Mudança de curso vale a pena no meu caso?

AnaTBia

Membro Caloiro
Matrícula
9 Março 2021
Olá! Acabei o secundário com uma média de 14 valores. Este ano estive num curso superior profissional na universidade mas acabei por desistir porque não era o que eu realmente queria. O que eu sempre quis era psicológia, no entanto com a minha média é completamente impossível, então pensei em fazer os exames nacionais necessarios, ingressar em um curso qualquer, cancelar a meio e tentar a minha sorte na troca de curso pra psicológia. Já não tinha muitas chances mas depois de ver que as vagas do ano passado foram 2 e esse ano 0 na UTAD (160,4) eu estou quase a desistir...será que vale a pena tentar? Ainda mais por causa da mudança do valor dos exames este ano...

Ainda mais por causa da mudança do valor dos exames este ano...
Que mudança? Não estarás a pensar em algo que não é, de facto, este ano, mas sim daqui a 2 anos, se sequer acontecer?
será que vale a pena tentar?
Eu diria que sim (por exame), se for mesmo isso que queres. Com média interna de 14, se tiveres 18 no exame já tens o 16 de que precisas.

Deves é avaliar se é realmente isso que queres. Não falta gente a ir para psicologia, mas o governo abre poucas vagas depois para emprego.
ingressar em um curso qualquer, cancelar a meio e tentar a minha sorte na troca de curso pra psicológi
"cancelar a meio" para quê? Mais vale ingressares num que te interesse, em vez de "um qualquer", e fazeres esse ano até o fim, caso não entres.

Que mudança? Não estarás a pensar em algo que não é, de facto, este ano, mas sim daqui a 2 anos, se sequer acontecer?

Eu diria que sim (por exame), se for mesmo isso que queres. Com média interna de 14, se tiveres 18 no exame já tens o 16 de que precisas.

Deves é avaliar se é realmente isso que queres. Não falta gente a ir para psicologia, mas o governo abre poucas vagas depois para emprego.

"cancelar a meio" para quê? Mais vale ingressares num que te interesse, em vez de "um qualquer", e fazeres esse ano até o fim, caso não entres.
As mudanças vão acontecer já este ano letivo, são 3 exames e eles valem menos um pouco agora, ou seja, a média não vai subir tanto como poderia, no entanto sim, eu concordo e vou tentar aumentar a média com os exames, não custa tentar. Obrigada.

As mudanças vão acontecer já este ano letivo
Para quem terminar o secundário entre 2020 e 2024, não há exames obrigatórios e, por isso, cada um escolhe os que quer fazer e se os vais fazer. Contam apenas para ingressar no ensino superior. Agora, para quem concluir o secundário a partir de 2025, já tem de realizar 3 exames, sendo um deles o português. O peso também se altera para 25% da nota da disciplina, mas por enquanto, neste ano letivo, os exames não serão obrigatórios para quem frequenta o 11o e o 12o