Mudança de Curso

Boa tarde.

Neste momento estou no 1º ano do CTeSP de Informática de Gestão no ISTEC. Pretendo terminar o CTeSP no ISTEC e, quando for a altura de passar para uma licenciatura, gostava de pedir transferência para outro instituto, mais concretamente para o ISCTE. É possível, supondo que tenho média para o cruso que prentendo?

Um aparte: não tenho qualquer exame nacional feito.

Obrigado!

No iscte Penso que tenhas de fazer exames porque é uma universidade logo não podes concorrer só com o CTESP, para o fazeres terias de concorrer a um politecnico e mesmo assim como não é um CTESP do mesmo politecnico pode não dar.

Estou a pensar ir para o ISTEC Que me podes contar sobre isso?

Bom dia! Pretendo de mudar de curso dentro da mesma universidade.
Estive a informar-me e reparei que posso usar os exames de qualquer ano. Tenho um exame de 9,6 de biologia e geologia de há quatro anos e um exame de 11,5 de matemática A de há dois anos, ambos de 2ª fase.
Posso usar exames de anos diferentes para pedir a transferência ou tem de ser obrigatoriamente do mesmo ano?
Pode usar-se os exames de segunda fase para a transferência?

• Love
Reactions: hdf
Olá @hdf

Podes, sim.

Se o regulamento da faculdade não tiver nada contra, sim.
No regulamento não especifica se são exames de 1ª ou 2ª fase, portanto, posso pressupor que pode ser de qualquer fase, certo?
Não há problema o facto de ter um exame com nota inferior a 10 valores? O curso para onde quero mudar pede o seguinte:
Provas de Ingresso
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia
ou
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
ou
02 Biologia e Geologia
16 Matemática
Classificações Mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 100 pontos

Pretendia utilizar o conjunto de biologia e matemática, sendo que a média dos dois dá 105,5 pontos. Eles irão ver qual é o conjunto que mais se adequa para o meu caso, certo?
E como é que posso obter o comprovativo da nota do exame de biologia? Ele já não irá aparecer na ficha ENES deste ano, visto que já passou de validade.
Desculpa tantas perguntas, mas não existe muita informação acerca da mudança de curso 🙁

No regulamento não especifica se são exames de 1ª ou 2ª fase, portanto, posso pressupor que pode ser de qualquer fase, certo?
Certo.
Não há problema o facto de ter um exame com nota inferior a 10 valores? O curso para onde quero mudar pede o seguinte:
Provas de Ingresso
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia
ou
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
ou
02 Biologia e Geologia
16 Matemática
Classificações Mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 100 pontos

Pretendia utilizar o conjunto de biologia e matemática, sendo que a média dos dois dá 105,5 pontos. Eles irão ver qual é o conjunto que mais se adequa para o meu caso, certo?
Tens de ter positiva em cada um dos exames.
E como é que posso obter o comprovativo da nota do exame de biologia? Ele já não irá aparecer na ficha ENES deste ano, visto que já passou de validade.
Pedes uma ficha ENES de anos anteriores a DGES.

• Like
Olá!

Necessitas de ter a nota mínima de candidatura dos exames para a faculdade. No caso dessa instituição, tens de ter 100 (não é 95) ao(s) exame(s) que irás utilizar como prova de ingresso. Caso contrário, penso que serás automaticamente excluído. Se for uma privada ou concordatária, contacta a instituição pois há algumas faculdades, como a Lusófona, que te permitem fazer o ano 0 (1º ano como externo) sem teres nota positiva a um dos exames (e portanto, sem o secundário concluído).
Como essa instituição te permite apenas apresentares um exame em vez de dois, vê bem se não compensa mais apresentares só um exame, pois dois tendem a baixar-te a média.
No caso do teu exame de biologia, já tem mais de três anos (prazo de validade dos exames)? Se tiver, penso que não o poderás usar para concorrer. Tens de fazer outro.
No caso da 1ª e 2ª fase, é simples. O ensino superior público tem três fases de candidaturas (https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/calendario-concurso-nacional-de-acesso). Os exames da 1ª fase podem ser utilizados na 1ª, 2ª e 3ª fases da candidatura. Os exames da 2ª fase, apenas da 2ª e 3ª fases de candidatura. Se tiveres o mesmo exame (por exemplo, biologia) na 1ª e 2ª fase de exames, podes utilizar o da 1ª fase para concorrer à 1ª fase de candidaturas e, no caso de a 2ª fase ter melhor nota, podes utilizar a 2ª fase para 2ª e 3ª candidaturas. No ensino superior privado, tens de contactar a instituição para saberes as suas datas de candidatura (há até instituições que têm 4 fases de candidaturas).
Espero ter-te sido útil. Se não perceberes, diz que tento explicar novamente de outra forma.
Boa sorte!

