Mudança de Curso

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Significa, portanto, que não terei de os repetir para os usar como provas de ingresso no próximo ano porque ainda são válidos, certo?
Se tens exames válidos só os repetes se quiseres.

diana_silva

Membro Caloiro
Matrícula
18 Setembro 2017
Se tens exames válidos só os repetes se quiseres.
A minha questão era mesmo essa: só queria repeti-los apenas se eles não fossem válidos para a candidatura no próximo ano! Mas os exames que fiz em 2017 ainda são válidos para a candidatura pelo CNA em 2019, certo? Só para ter uma resposta definitiva a esta pergunta.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
A minha questão era mesmo essa: só queria repeti-los apenas se eles não fossem válidos para a candidatura no próximo ano! Mas os exames que fiz em 2017 ainda são válidos para a candidatura pelo CNA em 2019, certo? Só para ter uma resposta definitiva a esta pergunta.
Certo, é o último ano que os podes usar como prova de ingresso.

adrianamreis

Membro Caloiro
Matrícula
17 Maio 2017
Olá! Eu estou no primeiro ano no curso de farmácia no Porto, mas queria mesmo era ciências farmacêuticas. Queria candidatar-me a Coimbra, mas não sei como funciona, se tenho que pedir a ficha ENES novamente e candidato-me como da primeira vez... Gostava de saber se alguém sabe como funciona.
Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @adrianamreis
Olá! Eu estou no primeiro ano no curso de farmácia no Porto, mas queria mesmo era ciências farmacêuticas. Queria candidatar-me a Coimbra, mas não sei como funciona, se tenho que pedir a ficha ENES novamente e candidato-me como da primeira vez... Gostava de saber se alguém sabe como funciona.
Podes concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso e/ou pelo concurso de mudança de curso. Neste último cabe à instituição definir as suas regras. Para a FFUC tens aqui algumas informações:

MartaHoosseni

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2018
Olá!
Eu estou no 1° ano de licenciatura em biologia e pretendo mudar de curso. Gostaria de saber se repetindo as provas de ingresso este ano posso realizar a mudança de par instituição/curso ou se apenas posso concorrer pelo concurso nacional dges.
E concorrendo pela dges obtenho equivalências das cadeiras que realizei este ano?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @MartaHoosseni
Eu estou no 1° ano de licenciatura em biologia e pretendo mudar de curso. Gostaria de saber se repetindo as provas de ingresso este ano posso realizar a mudança de par instituição/curso ou se apenas posso concorrer pelo concurso nacional dges.
E concorrendo pela dges obtenho equivalências das cadeiras que realizei este ano?
Se a comprovação das notas dos exames for através da ficha ENES, e as datas do concurso possibilitar entregares as notas dos exames deste ano, podes, sim. O pedido de equivalências é independente da forma como entras no curso.

• Like
Reactions: MartaHoosseni

PedroA263

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2019
Bom dia a todos!
Eu estou no segundo ano do curso de Direito na FDL e quero mudar para Ciencia Política e Relações Internacionais na FCSH Nova. Contudo, precisava de aumentar a minha média em 7 décimas para ter possibilidade de entrar no próximo ano. As minhas perguntas são:
  1. Estando a 5 de Março ainda me posso inscrever nos exames e candidatar-me?
  2. Quero fazer os exames de Geografia A e Filosofia, disciplinas essas em que obtive a classificação final de 13. Posso anular essas disciplinas para ficar com a nota que tirar nos exames finais?
  3. Outra opção que tenho é a mudança de curso. Porém, o que li na net sobre isto não me esclareceu. Como se processa a mudança de curso, ou seja, a quem me teria de dirigir?
Muito obrigado pela atenção.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @PedroA263
Estando a 5 de Março ainda me posso inscrever nos exames e candidatar-me?
Sim, as inscrições estão a decorrer até dia 18:
Quero fazer os exames de Geografia A e Filosofia, disciplinas essas em que obtive a classificação final de 13. Posso anular essas disciplinas para ficar com a nota que tirar nos exames finais?
Não, mas podes fazer melhoria para efeitos de acesso com os exames nacionais. Sugiro que leias isto:
Outra opção que tenho é a mudança de curso. Porém, o que li na net sobre isto não me esclareceu. Como se processa a mudança de curso, ou seja, a quem me teria de dirigir?
Cada instituição define os seus critérios, calendário de candidatura, e critérios para selecção dos alunos, pelo que tens de ver junto da mesma. Para a FCSH Nova: Mudança de Par Instituição / Curso — NOVA FCSH

PedroA263

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2019
Muito obrigado! Gostaria de fazer só mais uma pergunta. No 11°, ou seja, em 2016, fiz exame de Macs. Ainda posso contar com a nota desse exame na minha média? A contagem dos dois anos de validade dos exames começa após os realizarmos ou após a conclusão do 12°?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Muito obrigado! Gostaria de fazer só mais uma pergunta. No 11°, ou seja, em 2016, fiz exame de Macs. Ainda posso contar com a nota desse exame na minha média? A contagem dos dois anos de validade dos exames começa após os realizarmos ou após a conclusão do 12°?
Para o concurso nacional de acesso, não. Conta a partir do ano da realização do exame. Para o concurso de mudança de curso, sim.

Maria bi

Membro Caloiro
Matrícula
17 Março 2019
Olá, eu ando no 12º ano e vou candidatar me à Universidade este ano, gostava de perceber como funcionam as transferências de curso. Visto que gostava de seguir Psicologia, mas para a universidade que quero não tenho média suficiente, mas tenho média para entrar em Serviço Social ( que é a minha 2ª opção )para essa mesma universidade , se por a caso entrar em serviço social depois dá para me transferir para psicologia ?
Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Maria bi
Olá, eu ando no 12º ano e vou candidatar me à Universidade este ano, gostava de perceber como funcionam as transferências de curso. Visto que gostava de seguir Psicologia, mas para a universidade que quero não tenho média suficiente, mas tenho média para entrar em Serviço Social ( que é a minha 2ª opção )para essa mesma universidade , se por a caso entrar em serviço social depois dá para me transferir para psicologia ?
No concurso de mudança de curso cabe à instituição em causa decidir os critérios de candidatura e a forma como selecciona os seus alunos, pelo que só vendo junto da instituição em causa.