Mudança de Curso

diogo.fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
29 Novembro 2020
Olá a todos!
Estou no 2.º ano em engenharia eletrotécnica e de computadores em Coimbra, e este semestre desmotivei muito e percebi que o curso não é para mim. Apesar de gostar de algumas cadeiras(por causa de ter jeito a matemática) acho a parte prática super aborrecida, principalmente a programação e montagem de circuitos, e sinceramente não sinto paixão nenhuma por engenharia.
Agora que refleti muito, acho que no secundário nunca pensei naquilo que queria realmente fazer como profissão, e escolhi mais tendo em conta pelas disciplinas que eu tirava melhores notas; e o que me acabou por confundir foi gostar muito de matemática, fisica, química e biologia, então todos os cursos pareciam interessantes à partida. E a verdade é que sempre senti que medicina era uma área incrível, e sinceramente via-me como médico, uma vez que adorava aprender e estudar toda a parte da biologia humana, e principalmente pelo contacto que podias ter com os doentes, e com os teus conhecimentos ajudá-lo a sentir-se melhor numa situação difícil ou a curar a doença. No entanto, deixei estes pensamentos para trás pois toda a gente me assustava com o curso e também pelo estado do SNS, mas sempre senti esse bichinho dentro de mim.
Agora que estou no segundo ano de engenharia arrependo-me de não ter ido para medicina, pois sinto que iria adorar o curso e a profissão, e apesar das dificuldades(e eu sei que são muitas), sinto que poder fazer a diferença na vida de alguém me dá a motivação que pode ser precisa. Assim(e podem-me chamar doido), vou seguir a minha intuição e decidi que vou mudar de curso e para o ano vou-me candidatar a medicina em Coimbra.
Assim, só queria saber se houve mais alguém na minha situação em que mudassem de curso no segundo ano, só para não me sentir sozinho nesta decisão. Obrigado por lerem até aqui.

Última edição:
Parece uma decisão fácil de tomar, vai em frente. Independentemente do percurso (e curso) que escolheres, vais sempre encontrar dificuldades, por isso mais vale enfrentar os desafios da vida com o curso que realmente gostas.

Há imensa gente que muda de curso a meio, até depois. Conheço pessoas doutoradas que decidiram seguir medicina, não é incomum. Tenho a certeza que não te vais sentir sozinho. Boa sorte!

Olá!

Gostava mesmo que fosse possível fazer uma cena à Freaky Friday neste momento porque sinto que estamos na mesma situação mas espelhada.

Estou no segundo ano de medicina na UC, e vou mudar de curso para o ano. Entrei em medicina por gostar de biologia e matemática (be warned o curso não tem nada de matemática, tem um bocadito de estatística e de biofísica mas é basicamente memorização) por causa das notas, um bocadinho de peer pressure e muito "não saber o que queria fazer".
Não tenho amor pela medicina, e aborreci-me completamente de tudo o que estava a fazer, até as coisitas mais simples era um cargo de trabalhos para pegar nelas e cheguei a um ponto em que simplesmente parei de estudar.

Não estou a dizer que não gostei de nada no curso, há coisas interessantes, mas quando parava e pensava que não estava a fazer isto só por fazer, e daqui a uns anos ia ter de exercer, de Ser Médica, era algo que não me via a ser feliz a fazer.

Obviamente que muita gente acha que sou doida, e que acham q tu és doido, mas a vida é de cada um e o teu objetivo principal é ser feliz.

Eu por acaso estou a pensar mudar para engenharia informática cá em Coimbra mas ainda não tirei eng eletrotécnica do leque de opções.
Gostava mesmo de ouvir o que tens a dizer sobre engenharia eletrotécnica, e estou disponível para falar mais sobre a minha experiencia até agora em medicina. Se quiseres falar manda mensagem :)

Definitivamente não estás sozinho, boa sorte!!

• Like
Reactions: minnow