• Like
Tens de ter positiva em cada um dos exames.
Então o exame de biologia com nota de 96 pontos pode ser utilizado, juntamente com o exame de matemática?

Pedes uma ficha ENES de anos anteriores a DGES.
Tenho a ficha ENES do ano passado em que aparece esse exame, posso utiliza-la?
Post automatically merged:

Olá!

Necessitas de ter a nota mínima de candidatura dos exames para a faculdade. No caso dessa instituição, tens de ter 100 (não é 95) ao(s) exame(s) que irás utilizar como prova de ingresso. Caso contrário, penso que serás automaticamente excluído. Se for uma privada ou concordatária, contacta a instituição pois há algumas faculdades, como a Lusófona, que te permitem fazer o ano 0 (1º ano como externo) sem teres nota positiva a um dos exames (e portanto, sem o secundário concluído).
Como essa instituição te permite apenas apresentares um exame em vez de dois, vê bem se não compensa mais apresentares só um exame, pois dois tendem a baixar-te a média.
No caso do teu exame de biologia, já tem mais de três anos (prazo de validade dos exames)? Se tiver, penso que não o poderás usar para concorrer. Tens de fazer outro.
No caso da 1ª e 2ª fase, é simples. O ensino superior público tem três fases de candidaturas (https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/calendario-concurso-nacional-de-acesso). Os exames da 1ª fase podem ser utilizados na 1ª, 2ª e 3ª fases da candidatura. Os exames da 2ª fase, apenas da 2ª e 3ª fases de candidatura. Se tiveres o mesmo exame (por exemplo, biologia) na 1ª e 2ª fase de exames, podes utilizar o da 1ª fase para concorrer à 1ª fase de candidaturas e, no caso de a 2ª fase ter melhor nota, podes utilizar a 2ª fase para 2ª e 3ª candidaturas. No ensino superior privado, tens de contactar a instituição para saberes as suas datas de candidatura (há até instituições que têm 4 fases de candidaturas).
Espero ter-te sido útil. Se não perceberes, diz que tento explicar novamente de outra forma.
Boa sorte!
Obrigada pelas informações, mas irei fazer mudança de curso dentro da mesma universidade, sendo que o regulamento é diferente para os candidatos ao concurso nacional 😉

Última edição:
Olá!

Eu penso que tendo tu o exame de 96 a biologia, e pedindo a faculdade 100, apesar de te puderes candidatar, não sei se te aceitarão (mesmo que por pouco). Se fizeres a mudança na mesma instituição (pela mensagem que li, parecia que irias concorrer pela primeira vez) tens de contactar a instituição para saberes isso. São regras diferentes.
Boa sorte!

Se o mínimo pedido pela faculdade é 100, não dá.
Pensei que poderia utilizar, dado que a média dos dois era superior a 100. Bem, vou ver se na segunda fase deste ano consiga a positiva! 😉
Obrigada pelas informações!
Post automatically merged:

Olá!

