Mudança de Curso

Boas! As pessoas que se candidataram ao concurso de mudança de curso, caso entrem, só fazem a matrícula mais tarde ou juntamente com os que entraram por concurso normal? Na FEUP vi que as matrículas eram feitas de 27 de setembro a 4 outubro 2019. Isso quer dizer que perco 2 semanas de aulas ou posso frequentar à mesma?
Obrigada

Boas! As pessoas que se candidataram ao concurso de mudança de curso, caso entrem, só fazem a matrícula mais tarde ou juntamente com os que entraram por concurso normal? Na FEUP vi que as matrículas eram feitas de 27 de setembro a 4 outubro 2019. Isso quer dizer que perco 2 semanas de aulas ou posso frequentar à mesma?
Obrigada

Normalmente para poderes frequentar as aulas terás de estar matriculada. No entanto, as matrículas, nos casos que conheço, costumam ser feitas antes do início do período de aulas e não depois do início do período de aulas (como irá acontecer sendo as matrículas feitas de 27 de setembro a 4 de outubro). Tentaria ligar para a faculdade e ver a situação, se seria possível poderes frequentar as aulas de uma turma qualquer (não saberás que turma consegues ficar a não ser que haja só 1) até realizares a matrícula para não perderes o conteúdo leccionado no início do ano letivo.

Não sei se será possível mas, pelo menos acho que deverias tentar saber. Porque acho que não tem muita lógica perderes aulas.

• Like
Reactions: AnaLu
Boas !!
A minha situação é a seguinte: no ano letivo anterior ( 2018/2019 ) entrei em Engenharia Informática na UM mas depressa percebi que aquele não era o meu curso. Acabei por fazer as cadeiras suficientes para ter aproveitamento para assim manter a bolsa. O curso para o qual quero mudar é Medicina Veterinária na UTAD, mas como ha hipóteses de não entrar pus como segunda opção psicologia na FPCEUP ( concurso nacional de acesso ). Para estas universidades também me candidatei pelo concurso de mudança de par/instituição. A verdade é que há fortes probabilidades de eu entrar em psicologia, e as matrículas são dia 2 se setembro. A minha dúvida é: se eu me matricular na fpceup e depois entrar em veterinária na UTAD e me quiser matricular lá há algum tipo de inconveniente ou a minha matrícula na fpceup fica logo anulada?

Olá @trizsyko
A minha dúvida é: se eu me matricular na fpceup e depois entrar em veterinária na UTAD e me quiser matricular lá há algum tipo de inconveniente ou a minha matrícula na fpceup fica logo anulada?
Depende da forma como entrares. Os cursos de mudança de curso e o concurso nacional são independentes entre si, pelo que aí não anularia e terias de ser tu a anular.

Teria que o fazer antes de me tentar matricular na UTAD?
Não necessariamente, tu podes estar matriculada em 2 instituições ao mesmo tempo, não há conflito. Até podes frequentar os 2 cursos ao mesmo tempo.

Olá, eu este ano estou numa situação um pouco complicada. Eu concorri a engenharia mecânica no Minho e tenho a certeza que entro mas o que sempre esteve na minha cabeça foi ir para o IST - eng.mecânica- ainda assim tenho hipótese de entrar em segunda fase mas isso gera muitos problemas. Como eu sou da região de Braga não sei até que ponto ir para IST compensa, no entanto tenho em mente fazer o 1 ano do curso na UMinho e se não estiver satisfeito pedia mudança de universidade.
O meu problema é que não sei como isso funciona e se eu acabarei por entrar se quiser.
Já agora tenho 17.5 de secundário e exames de 19fq e 17 mat.

Olá, eu este ano estou numa situação um pouco complicada. Eu concorri a engenharia mecânica no Minho e tenho a certeza que entro mas o que sempre esteve na minha cabeça foi ir para o IST - eng.mecânica- ainda assim tenho hipótese de entrar em segunda fase mas isso gera muitos problemas. Como eu sou da região de Braga não sei até que ponto ir para IST compensa, no entanto tenho em mente fazer o 1 ano do curso na UMinho e se não estiver satisfeito pedia mudança de universidade.
O meu problema é que não sei como isso funciona e se eu acabarei por entrar se quiser.
Já agora tenho 17.5 de secundário e exames de 19fq e 17 mat.

Tu podes efetuar a mudança de curso para ires da UMinho para o IST: neste caso específico, o que irás pedir é uma transferência, de qualquer forma agora a transferência/mudança de curso/instituição é tudo num concurso único desde 2015.

Quanto aos critérios para fazer a transferência, depende de faculdade para faculdade: a faculdade é que define quais os critérios que acha mais conveniente para seleccionar os alunos que tentam fazer a transferência. Para isso, deves tentar consultar o edital da faculdade e ver os critérios que eles exigem para a mudança de curso: estes critérios poderão ser iguais para todos os cursos da faculdade, ou até poderão diferenciar entre cursos, a faculdade tem total liberdade de escolha.

Outra alternativa que poderias tentar é entrar pelo concurso nacional (até podes tentar as 2 formas, se quiseres). Não sei a média do curso de engenharia mecânica no IST mas, se tiveres média, poderás tentar por aí também (o processo de transferência, com toda a papelada e tal que costumam pedir, não deverá ficar por menos de 75€/80€).

Ambos os procedimentos permitem que, com a tua experiência curricular adquirida na UMinho, possas depois pedir equivalências. Normalmente é efetuado pouco depois do período de matrículas, e terás de apresentar uma série de dados que também deverão estar no edital ou, se não estiver, dirige-te à secretaria e questiona sobre essa temática. Normalmente esse procedimento de pedir equivalências também costuma ser bastante moroso, diria que para cima de 100€ certamente entre documentos que irás precisar e emolumentos que a faculdade de origem te exigirá para analisar o processo.

