Mudança de Curso

Boa tarde,

Fui colocada no ISTCE em Gestão, mas pretendo Economia (ou Gestão) na FEP e portanto não vou matricular-me. Não entrei por 8 centesimas. Tenho varias dúvidas:
1- Posso candidatra-me á 2ª e 3ª fase, mesmo não tendo ido á 2ªfase do exame nacional matematica 12º?
2-Quais as probalilidades de entrar na 2ª ou 3ª fase de candidatura? A minha média é 17,05, o ultimo a entrar na FEP Economia foi 17,13.
3- Estou matriculada na Universidade Catolica do Porto em Gestão, é possível pedir transferenciapara a FEP?

Muito Obrigada
Boa tarde,
Quem faz os exames na 1ª fase pode candidatar-se em todas as fases.
Eu acjo que as probabilidades são altas, a diferença das notas é mínima mas se queres ter mesmo a certeza, dá para ver as notas de todos os candidatos no site da DGES.
Agora, acho que é possível pedir transferência mas como não estou familiarizada com isso. Devias de contactar as universidades, elas devem-te informar sobre o assunto.

Espero que tenha ajudado de alguma maneira 😅

1- Posso candidatra-me á 2ª e 3ª fase, mesmo não tendo ido á 2ªfase do exame nacional matematica 12º?

Podes.

2-Quais as probalilidades de entrar na 2ª ou 3ª fase de candidatura? A minha média é 17,05, o ultimo a entrar na FEP Economia foi 17,13.

A 2ª fase é instável e na 3ª pode nem haver vagas nesse curso, portanto não sei te responder quanto às tuas probabilidades.

3- Estou matriculada na Universidade Catolica do Porto em Gestão, é possível pedir transferenciapara a FEP?

No final do 1º ano podes pedir transferência sim. É de notar que não é garantido que consigas a transferência, se fores por esse caminho deves ler o regulamento de mudança de curso da FEP e informar-te mais para a altura se há vagas para transferências nesse curso ou não.

Olá, candidatei-me a direito na FDUC através da mudança de curso e consegui vaga, ficando no lugar 32 (de 33) da lista provisória. Alguém me consegue disser se a audiência previa geralmente muda muito a lista provisória? é que como fiquei no penúltimo lugar tenho um pouco de receio que depois nao fique colocada na lista definitiva devido a alterações da audiência previa.
Muito obrigada

Olá, candidatei-me a direito na FDUC através da mudança de curso e consegui vaga, ficando no lugar 32 (de 33) da lista provisória. Alguém me consegue disser se a audiência previa geralmente muda muito a lista provisória? é que como fiquei no penúltimo lugar tenho um pouco de receio que depois nao fique colocada na lista definitiva devido a alterações da audiência previa.
Muito obrigada

Dificilmente há alterações entre a lista provisória e a lista definitiva. Só se houvesse erros, normalmente de cálculo, que é algo que não costuma acontecer. Direi que é 99,9% seguro que entras em direito na FDUC

Boa tarde!
Entrei em Tradução na FLUL mas o que eu queria mesmo era Psicologia na FPUL. É possível trocar de curso agora (ainda não fiz a matrícula) ou vou ter que esperar um ano? Se der para trocar agora, o que é preciso apresentar de documentos para tratar da mudança? As pessoas a quem tenho perguntado dizem-me coisas diferentes e eu não faço ideia do que seja a verdade.
Desde já obrigada!

Eu entrei este ano em psicologia na FPUL por mudança par instituição. Para te candidatares tens de ter um comprovativo de como não anulaste a matrícula da faculdade, uma folha com o teu aproveitamento (notas das cadeiras que finalizaste), ficha enes do ano em que concorres e cartão de cidadão. Eles este ano usaram como critério a média dos dois exames nacionais mais altos das provas de ingresso que pedem (bg, mat ou pt). Eu fui a última a entrar por este concurso com a média dos meus exames a ser 14,4 se não estou em erro.
Só tinham 6 vagas disponíveis e ainda existiu um número elevado de candidatos (30).
Mudanças de par Instituição

Podes também candidatar-te em segunda ou terceira fase este ano, ou na primeira outra vez no próximo ano. Eu este ano candidatei-me tanto pelo concurso nacional como por este. Espero ter ajudado 😊

Eu entrei este ano em psicologia na FPUL por mudança par instituição. Para te candidatares tens de ter um comprovativo de como não anulaste a matrícula da faculdade, uma folha com o teu aproveitamento (notas das cadeiras que finalizaste), ficha enes do ano em que concorres e cartão de cidadão. Eles este ano usaram como critério a média dos dois exames nacionais mais altos das provas de ingresso que pedem (bg, mat ou pt). Eu fui a última a entrar por este concurso com a média dos meus exames a ser 14,4 se não estou em erro.
Só tinham 6 vagas disponíveis e ainda existiu um número elevado de candidatos (30).
Mudanças de par Instituição

Podes também candidatar-te em segunda ou terceira fase este ano, ou na primeira outra vez no próximo ano. Eu este ano candidatei-me tanto pelo concurso nacional como por este. Espero ter ajudado 😊
Muito obrigada pela tua resposta, este ano ainda vou ver se gosto de Tradução ou não, mas se a resposta for não, irei tentar entrar na FPUL dessa forma.

