Mudança de curso

Bruno Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
25 Maio 2020
Olá a todos! É a primeira vez que estou a escrever aqui, mas como há bastante gente que me possa esclarecer decidi finalmente mostrar as minhas dúvidas. Então, basicamente eu estive num curso e vou querer mudar para o ano, mas queria aproveitar que tinha cadeiras em comum para as fazer já. A minha dúvida é, eu posso fazer equivalências mesmo usando os exames do secundário para a mudança do curso ou só funciona com transferência mesmo? Outra das minhas dúvidas era se o exame de fq que fiz no 11º ainda conta neste ano, estive aqui a pesquisar sobre isso e diziam que a validade era o ano em que tinha feito o exame mais 2 anos, supostamente ainda daria certo?

Solução
Olaa, podes te candidatar ao novo curso pelos CNAES outra vez ou pela mudança par instituição/curso, sendo que em ambos os processos podes efetuar o pedido de equivalências de modo a teres equivalências às cadeiras similares do curso de origem com o curso que pretendes, estando este processo a cabo do coordenador do curso que pretendes. Os prazos dos exames eram 3 anos (acho que agora alteraram para mais mas ainda não foi bem explicado se os exames realizados antes da nova medida estão abrangidos), o que quer dizer que este ano é o ultimo ano que podes usar.

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olaa, podes te candidatar ao novo curso pelos CNAES outra vez ou pela mudança par instituição/curso, sendo que em ambos os processos podes efetuar o pedido de equivalências de modo a teres equivalências às cadeiras similares do curso de origem com o curso que pretendes, estando este processo a cabo do coordenador do curso que pretendes. Os prazos dos exames eram 3 anos (acho que agora alteraram para mais mas ainda não foi bem explicado se os exames realizados antes da nova medida estão abrangidos), o que quer dizer que este ano é o ultimo ano que podes usar.

Solução

Bruno Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
25 Maio 2020
Muito obrigado!

Bruno Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
25 Maio 2020
Já agora, podes explicar-me como funciona isso das equivalências? O que tenho de fazer para as ter? Não entendo muito bem isso ahahah

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Já agora, podes explicar-me como funciona isso das equivalências? O que tenho de fazer para as ter? Não entendo muito bem isso ahahah
Ao entrares no curso poderás efetuar um pedido de equivalencias/creditações junto da secretaria da tua faculdade, que consiste num papel em que irás colocar as cadeiras que ja fizeste e que achas que são similares ao do curso que entraste (podes colocar todas as cadeiras que fizeste no 1ºano mesmo que saibas em principio que não vais ter equivalência). O processo é pago, mesmo que não sejam atribuídas equivalências, estando a cargo do coordenador do curso que irá decidir com base no plano curricular entre outros parâmetros. Não sei se esclareci a tua duvida, qualquer coisa já sabes!😊

Bruno Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
25 Maio 2020
Ao entrares no curso poderás efetuar um pedido de equivalencias/creditações junto da secretaria da tua faculdade, que consiste num papel em que irás colocar as cadeiras que ja fizeste e que achas que são similares ao do curso que entraste (podes colocar todas as cadeiras que fizeste no 1ºano mesmo que saibas em principio que não vais ter equivalência). O processo é pago, mesmo que não sejam atribuídas equivalências, estando a cargo do coordenador do curso que irá decidir com base no plano curricular entre outros parâmetros. Não sei se esclareci a tua duvida, qualquer coisa já sabes!😊
Desculpa não ter respondido mais cedo, mas tenho estado ocupado com os exames e não tenho vindo aqui. É pago? Mas costuma ser caro? Já agora eu teria de pedir aquela ficha enes de novo? Já agora, não sei se sabes dizer-me mas eu tenho Análise Matemática I, isso dá para fazer equivalência com cálculo?