Porquê que o prazo de candidatura a mudança de curso da maioria das faculdades é curto? Poderia ser prolongado até setembro pelo menos, para além disso deveria haver uma forma de fazer a candidatura sem andar para trás e para frente com tanta papelada.

Porquê que o prazo de candidatura a mudança de curso da maioria das faculdades é curto? Poderia ser prolongado até setembro pelo menos

Isso é uma decisão de cada uma das faculdades. Conheço casos em que ela é em julho, junho ou até maio.

Estou com uma dúvida que precisa de ser esclarecida urgentemente!
Eu estava numa licenciatura e decidi desistir e candidatar-me a outro.
Deverei cancelar a matrícula da licenciatura, ou será cancelada automaticamente caso entrar no outro curso?
Desde já agradeço a quem me ajudar

Boa noite!

Gostava de perguntar se ainda estou a tempo de mudar de curso. Sei que para a primeira fase já não é possível candidatar-me, mas para a segunda fase é possível? (dado que nao me iscrevi este ano em nenhum exame nacional nem pedi o codigo de acessoa candidatura, nem ficha ENES, nem nenhum procedimento desses)

Sei que a pergunta vem tarde, e que pareço um caso estranho. Mas estive todo o ano indeciso quanto à mudança de curso e só agora é que se tornou claro para mim que talvez serei mais feliz noutra área. Espero que nao tenha sido tarde de mais..

Desde já o meus mais sinceros agradecimentos pela criação dum forum onde é possível expor duvidas deste género. Se nao houvesse este site, nao sei como iria fazer, visto que o meu problema é tão "particular" (penso eu) e tão em cima da hora.
Obrigado :)

• Like
Reactions: davis
Olá @JoRT1
Gostava de perguntar se ainda estou a tempo de mudar de curso. Sei que para a primeira fase já não é possível candidatar-me, mas para a segunda fase é possível? (dado que nao me iscrevi este ano em nenhum exame nacional nem pedi o codigo de acessoa candidatura, nem ficha ENES, nem nenhum procedimento desses)
Pelo concurso nacional de acesso: sim, na 2ª fase de candidaturas. Tens de pedir uma nova ficha ENES e uma nova senha para a candidatura online.
Pelo concurso próprio de mudança de curso: dependerá das datas da instituição em causa. A maioria já deve ter fechado a 1ª fase, mas algumas fazem uma segunda fase mais tarde. Vê junto da instituição.
Desde já o meus mais sinceros agradecimentos pela criação dum forum onde é possível expor duvidas deste género. Se nao houvesse este site, nao sei como iria fazer, visto que o meu problema é tão "particular" (penso eu) e tão em cima da hora.
You're welcome. 🤗

Olá @Ana gaudencio
Deverei cancelar a matrícula da licenciatura, ou será cancelada automaticamente caso entrar no outro curso?
As candidaturas em anos diferentes são independentes pelo que ou:
- Se não tiveres ainda renovado a matrícula basta que não o faças.
- Se tiveres renovado a matrícula, e não quiseres frequentar o curso, tens de a anular.

Olá , pedi mudança de curso interno mesma faculdade no regime de mudança de curso, posto isto a minha duvida é se será possivel eu me manter no curso em que ja estou ?

Olá , pedi mudança de curso interno mesma faculdade no regime de mudança de curso, posto isto a minha duvida é se será possivel eu me manter no curso em que ja estou ?

Sim. Até poderás frequentar os 2 cursos ao mesmo tempo, se quiseres. Ou então, podes simplesmente não te matricular no novo curso e te matriculares naquele que estavas

Primeiramente, Boa Tarde.
No ano passo ingressei no IPP, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, em Gestão de Restauração e Catering. Bem... ao longo do tempo percebi que este curso não se encaixava em mim... Não me vejo no futuro nesta área. E então pensei imenso acerca disto... decidi trocar de curso, para Biologia ou Ciências do Meio Aquático.
Vou ter que fazer o exame nacional de Biologia e Geologia do 11º ano. Mas isto náo é problema porque eu estudando consigo de boas passar no exame.
A minha questão é se eu devo anular já a matricula no 2º ano de GRC ou continuar este ano, fazer o exame de BioGeo em junho de 2020 e depois pedir para trocar de curso?
Precisava mesmo da vossa ajuda porque não sei mesmo o que fazer!

Primeiramente, Boa Tarde.
No ano passo ingressei no IPP, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, em Gestão de Restauração e Catering. Bem... ao longo do tempo percebi que este curso não se encaixava em mim... Não me vejo no futuro nesta área. E então pensei imenso acerca disto... decidi trocar de curso, para Biologia ou Ciências do Meio Aquático.
Vou ter que fazer o exame nacional de Biologia e Geologia do 11º ano. Mas isto náo é problema porque eu estudando consigo de boas passar no exame.
A minha questão é se eu devo anular já a matricula no 2º ano de GRC ou continuar este ano, fazer o exame de BioGeo em junho de 2020 e depois pedir para trocar de curso?
Precisava mesmo da vossa ajuda porque não sei mesmo o que fazer!
Se não gostas do curso e se não tiveres equivalências, não vejo razão para continuares. Podes dedicar-te a 100% para o exame, alcançares a melhor nota e fazeres algo que possas utilizar para enriquecer o teu CV.
É a minha opinião :)