Mudança de Curso

Bem, este foi o meu último jogo, senão ainda viro a próxima @davis 😂
Se não sou a primeira a morrer, sou assassina aka despair 😂
Primeiramente, Boa Tarde.
No ano passo ingressei no IPP, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, em Gestão de Restauração e Catering. Bem... ao longo do tempo percebi que este curso não se encaixava em mim... Não me vejo no futuro nesta área. E então pensei imenso acerca disto... decidi trocar de curso, para Biologia ou Ciências do Meio Aquático.
Vou ter que fazer o exame nacional de Biologia e Geologia do 11º ano. Mas isto náo é problema porque eu estudando consigo de boas passar no exame.
A minha questão é se eu devo anular já a matricula no 2º ano de GRC ou continuar este ano, fazer o exame de BioGeo em junho de 2020 e depois pedir para trocar de curso?
Precisava mesmo da vossa ajuda porque não sei mesmo o que fazer!

Concordo em absoluto com o que disse o @David1154 (dificilmente terás mais de 1/2 equivalências, tendo em conta que os cursos são muito diferentes). Deixa só dizer mais uma coisa: se ainda não realizaste a matrícula, não precisas de fazer a anulação, basta não te inscreveres.
Outra coisa, tens a absoluta certeza que para trocar de curso precisas de ter o exame nacional de Biologia e Geologia? Não estou a dizer que não seja possível, aliás, eu fiz mudança de curso e exigiam que cumprissemos com a nota de ingresso (no meu caso Matemática), mas não é algo absolutamente obrigatório. Verifica os critérios que a faculdade exige na mudança de curso.

• Like
Reactions: David1154
Concordo em absoluto com o que disse o @David1154 (dificilmente terás mais de 1/2 equivalências, tendo em conta que os cursos são muito diferentes). Deixa só dizer mais uma coisa: se ainda não realizaste a matrícula, não precisas de fazer a anulação, basta não te inscreveres.
Outra coisa, tens a absoluta certeza que para trocar de curso precisas de ter o exame nacional de Biologia e Geologia? Não estou a dizer que não seja possível, aliás, eu fiz mudança de curso e exigiam que cumprissemos com a nota de ingresso (no meu caso Matemática), mas não é algo absolutamente obrigatório. Verifica os critérios que a faculdade exige na mudança de curso.

È assim eu tabém tenho a opção de enfermagem cá no Porto pedem Biologia e Geologia OU Biologia e Geologia mais Fisica e quimica Ou Biologia e Geologia mais Matemática A. Se eu optar por este é possível entrar só com Biologia e Geologia ou as pessoas que possuem os outros conjuntos têm mais possibilidade de entrar?
Em relação a biologia e ciencias do meio aquatico pedem biologia e geologia ou fisica e quimica!

È assim eu tabém tenho a opção de enfermagem cá no Porto pedem Biologia e Geologia OU Biologia e Geologia mais Fisica e quimica Ou Biologia e Geologia mais Matemática A. Se eu optar por este é possível entrar só com Biologia e Geologia ou as pessoas que possuem os outros conjuntos têm mais possibilidade de entrar?
Em relação a biologia e ciencias do meio aquatico pedem biologia e geologia ou fisica e quimica!

Não, não têm mais vantagens do que quem entra só com 1 exame, não vantagens diretas pelo menos.

É igual as probabilidades de entrar. Claro que, se tivesses os outros exames, entre as 3 opções contaria sempre aquela que te beneficiasse mais. Sendo assim entrarás sempre com Biologia e Geologia. Mas não sais penalizada com isso. É indiferente entrares com 16 de exame de qualquer uma das 3 opções que indicaste.

É igual as probabilidades de entrar. Claro que, se tivesses os outros exames, entre as 3 opções contaria sempre aquela que te beneficiasse mais. Sendo assim entrarás sempre com Biologia e Geologia. Mas não sais penalizada com isso. É indiferente entrares com 16 de exame de qualquer uma das 3 opções que indicaste.
Obrigadaaaa!!!!!!

• Like
Reactions: Júlio Ribeiro
Boa tarde.
Quanto à mudanca de curso gostava de saber, visto que na documentação necessaria para este processo é preciso entregar o papel que expõem as classificações obtidas nos exames nacionais,se essas classificações têm de ser necessariamente as que foram utilizadas para a entrada no ensino superior ou se podem ser classificações melhoradas,ou seja, repetir os exames no ano da mudança de curso e usar essas notas??
Obrigada

Boa tarde.
Quanto à mudanca de curso gostava de saber, visto que na documentação necessaria para este processo é preciso entregar o papel que expõem as classificações obtidas nos exames nacionais,se essas classificações têm de ser necessariamente as que foram utilizadas para a entrada no ensino superior ou se podem ser classificações melhoradas,ou seja, repetir os exames no ano da mudança de curso e usar essas notas??
Obrigada

Por norma costumam pedir a ficha ENES. Se assim for, podes entregar a ficha ENES atual, onde já tem as classificações melhoradas.