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Desculpa não ter respondido mais cedo, mas tenho estado ocupado com os exames e não tenho vindo aqui. É pago?
Costuma ser pago mas consulta melhor as condições da tua faculdade (caso não encontres, diz me em qual pretendes ingressar que eu posso ver).
Mas costuma ser caro? Já agora eu teria de pedir aquela ficha enes de novo?
No meu caso foi 40€ para teres uma ideia.
Já agora eu teria de pedir aquela ficha enes de novo?
Se uma das condições do processo for as provas de ingresso, em principio, terás de entregar uma cópia da ficha ENES em que se encontrão essas exames. Não necessitando de pedires uma nova, caso tenhas guardado a ficha ENES com os exames que queres usar.
Já agora, não sei se sabes dizer-me mas eu tenho Análise Matemática I, isso dá para fazer equivalência com cálculo?
Só o coordenador do curso é que pode dar te certezas sobre isso. Caso os programas forem semelhantes, em principio terás equivalência. Eu diria que terias equivalência, mas sem certezas como já disse.

Caso tenhas mais alguma dúvida estás à vontade e diz a faculdade que queres ingressar para poder ajudar melhor visto que este processo varia de instituição para instituição.

Bruno Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
25 Maio 2020
Costuma ser pago mas consulta melhor as condições da tua faculdade (caso não encontres, diz me em qual pretendes ingressar que eu posso ver).

No meu caso foi 40€ para teres uma ideia.

Se uma das condições do processo for as provas de ingresso, em principio, terás de entregar uma cópia da ficha ENES em que se encontrão essas exames. Não necessitando de pedires uma nova, caso tenhas guardado a ficha ENES com os exames que queres usar.

Só o coordenador do curso é que pode dar te certezas sobre isso. Caso os programas forem semelhantes, em principio terás equivalência. Eu diria que terias equivalência, mas sem certezas como já disse.

Caso tenhas mais alguma dúvida estás à vontade e diz a faculdade que queres ingressar para poder ajudar melhor visto que este processo varia de instituição para instituição.
Não tive muito tempo para vir aqui, mas eu neste momento estou no ISEL. Já agora, eu estive aqui a ver umas coisas sobre como fazer a mudança de curso pelos exames que tinha feito e aqui no uniarea estava a ver que tinha de pedir aquela senha novamente e pedir depois aquela ficha enes de novo. É indiferente aquela entrega de pedido ser na escola ou na gaes? E a ficha enes é suposto pedir na escola onde estive na altura? 1650024742856.png

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Não tive muito tempo para vir aqui, mas eu neste momento estou no ISEL. Já agora, eu estive aqui a ver umas coisas sobre como fazer a mudança de curso pelos exames que tinha feito e aqui no uniarea estava a ver que tinha de pedir aquela senha novamente e pedir depois aquela ficha enes de novo. É indiferente aquela entrega de pedido ser na escola ou na gaes? E a ficha enes é suposto pedir na escola onde estive na altura? Ver anexo 22836
Se não vais realizar nenhum exame este ano e pretendes usar os exames que fizeste para entrar no ensino superior para a mudança de curso, só precisas de confirmar que tens a respetiva ficha ENES. Não precisas de pedir uma nova.

Bruno Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
25 Maio 2020
Se não vais realizar nenhum exame este ano e pretendes usar os exames que fizeste para entrar no ensino superior para a mudança de curso, só precisas de confirmar que tens a respetiva ficha ENES. Não precisas de pedir uma nova.
Então o que preciso de pedir mesmo? Pensei que fosse preciso pedir uma nova ficha ENES porque podia ter de diminuir a validade dos exames ou assim.

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Então o que preciso de pedir mesmo? Pensei que fosse preciso pedir uma nova ficha ENES porque podia ter de diminuir a validade dos exames ou assim.
A validade dos exames não se aplica no concurso de mudança de curso. Estavas a falar pelo concurso nacional? Não se sei já disseste mas diz para que faculdade pretendes mudar para poder ajudar melhor com os requistos para te inscreveres.

Bruno Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
25 Maio 2020
A validade dos exames não se aplica no concurso de mudança de curso. Estavas a falar pelo concurso nacional? Não se sei já disseste mas diz para que faculdade pretendes mudar para poder ajudar melhor com os requistos para te inscreveres.
Sim, eu em princípio devo voltar a concorrer com os exames, só não os vou fazer porque ainda estão na validade. Eu devo continuar na mesma, só vou mudar de curso. Eu já tinha dito aí em cima, mas neste momento estou no ISEL