Mudança de Curso

Solstício

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2018
Agora só se tentares concorrer na 2ª fase (ou na 3ª) ou então para o ano.
Para saberes isso podes procurar pela média do último colocado nos respetivos cursos e, caso tenhas média superior, é porque entravas. :)

Podes concorrer para a 2ª fase à vontade, independentemente do que aconteceu na 1ª fase. Tem é atenção que perdes automaticamente a vaga da 1ª fase se ficares colocado na 2ª fase. :)
Obrigada. E se tentar inscrever na segunda fase mas não ser colocada perco a vaga da primeira fase? E quando é que a lista dos últimos colocados sai?

Última edição:

Rui F.

Membro Veterano
Matrícula
3 Julho 2018
Obrigada. E se tentar inscrever na segunda fase mas não ser colocada perco a vaga da primeira fase? E quando é que a lista dos últimos colocados sai?
Olá. Tu só perdes a vaga da primeira fase, se ficares colocado(a) na 2ª fase. Caso não tenhas colocação na 2ª fase, ficas na mesma na 1ª (tens é de fazer a matrícula no curso em que ficaste na primeira fase).

Em relação à lista dos últimos colocados, vai a este site (Colocações 2018 - Concurso Nacional de Acesso) e carrega na opção classificação dos últimos colocados em excel. Um ficheiro de excel irá fazer download para o teu pc, abre-o e procura pela tua instituição e curso e tens lá a nota do último colocado, bem como o número de colocados e vagas sobrantes para a 2ª fase (caso existam, claro).

BeatrizOS

Membro
Matrícula
2 Julho 2018
Curso
Engenharia Biomédica
Instituição
FCT UNL
Agora só se tentares concorrer na 2ª fase (ou na 3ª) ou então para o ano.
Para saberes isso podes procurar pela média do último colocado nos respetivos cursos e, caso tenhas média superior, é porque entravas. :)

Podes concorrer para a 2ª fase à vontade, independentemente do que aconteceu na 1ª fase. Tem é atenção que perdes automaticamente a vaga da 1ª fase se ficares colocado na 2ª fase. :)
muito obrigada mesmo !

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @fernandesstephanie
ola, estou no primeiro ano do curso de gestão na universidade do Algarve, mas gostaria de pedir a mudança para o curso de marketing na universidade de lisboa, gostaria de saber se é possível fazer estes duas mudanças em simultâneo ou somente uma ??
Só referes uma mudança, mas podes tentar várias mudanças de curso paralelas.

Pedro25Alves

Membro
Matrícula
12 Junho 2018
Não entrei em ciências da comunicação na 1ª fase, vou-me candidatar na mesma na 2ª, mas caso não consiga novamente entrar, gostaria de saber quais cursos na flup têm cadeiras equivalentes para que eu possa fazer um ano nesse mesmo curso e no final pedir transferência para CC. Obrigado!

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Boas

Passei para o 11º ano em Ciencias ,tendo acabado o ano com 15.5 de media.Estando indeciso entre CT e Ciencias socioeconomicas (Economia),e sendo eu super indeciso,acabei por optar por CT.
Em relaçao ao que pretendo seguir,a licenciatura que mais me chama à atençao é economia/gestao,e querendo eu tirar a licenciatura no Porto,neste caso na FEP,a media é elevada,estando ai o problema.
Nunca criei habitos de estudo,tendo seria falta de motivaçao para estudar,acabando por estudar muito pouco,1-2 horas no dia anterior ou ate mesmo nada dependo da disciplina e do cansaço,prolongando o estudo no proprio dia,acabando por ser notado sobretudo em fq e mat por exigirem maior quantidade de estudo e de forma continua.
Por um lado,era bom ficar por ser mais geral e nao ter a certeza absoluta que quero economia/gestao,sendo algo relacionado a informatica a terceira opçao.Por outro lado,mudar para economia seria bom para diminuir a possibilidade de nao ter media para a FEP dado que ao anular fq e bio subo para 16.5(tive 11 a fq) e porque supostamente as disciplinas sao mais faceis e poderia estar mais interessado,no entanto,a nota a geografia e a economia seriam a nota de exame.
Em suma,a minha preocupaçao resume-se ao facto de nao ter media suficiente para entrar na FEP,estando a depositar esperança no facto de eventualmente conseguir estudar a serio,ficando na duvida se deva continuar no curso atual.A minha ideia era ficar parte do 1 periodo e se corresse nao subisse ,mudava de curso.Quando falei com a minha DT,ela disse que seria bom para mim ficar em CT para FQ me obrigar a estudar e assim a criar metodo de estudo.Algum conselho?