Em Biologia na UA ( tal como na UTAD ) podes usar apenas o exame de Matemática ( 16 e não a 19 ) como prova de ingresso. Posso perguntar qual a prova de ingresso que usaste para o teu primeiro curso?
Podes ainda considerar o de Biologia Marinha e Biotecnologia em Leiria

Em Biologia na UA ( tal como na UTAD ) podes usar apenas o exame de Matemática ( 16 e não a 19 ) como prova de ingresso. Posso perguntar qual a prova de ingresso que usaste para o teu primeiro curso?
Podes ainda considerar o de Biologia Marinha e Biotecnologia em Leiria
Eu entrei com MACS pois sou de humanidades

Eu entrei com MACS pois sou de humanidades
Sabes se ainda está válido? Poderias usar MACS como prova de ingresso ( como pedem matematica 16 ) se quiseres entrar em Aveiro ou UTAD. Se quiseres ficar no Porto terás mesmo que realizar o de Biologia e Geologia ( ou fisica e quimica )

Última edição:
Sabes se ainda está válido? Poderias usar MACS como prova de ingresso ( como pedem matematica 16 ) se quiseres entrar em Aveiro ou UTAD. Se quiseres ficar no Porto terás mesmo que realizar o de Biologia e Geologia ( ou fisica e quimica )
Bem para enfermagem estão a pedir biologia e geologia. E sim quero ficar no Porto. Obrigado

Bem para enfermagem estão a pedir biologia e geologia. E sim quero ficar no Porto. Obrigado
Pensei que querias biologia ou ciências do meio aquático 😅 se quiseres enfermagem então sim tens que realizar esse exame

Boa sorte e muito sucesso!

Penso que nesse caso a P. I não seria válida. Matemática (16) dá equivalência a MACS, mas só MACS só pode ser utilizada em cursos que pedem MACS.

• Like
Reactions: Rafael.
Penso que nesse caso a P. I não seria válida. Matemática (16) dá equivalência a MACS, mas só MACS só pode ser utilizada em cursos que pedem MACS.
Tens razão, fui agora ao assistente de escolha no DGES e usando MACS como prova de ingresso, realmente, não "marca" a Matematica B ( 16 ). Obrigado pela correção! :D

• Like
Reactions: David1154
Boas,
Acabei de entrar por mudança de curso em eng. Quimica na feup. É necessário confirmar alguma coisa? Só recebi um email a dizer que entrei.

Boas,
Acabei de entrar por mudança de curso em eng. Quimica na feup. É necessário confirmar alguma coisa? Só recebi um email a dizer que entrei.

Terás de realizar as matrículas no período que esteja registado lá no edital do concurso para MTIC.

• Like
Reactions: AnaLu
Olá.
Tenho uma pergunta teórica, visto que não estou nessa situação... mas receio vir estar.
Se eu termino o primeiro ano de uma licenciatura e quero mudar de curso:
1º: No curso para o qual mudar tenho necessariamente de recomeçar o primeiro ano? Ou dá para entrar no segundo se os cursos forem semelhantes?
2º: Há poucas vagas para essa mudança, não é? Mais vale tentar novamente pelo concurso geral?
3º: (vocês são a minha última esperança para obter uma resposta nisto!)Também se tem de calcular uma média de ingresso para essa mudança. Descobri que é uma mistura entre as notas de secundário, as provas de ingresso e as notas no curso de ensino superior que frequentei, numa razão de 0.3 para 0.3 para 0.4 . O que eu não consegui descobrir é se para as notas de secundário e de provas de ingresso contam as minhas melhores classificações (1ª ou 2ª fase) ou sempre só a 1ª fase.
Agradecia esclarecimento da parte de alguém que saiba (espero que ao menos aqui haja gente informada sobre o assunto, senão esgotei as minhas ideias de onde perguntar).
Desde já obrigadíssimo.

• Like
Reactions: alixxx28
Boa noite. Se eu agora na segunda fase entrar na católica do porto (privada) em direito, passado um ano posso pedir transferência para a publica do porto de direito? Como isso funciona? Desculpem a ignorância!

Boa noite, se eu mudar de curso, se as cadeiras a que posso pedir equivalência forem bastantes, posso-me matricular logo no segundo ano ou tenho que refazer o primeiro ano, repetindo as cadeiras sem equivalência?