Mudança de Curso

123d22

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2018
Olá! Eu estou numa faculdade privada e estou a pensar mudar de curso.
Acontece que, em primeiro lugar, não sei se preciso de pedir uma nova ficha ENES.
Por outro lado, eu fiz o meu exame de filosofia à 3 anos pelo que já expirou - tenho que o repetir?
Obrigado pela ajuda!

Olá.
Acontece que, em primeiro lugar, não sei se preciso de pedir uma nova ficha ENES.
Se tiveres a antiga e não quiseres repetir o exame nacional, não precisas.
Por outro lado, eu fiz o meu exame de filosofia à 3 anos pelo que já expirou - tenho que o repetir?
Não precisas, desde que tenhas mais que a nota mínima pedida pelo par instituição/curso.

Olá.

Se tiveres a antiga e não quiseres repetir o exame nacional, não precisas.

Não precisas, desde que tenhas mais que a nota mínima pedida pelo par instituição/curso.
Olá! Caso não tenhamos a ficha enes, como podemos fazer para a adquirir antes do prazo do concurso terminar?
No ano passado pedi a ficha enes porque queria fazer transferência de uma privada para uma pública e não conseguiu vir a tempo do fecho das candidaturas do concurso. Não posso simplesmente ligar à escola onde frequentei o secundário e pedir a minha ficha enes para agora ou pedir à dges?

Olá! Caso não tenhamos a ficha enes, como podemos fazer para a adquirir antes do prazo do concurso terminar?
No ano passado pedi a ficha enes porque queria fazer transferência de uma privada para uma pública e não conseguiu vir a tempo do fecho das candidaturas do concurso. Não posso simplesmente ligar à escola onde frequentei o secundário e pedir a minha ficha enes para agora ou pedir à dges?
Nesse caso, não é a ficha ENES que deves adquirir, porque estas só são emitidas anualmente, não conseguindo emitir novamente fichas antigas. Se não tiveres tens de pedir um documento à DGES que é o historial de candidatura, que é um documento pago (Formulário de Documentos Online | DGES).

• Like
Reactions: Catana
Olá, tou no 1 ano de solicitadoria e queria mudar de curso para linguas, literatura e cultura mas nao sei que passos seguir.
Olá.
A candidatura é feita com a instituição para onde queres ir e é esta que define datas, procedimentos e critérios de seriação.
Em termos gerais, em relação aos documentos, vais precisar da ficha ENES com as provas de ingresso do curso para o qual queres mudar, de um comprovativo de matrícula e inscrição no teu curso atual e de um comprovativo de não prescrição.

• Like
Reactions: SoraiaHood
Boa tarde.
Fui aluno de Ciências e Tecnologias até ao 12.ºano, mas contra todas as expetativas em vez de me candidatar ao ensino superior nessa área, optei por fazer só exame de português e candidatar-me a um curso na área das humanidades.
Estou no 1.º ano de uma universidade privada e cheguei à conclusão que não é isto que quero.
Assim, estou a pensar mudar de curso e de universidade, desta vez para uma universidade pública.
O curso é na mesma na área das humanidades. sendo que segundo sei, posso concorrer com o exame que fiz no ano passado (português).
Sei também que posso concorrer ao abrigo das vagas para mudança de curso, mas como são muito poucas tenho medo de não consegui entrar por essa forma, por isso, estou a pensar também concorrer pelo CNAES normal para 2021/2022. Posso concorrer das duas formas em simultâneo, certo?
O período para candidaturas por este regime é da responsabilidade da faculdade para onde quero ir, certo?
No ano passado, tal como referi, fiz exame a Português e a minha média também não foi muito famosa, por isso estou a pensar fazer exame à outra disciplina que dá acesso ao curso para que quero ir. Para fazer exame a essa disciplina tenho que ir como aluno externo, certo?
Como faço a inscrição no exame? É na minha antiga escola secundária?
Peço desculpa pelas perguntas, mas estou um bocado perdido.

Boa tarde.
Fui aluno de Ciências e Tecnologias até ao 12.ºano, mas contra todas as expetativas em vez de me candidatar ao ensino superior nessa área, optei por fazer só exame de português e candidatar-me a um curso na área das humanidades.
Estou no 1.º ano de uma universidade privada e cheguei à conclusão que não é isto que quero.
Assim, estou a pensar mudar de curso e de universidade, desta vez para uma universidade pública.
O curso é na mesma na área das humanidades. sendo que segundo sei, posso concorrer com o exame que fiz no ano passado (português).
Sei também que posso concorrer ao abrigo das vagas para mudança de curso, mas como são muito poucas tenho medo de não consegui entrar por essa forma, por isso, estou a pensar também concorrer pelo CNAES normal para 2021/2022. Posso concorrer das duas formas em simultâneo, certo?
O período para candidaturas por este regime é da responsabilidade da faculdade para onde quero ir, certo?
No ano passado, tal como referi, fiz exame a Português e a minha média também não foi muito famosa, por isso estou a pensar fazer exame à outra disciplina que dá acesso ao curso para que quero ir. Para fazer exame a essa disciplina tenho que ir como aluno externo, certo?
Como faço a inscrição no exame? É na minha antiga escola secundária?
Peço desculpa pelas perguntas, mas estou um bocado perdido.
Olá!

