levou me a querer seguir o curso profissional de audiovisuais,quando confrontei os meus pais com a minha decisão eles não aprovaram, dizendo que isso não me vai dar futuro nenhum e que eu não iria ser nada na vida.Dizem que cursos profissionais não são para mim.
Entretanto em março começaram as inscrições na escola que queria entrar ,a EPCI, e mesmo os meus pais estando contrariados levaram me à escola para fazer a entrevista e acabei por ser aceite ficando só por fazer a matrícula.
Apesar de ter sido aceite os meus pais continuam a querer que eu siga Linguas e Humanidades sendo que me vão matricular nesse curso mesmo eu estando contrariada...
Se alguém tiver algum conselho agradecia..
Olá, olá.
Para começar, a minha pergunta é a seguinte, tens mesmo a certeza que queres seguir fotografia? Se sim, demonstra aos teus pais o quão gostas daquilo que estás a fazer e diz-lhes que não se podem esquecer que daqui em diante cursos profissionais já não precisam de exames nacionais para entrar para a universidade, sendo assim, podes sempre seguir um curso superior no futuro, se realmente o problema dos teus pais é o facto de quereres um curso profissional.
Acho que há um certo estereótipo em relação a cursos profissionais, sempre houve, mas na verdade não precisamos só de médicos, advogados na nossa sociedade certo? Os cursos profissionais também são necessários.
Eu percebo-te perfeitamente e o que precisas de fazer agora é confrontares os teus pais de forma educada e explicar a situação toda, o que está aqui em jogo é o teu futuro e não o futuro deles, por tanto tem calma, espero que tudo corra pelo melhor.

Beijinho

• Like
Reactions: Rita Tabuada

Rita Tabuada

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2020
Sim,quero mesmo seguir algo relacionado com produção ,daí querer ir para audiovisuais e não para um simples curso de fotografia.Parecendo que não sempre tem mais saídas.
Tenho feito alguns trabalhos relacionados com fotografia ,video (edições de videos especialmente) e faço sempre questão de lhes mostrar e eles não mostram o mínimo interesse.
Quando fomos à entrevista o meu pai diz que não gostou do ambiente que a escola tinha,coisa que na minha opinião não era nada demais visto que agora "misturas" existem em todas as escolas,e o facto dele não ter gostado fez com que a minha mãe intercedesse de acordo com ele.
Dizem que estou a querer seguir isto por impulso e que me estou a iludir.
A verdade é que estamos quase na altura em que eu devia fazer a matricula visto que já tenho o 9º ano, e eles continuam a dizer que está fora de questão eu ir para esse curso e para essa escola.
Obrigada pela ajuda! Vou seguir esse conselho de os confrontar.
Beijinhos