Eu penso que tendo tu o exame de 96 a biologia, e pedindo a faculdade 100, apesar de te puderes candidatar, não sei se te aceitarão (mesmo que por pouco). Se fizeres a mudança na mesma instituição (pela mensagem que li, parecia que irias concorrer pela primeira vez) tens de contactar a instituição para saberes isso. São regras diferentes.
Boa sorte!
Tens razão, pensava que a média dos dois exames é que poderia ser superior a 100 pontos! É ver como corre a segunda fase deste ano! 🙂

• Like
Reactions: davis
Olá! Eu estava a pensar candidatar me em fisioterapia na ess, contudo não tenho média.. Fiquei a saber que posso trocar de curso no fim do primeiro ano apenas... mas perco esse ano completamente? ou se entrar num curso parecido com cadeiras equivalentes posso aproveitar algo? E se sim, que cursos são semelhantes?
Estou com bastantes dúvidas se arrisco nisto ou desisto e simplesmente escolho outro curso.. alguém já passou por esta situação?

Boa tarde, eu tenho algumas duvidas e gostava de pedir-vos ajuda se fosse possível. Eu estou no meu primeiro ano de Ensino Superior mas não me estou a enquadrar de todo no curso em que entrei no ano 2018/2019 e queria mudar. No Início pensei em mudar apenas de curso e ficar na mesma instituição mas o curso pelo qual tenho interesse tem apenas uma vaga na minha instituição e pelo que sei existe mais pessoas a candidatar-se a esse curso como mudança até que à poucos dias falei com uma colega minha e ela disse-me que eu poderia candidatar-me à primeira fase normalmente a outro curso e até a outra instituição e ao mesmo tempo candidatar-me à mudança de curso da minha instituição. A minha questão é se é verdade e se posso mesmo candidatar-me novamente mesmo estado inscrita numa instituição.
Obrigada! Ficarei a aguardar resposta!

Boa tarde, eu tenho algumas duvidas e gostava de pedir-vos ajuda se fosse possível. Eu estou no meu primeiro ano de Ensino Superior mas não me estou a enquadrar de todo no curso em que entrei no ano 2018/2019 e queria mudar. No Início pensei em mudar apenas de curso e ficar na mesma instituição mas o curso pelo qual tenho interesse tem apenas uma vaga na minha instituição e pelo que sei existe mais pessoas a candidatar-se a esse curso como mudança até que à poucos dias falei com uma colega minha e ela disse-me que eu poderia candidatar-me à primeira fase normalmente a outro curso e até a outra instituição e ao mesmo tempo candidatar-me à mudança de curso da minha instituição. A minha questão é se é verdade e se posso mesmo candidatar-me novamente mesmo estado inscrita numa instituição.
Obrigada! Ficarei a aguardar resposta!
Olá @Rute Lacão
Podes sim, são concursos independentes, pelo que nada interferem um com o outro.

Olá @Joana Marinho
Olá! Eu estava a pensar candidatar me em fisioterapia na ess, contudo não tenho média.. Fiquei a saber que posso trocar de curso no fim do primeiro ano apenas... mas perco esse ano completamente? ou se entrar num curso parecido com cadeiras equivalentes posso aproveitar algo? E se sim, que cursos são semelhantes?
Estou com bastantes dúvidas se arrisco nisto ou desisto e simplesmente escolho outro curso.. alguém já passou por esta situação?
Podes pedir equivalências nas cadeiras que forem comuns cabendo a instituição aceitar ou não.

• Like
Reactions: Joana Marinho
Eu queria entrar em direito, mas infelizmente a minha média não é suficiente, então decidi tentar entrar em solicitadoria e, no final do ano, mudar para direito. A primeira fase dos exames até nem correu mal, mas agora fui a 2ª fase repetir o exame de português e a nota do exame vai descer em relação à 1ª fase. A minha questão era se quando eu for pedir a mudança de curso vão ver todos os exames realizados ou só as provas de ingresso pedidas no “concurso normal”
Desde já obrigada!

Olá @Diana
A minha questão era se quando eu for pedir a mudança de curso vão ver todos os exames realizados ou só as provas de ingresso pedidas no “concurso normal”
Vai contar o da 1ª fase, está descansada.

Olá! Se eu entrasse no curso de Engenharia Informática e Computação na FEUP e depois quisesse mudar de curso para Engenharia Química, também na FEUP, o que teria de fazer? Ia ser muito complicado?