Sim, podes concorrer pelas duas vias em simultâneo.
Sim, o calendário é definido pela instituição.
Certo, vais como externo.
Sim, é mais fácil o procedimento de inscrição se for na tua antiga escola.

Espero ter ajudado, boa sorte. 😊

Olá a todos.
Estou decidida a mudar de curso mas para isso tenho que fazer o exame de matemática que no ano passado não fiz por não precisar como prova de ingresso (burra que fui!)
Agora tenho que rever toda a matéria e também tenho as frequências do curso atual.
Poderei não me preocupar com as notas das frequências ou o fato de ter melhores notas vai influenciar a mudança de curso?
E em relação aos Etcs há valores máximos ou mínimos que preciso de ter para me candidatar pelo regime de mudança de curso? É na mesma instituição mas faculdades diferentes (ESS para ISEP)
Eu também vou concorrer pelo acesso normal mas se o exame de matemática não me correr bem posso não ter média para entrar onde queria.
Obrigada

Olá a todos.
Estou decidida a mudar de curso mas para isso tenho que fazer o exame de matemática que no ano passado não fiz por não precisar como prova de ingresso (burra que fui!)
Agora tenho que rever toda a matéria e também tenho as frequências do curso atual.
Poderei não me preocupar com as notas das frequências ou o fato de ter melhores notas vai influenciar a mudança de curso?
E em relação aos Etcs há valores máximos ou mínimos que preciso de ter para me candidatar pelo regime de mudança de curso? É na mesma instituição mas faculdades diferentes (ESS para ISEP)
Eu também vou concorrer pelo acesso normal mas se o exame de matemática não me correr bem posso não ter média para entrar onde queria.
Obrigada
Olá,
Por norma, as disciplinas que fizeste não são relevantes para a mudança de curso, mas aconselho-te a verificares junto da tua instituição. Dar-te-á jeito fazeres essas disciplinas caso possas ter equivalência a alguma no novo curso.

Obrigada.
Vou tentar obter mais informações.
Li algures sobre a quantidade máxima ou mínima de 36 Etcs mas agora não encontro essa informação.

Obrigada.
Vou tentar obter mais informações.
Li algures sobre a quantidade máxima ou mínima de 36 Etcs mas agora não encontro essa informação.
Se tiveres neste momento a usufruir de bolsa de estudo e a quiseres manter para o ano sim, tens de fazer 36Ects, que é o valor mínimo de créditos para manter a bolsa.

Não tenho bolsa.
Fiz 30 etcs no primeiro semestre com média de 16.
Neste caso é indiferente as notas que consiga este semestre?
Em princípio, vai ser indiferente, excepto em casos em que possas ter ECTS potencialmente creditáveis. Encontras mais informações nesta duas páginas que te envio, mas terás que aguardar que saia o edital de abertura do concurso: Regimes de Reingresso e de Mudança de Par instituição/curso — P.PORTO | Ensino Superior Público P.PORTO ~ Instituto Politécnico do Porto (Despacho)

• Like
Reactions: Wraak and David1154
Obrigada.
Como funciona isso dos ECTS creditáveis?
Caso sejam cursos em que tenhas cadeiras com equivalências (creditáveis), podes concorrer a um contingente diferente para ficares colocada não no 1º ano, mas no 2º ano, por exemplo.

Mesmo que não tenhas suficientes para o contingente, caso tenhas alguma cadeira semelhante, após entrares no curso, fazer pedido de creditação (que é pago) e o director do curso para o qual mudaste aprova ou não esse pedido. Caso tenhas ECTS creditáveis, não tens que repetir/fazer algumas cadeiras.

Outra questão (peço desculpa por tantas duvidas, mas estou meio perdida).
Já percebi que posso candidatar-me a mudança de curso e também pelo concurso nacional. Já me inscrevi no exame de matematica (com multa de 25€).
Estou com receio da nota que possa vir a ter ao exame de matematica (acabei o 12º com 17 mas estou ha um ano ser a disciplina...) e queria tentar todas as possibilidades ao meu alcance.

* Posso candidatar-me a mais que uma faculdade pelo regime de mudança de curso ou só é possível um pedido desses? (a ideia é pedir mudança para o ISEP e também por na primeira opção no concurso nacional).
A 2ª. opção é a ESTG (também do IPP).
Será possivel fazer pedido de mudança mudança de curso da ESS para o ISEP e também para a ESTG + candidatura pelo concurso nacional?

* Se tiver a sorte de entrar em faculdades diferentes, posso optar? Ou alguma delas prevalece sobre a outra?

Muito obrigado!!!!
Post automatically merged:

Caso sejam cursos em que tenhas cadeiras com equivalências (creditáveis), podes concorrer a um contingente diferente para ficares colocada não no 1º ano, mas no 2º ano, por exemplo.

Mesmo que não tenhas suficientes para o contingente, caso tenhas alguma cadeira semelhante, após entrares no curso, fazer pedido de creditação (que é pago) e o director do curso para o qual mudaste aprova ou não esse pedido. Caso tenhas ECTS creditáveis, não tens que repetir/fazer algumas cadeiras.
Infelizmente não se aplica a mim. Vou mudar de um curso de ciências/saude para uma engenharia...não me parece que consiga equivalencia nenhuma :( tenho de comecar do zero...

• Like
Reactions: Ariana_