Obrigado a toda a gente que tentar ajudar :)
Olá! Se tiveres a certeza de que queres mesmo Economia (nota do último colocado FEP 2018: 168.3) ou Gestão (nota do último colocado FEP 2018: 175.0), deves mesmo mudar para Ciências Socioeconómicas. Mas isso é somente se tiveres a certeza que é esta a área que queres seguir. Caso contrário, na dúvida, acho boa ideia continuares em Ciências e Tecnologias pelo facto de te abrir mais portas. Isso dos hábitos de estudo é algo que vais ser obrigado a mudar, quer continues em CT ou não. Não te safas na faculdade como o fazes no secundário, nem por sombras, portanto sugiro que fales com professores, colegas, etc, e pede ajuda para saberes quais os métodos de estudo mais aconselháveis. Como todas as pessoas são diferentes, és capaz de experimentar certos métodos que não se adequam a ti mas isso vais descobrindo até achares o melhor. Qualquer dúvida dispõe (fui de CT, já agora).

• Like
Reactions: Júlio Ribeiro

Martim Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
18 Janeiro 2017
Olá, eu tentei entrar em Medicina Veterinária através do regime mudança par instituição/curso, mas não consegui...
Agora estou meio perdido..
Estou a pensar em entrar em enfermagem veterinária e depois tentar outra vez a transferência para o ano... Aconselham?
Alguém me sabe dizer a quantas cadeiras eu iria conseguir equivalências?

Didisofia

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2018
Boa noite gostava de fazer Farmácia na estsel contudo nao tenho média será que se for para ortoprotesia poderei fazer equivalência ? Como funciona ? Tenho de concluir o primeiro ano ou basta fazer o primeiro semestre ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Didisofia
Boa noite gostava de fazer Farmácia na estsel contudo nao tenho média será que se for para ortoprotesia poderei fazer equivalência ? Como funciona ? Tenho de concluir o primeiro ano ou basta fazer o primeiro semestre ?
Só a instituição em causa te poderá responder sobre as equivalências, já que cabe a cada uma tomar essa decisão. Só podes mudar de curso no fim do 1º ano.

• Like
Reactions: Didisofia
Matrícula
10 Agosto 2018
Olá @Aldenir R. Dias

Como assim? A pergunta parece-me demasiado vaga.
Eu vou começa o segundo ano. Como não consegui mudar de curso este ano, estava a pensar mudar para o próximo ano.

O curso de Direito da UNL, no primeiro semestre partilha pelo menos três cadeiras com o curso em que estou inscrito agora. Existem outras duas cadeiras que não tenho a certeza se são passíveis de equivalência.

Vale a pena mudar de curso no próximo ano?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Eu vou começa o segundo ano. Como não consegui mudar de curso este ano, estava a pensar mudar para o próximo ano.

O curso de Direito da UNL, no primeiro semestre partilha pelo menos três cadeiras com o curso em que estou inscrito agora. Existem outras duas cadeiras que não tenho a certeza se são passíveis de equivalência.

Vale a pena mudar de curso no próximo ano?
Se preferes o outro curso vale sempre a pena mudares.

Nezy_Nocas

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2017
Olá a todos estou á beira do desespero! Estou no curso de turismo, porém não estou a gostar e sinto-me desmotivada e já me decidi mudar . Contudo estou no 2 ano do curso , visto que arrisquei continuar e até pensei ser uma fase má . O que não gosto mesmo são as disciplinas em si . No entanto gostaria de tirar algo ligado á comunicação, fotografia pois são áreas que sempre me despertaram bastante interesse. Os meus pais não querem que eu mude de curso , pois dizem que o turismo é uma área em crescimento e onde se arranja emprego e comunicação / fotografia é desemprego. Não sei o que fazer , quero saber opiniões . Obrigada pela atenção .

lissy

Membro
Matrícula
22 Setembro 2018
Boas! Este ano entrei na minha segunda opção já sem vagas na segunda fase para concorrer novamente. Entretanto, não estou a gostar das aulas e quero MESMO fazer a minha primeira opção. A questão está toda na mudança de curso, porque me disseram que para alunos já dentro do ensino superior abrem poucas vagas (e eu não tenho médias para concorrer para o continente, só para as ilhas) e entram conforme os créditos (ECTS?), ou seja, para eu conseguir ser transferida para o curso que quero, preciso MESMO de fazer o curso em que estou agora para conseguir os créditos necessários, mas eu realmente não estou a gostar. Isso dos créditos é verdade? Porque eu estava pensar simplesmente anular a inscrição na maioria das aulas do curso atual e inscrever nas que forem possíveis do curso que quero, só que depois de me dizerem isso fiquei de pé atrás.

Alguém me poderia esclarecer, por favor?

Luís Todo Bom

Membro Catedrático
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Depende fa instituiçao. O iseg e o ISCTE por exemplo funciona com a nota de exame de media da escola primeiro. Já a NOVA e o IST usem creditos/media como primeiro criterio. Tens de ser especifica em que insituiçao andas.