Mudança de curso

rafaelahorta

Membro Caloiro
Matrícula
27 Novembro 2023
Entrei na universidade para um curso que queria (2ª opção) e neste momento estou a ponderar mudar de curso. Estou no primeiro ano de bioquímica na FCT e estou a pensar em fazer os exames de português e filosofia este ano para mudar para direito. Sei que estes cursos em nada têm a ver um com o outro, no entanto direito é um curso que já me tinha suscitado interesse apesar de eu vir de ciências e não ser um curso que remeta para a minha área.
Tenho imenso receio em mudar de curso, visto que já estava na faculdade num curso que tem diversas saídas profissionais, no entanto neste momento sinto que não me dizem nada. Sinto que não faz sentido continuar num curso que não me interessa, por isso se alguém que tenha passado por uma situação parecida me pudesse falar sobre a sua experiência penso que me tranquilizaria.

Entrei na universidade para um curso que queria (2ª opção) e neste momento estou a ponderar mudar de curso. Estou no primeiro ano de bioquímica na FCT e estou a pensar em fazer os exames de português e filosofia este ano para mudar para direito. Sei que estes cursos em nada têm a ver um com o outro, no entanto direito é um curso que já me tinha suscitado interesse apesar de eu vir de ciências e não ser um curso que remeta para a minha área.
Tenho imenso receio em mudar de curso, visto que já estava na faculdade num curso que tem diversas saídas profissionais, no entanto neste momento sinto que não me dizem nada. Sinto que não faz sentido continuar num curso que não me interessa, por isso se alguém que tenha passado por uma situação parecida me pudesse falar sobre a sua experiência penso que me tranquilizaria.
Olá! Se este é o teu primeiro ano de faculdade (e mesmo que já estivesses noutro ano), se não te revês nada em tirar Bioquímica, acho que não vale muito a pena insistires em algo que não te está a deixar satisfeita. Muito provavelmente é o teu 1° ano e se já estás assim com o início do curso, não é muito provável que de repente, mais para a frente, comeces a adorar e não fiques com alguns pensamentos sobre o teu interesse em Direito. Além disso, Direito é um curso de 4 anos e provavelmente depois até há algum interesse em teres um mestrado, pelo que quanto mais adias a escolha, mais anos vais sentir que estás a "atrasar" o teu percurso (o que é okay, mas não deixa de ter o seu impacto no nosso psicológico). Estamos a falar de cursos muito diferentes, mas a verdade é que 1) Direito tem vários alunos que vêm de Ciências e Tecnologias e não há grandes relatos de uma dificuldade acrescida por teres vindo desse curso (por norma, Direito é exigente mas não implica que por não teres tido História A vais ter grandes dificuldades; até porque basicamente nada de muito relevante em Direito é estudado em exclusivo pelos alunos de Humanidades). 2) Direito é um curso bastante versátil, com saídas que vão além de seres juíza ou advogada, pelo que não me parece que fiques mal servida por escolheres essa área. Caso mudes de curso e no final repenses que afinal Bioquímica interessa-te mais, podes sempre reingressar em Bioquímica e as cadeiras que tiveres feito ficam já feitas. Se estás indecisa entre as áreas, eu diria para fazeres as cadeiras que conseguires este ano lectivo, em que vais ter de ficar fora de Direito de qualquer forma, depois mudas e o resto não há como prever se vais gostar mais ou não, mas não estás sozinha! Não tenho ninguém próximo que tenha trocado para Direito, mas tive alguns ex-colegas de escola que eram de Ciências e escolheram Direito, tendo ficado no curso. Boa sorte!