Mudança de curso

Beatriz Franco Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2021
Olá, acabei agora o 12 ano, e quero entrar em direito. A minha média está em 15,8, sendo que a mais baixa para entrar no curso é de 16,2 (em 2020) e este ano não deve baixar. Assim desta-me duas opções candidatar-me a uma faculdade privada de direito e depois pedir transferência para a pública, ou então inscrever-me noutro curso na universidade que pretendo ir e depois pedir mudança de curso. Estou mais inclinada para a segunda opção, já que me disseram que é mais fácil trocar de curso dentro da mesma universidade do que de instituições, e gostava de me ajudassem. Quando eu pedir mudança de curso, vão utilizar a minha média de 12 ano, como forma de critério para decidir se entro? E vou ter que estar um ano no curso à espera e depois pedir vaga, ou posso pedir logo?

• Like
Reactions: Maria Alves02

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Beatriz Franco Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2021
Obrigado pela ajuda!!! Agora mais uma pergunta se eu por exemplo entrar em estudos gerais e conseguir fazer alguma cadeira de direito, depois consigo aproveitar, no ano seguinte?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigado pela ajuda!!! Agora mais uma pergunta se eu por exemplo entrar em estudos gerais e conseguir fazer alguma cadeira de direito, depois consigo aproveitar, no ano seguinte?
A decisão sobre equivalências cabe à faculdade em causa. Só o coordenador do curso te poderia dar mais informações.

Podes ficar com uma ideia verificando se os programas das cadeiras são similares.

ahumanista2002

Membro Caloiro
Matrícula
6 Fevereiro 2019
Olá, acabei agora o 12 ano, e quero entrar em direito. A minha média está em 15,8, sendo que a mais baixa para entrar no curso é de 16,2 (em 2020) e este ano não deve baixar. Assim desta-me duas opções candidatar-me a uma faculdade privada de direito e depois pedir transferência para a pública, ou então inscrever-me noutro curso na universidade que pretendo ir e depois pedir mudança de curso. Estou mais inclinada para a segunda opção, já que me disseram que é mais fácil trocar de curso dentro da mesma universidade do que de instituições, e gostava de me ajudassem. Quando eu pedir mudança de curso, vão utilizar a minha média de 12 ano, como forma de critério para decidir se entro? E vou ter que estar um ano no curso à espera e depois pedir vaga, ou posso pedir logo?
Olá Beatriz!
O que é comum em todas as universidades é que tens de frequentar no ano anterior ao que concorres no ensino superior.
Contudo, os créditos de seriação variam de instituição para instituição e as vagas também. Em Coimbra, para o primeiro ano existem 33 vagas e os critérios são os seguintes:10% uma carta de motivação onde expões os motivos que te levam a mudar de curso, 30% a prova de ingresso e 60% as cadeiras efetuadas no curso em que estiveste.
A nível das creditação quem decide é a coordenadora do curso, todavia pelo que sei é bastante difícil conseguir.