Mudança de Curso Superior pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior

JoanaC22

Membro
Matrícula
15 Junho 2020
Olá, estou a pensar mudar de curso porque não me identifico com o que estou a frequentar.
Tendo em conta que o curso que quero só possui 1 vaga para regime de mudança par/instituição, resolvi ir pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior porque possui 40 vagas e a probabilidade de entrar é maior.
A minha pergunta é, posso usar a mesma Ficha ENES que utilizei em 2020 ou terei que ir novamente à escola onde realizei os exames pedir uma nova? E é necessário mais algum documento?
Obrigada.

Olá, estou a pensar mudar de curso porque não me identifico com o que estou a frequentar.
Tendo em conta que o curso que quero só possui 1 vaga para regime de mudança par/instituição, resolvi ir pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior porque possui 40 vagas e a probabilidade de entrar é maior.
A minha pergunta é, posso usar a mesma Ficha ENES que utilizei em 2020 ou terei que ir novamente à escola onde realizei os exames pedir uma nova? E é necessário mais algum documento?
Obrigada.
Olá, Joana!

Podes usar a ficha ENES de 2020 para efeitos do concurso de mudança de curso, mas para o concurso nacional de acesso, terás de pedir uma ficha ENES relativamente a este ano, 2021, mesmo que não vás repetir exames. Para isso, terás de preencher o boletim de inscrição aos exames, preenchendo uma opção que diz que não vais fazer exames, só requerer a ficha ENES. Terás de pedir uma nova senha DGES e entregar o boletim dos exames + o recibo na secretaria da escola onde realizaste os exames.

E é necessário o certificado de habilitações ou o boletim de vacinas ou a escola ainda têm essa informação?
E já agora, quando é que posso pedir? É que ainda não há informações sobre este ano pelo que vi no site da escola

E é necessário o certificado de habilitações ou o boletim de vacinas ou a escola ainda têm essa informação?
E já agora, quando é que posso pedir? É que ainda não há informações sobre este ano pelo que vi no site da escola
Que eu saiba, eles ainda devem ter os teus dados e caso precisem de algum desses documentos, eles pedem para apresentares. Quanto a datas, ainda não foram lançadas, mas deverá ser em breve, tens de te manter atenta.

Olá, posso anular a matricula este mês e em Agosto candidatar-me pelo CNA ou tenho que esperar até 2022?
Não precisas necessariamente anular a matrícula para concorreres ao CNA, podes concorrer e até frequentar 2 cursos em simultâneo, mas suponho que não queiras. De qualquer das formas, se fores bolseira, não recomendo anulares a matrícula, porque cortam-te a bolsa no mês seguinte (e precisas ter 36 ECTS feitos para no próximo ano voltares a ter bolsa). Basta que entres no CNA e simplesmente não te inscreves no teu actual curso e é como se tivesses anulado a matrícula.

Não sou bolseira, e por isso não faz sentido continuar a pagar as propinas até junho.
A minha preocupação mesmo é eles rejeitarem a candidatura por algum motivo relacionado com a anulação do curso anterior.

Não sou bolseira, e por isso não faz sentido continuar a pagar as propinas até junho.
A minha preocupação mesmo é eles rejeitarem a candidatura por algum motivo relacionado com a anulação do curso anterior.
Olá.
Não rejeitam. Se quiseres anular e concorrer ainda este ano, podes o fazer, sem problemas.

Muito obrigada
Mas, atenção, dependendo do regulamento da tua instituição, mesmo que anules a matrícula, podes ter de pagar a totalidade da propina, à mesma. Aconselho a verificares essa informação antes de anulares a matrícula.

• Like
Reactions: Ariana_
A minha faculdade (IPS) diz isto: "A anulação da matrícula por decisão do estudante implica o pagamento dos décimos da propina anual do respetivo curso correspondentes aos meses que medeiam a inscrição e o mês da anulação. Importa ter a atenção que a anulação de matrícula no decurso do ano letivo, sem o pagamento integral da propina, implica a nulidade de todos os atos curriculares nele praticados no ano letivo, não podendo a inscrição, nesse ano letivo, ser considerada para efeitos de procedimentos concursais de acesso posteriores."

Ou seja, pelo que percebi é apenas as propinas desde a inscrição em Setembro/Outubro até à data da anulação, que será neste mês de Março.

A minha faculdade (IPS) diz isto: "A anulação da matrícula por decisão do estudante implica o pagamento dos décimos da propina anual do respetivo curso correspondentes aos meses que medeiam a inscrição e o mês da anulação. Importa ter a atenção que a anulação de matrícula no decurso do ano letivo, sem o pagamento integral da propina, implica a nulidade de todos os atos curriculares nele praticados no ano letivo, não podendo a inscrição, nesse ano letivo, ser considerada para efeitos de procedimentos concursais de acesso posteriores."

Ou seja, pelo que percebi é apenas as propinas desde a inscrição em Setembro/Outubro até à data da anulação, que será neste mês de Março.
Sim, interpreto da mesma forma.
Atenção, se fores do 1º ano, não poderás fazer Reingresso posteriormente, segundo essa condição.