As médias para mudança de instituição costumam ser elevadas,?
Estou a pensar entrar na Universidade do Algarve em economia e pedir mudança para o ISEG(economia) mas o primeiro critério de seriação é a média dos exames e a minha média é baixa(13,8), acham que tenho hipóteses de ficar colocado no ISEG?

As médias para mudança de instituição costumam ser elevadas,?
Cada caso é um caso.
Estou a pensar entrar na Universidade do Algarve em economia e pedir mudança para o ISEG(economia) mas o primeiro critério de seriação é a média dos exames e a minha média é baixa(13,8), acham que tenho hipóteses de ficar colocado no ISEG?
Só tendo acesso às colocações de anos anteriores para ter uma ideia. As deste ano estão aqui, mas só alunos do ISEG conseguem ver ao que parece:

No momento estou a frequentar o 1 ano de fisioterapia, e gostava de saber se eu quiser mudar de curso para enfermagem na mesma instituição em que estou para o ano, tenho que repetir o 1 ano mas em enfermagem ou tenho alguma equivalência?
As equivalências são dadas pelo director do curso que queres frequentar, pelo que é melhor perguntares directamente a essa pessoa :)

• Like
Reactions: Bernardo3214
Boa Noite, candidatei-me a um curso este ano no entanto, por uma questão da minha média não ser suficiente para ser colocado no curso que desejava este ano, pretendo pedir transferência no próximo ano para esse curso na mesma universidade. Deste modo, sendo a mesma instituição, é possível fazer isso e transitar para o 2º ano ficando com algumas cadeiras feitas do 1º ano visto que coincidem?
Obrigado!

Olá @dcarvalho96
Boa Noite, candidatei-me a um curso este ano no entanto, por uma questão da minha média não ser suficiente para ser colocado no curso que desejava este ano, pretendo pedir transferência no próximo ano para esse curso na mesma universidade. Deste modo, sendo a mesma instituição, é possível fazer isso e transitar para o 2º ano ficando com algumas cadeiras feitas do 1º ano visto que coincidem?
Obrigado!
Sim, é possível, mas sugiro que consultes as condições de mudança de curso da instituição em causa, já que cada uma define as suas. E sim, se tiveres equivalências começas a fazer cadeiras de 2º ano, juntamente com as do 1º que não tiveres equivalência.

Olá @dcarvalho96

Sim, é possível, mas sugiro que consultes as condições de mudança de curso da instituição em causa, já que cada uma define as suas. E sim, se tiveres equivalências começas a fazer cadeiras de 2º ano, juntamente com as do 1º que não tiveres equivalência.
O meu caso trata-se da ISCA-UA, se alguém me conseguir ajudar, agradecia visto que tive a pesquisar e não encontrei nada acerca das equivalências.

O meu caso trata-se da ISCA-UA, se alguém me conseguir ajudar, agradecia visto que tive a pesquisar e não encontrei nada acerca das equivalências.
A parte das equivalências é tipicamente decidida pelo coordenador de cada curso, sendo analisado caso a caso. As faculdades tipicamente não se comprometem a dizer se tens ou não. A melhor fonte de informação sobre o assunto será o coordenador do curso para onde te queres mudar, já que será ele a decidir.

• Like
Reactions: dcarvalho96
Boas!
Mudei de curso e, de acordo com os resultados de creditação, estou dispensada de 5 unidades curriculares. 3 do 1ºano e 2 do 2º. Se me inscrever apenas no 1ºano este ano, perco os créditos que tinha do 2º?

Olá @AnaLu
Mudei de curso e, de acordo com os resultados de creditação, estou dispensada de 5 unidades curriculares. 3 do 1ºano e 2 do 2º. Se me inscrever apenas no 1ºano este ano, perco os créditos que tinha do 2º?
Não, se já te deram o creditação essas cadeiras ficam feitas.

• Like
Reactions: AnaLu
Bom dia,

Sou aluno do 1 ano de licenciatura em Geografia na FLUP, mas sempre quis entrar em direito.

Queria ajuda quanto a possíveis maneiras de o fazer e qual a melhor opção que poderia tomar. Já pensei no regime de mudança de curso no final deste primeiro ano. Já pensei em acabar o curso e depois candidatar me no Porto e Minho pelo regime de titulares de outros cursos superiores ou por maiores de 23.

Desde já agradeço todas as opiniões e honestidade. Obrigado!

Bom dia,

Sou aluno do 1 ano de licenciatura em Geografia na FLUP, mas sempre quis entrar em direito.

Queria ajuda quanto a possíveis maneiras de o fazer e qual a melhor opção que poderia tomar. Já pensei no regime de mudança de curso no final deste primeiro ano. Já pensei em acabar o curso e depois candidatar me no Porto e Minho pelo regime de titulares de outros cursos superiores ou por maiores de 23.

Desde já agradeço todas as opiniões e honestidade. Obrigado!
Respondido no outro tópico.

Bom dia. Estou num TESP de Contabilidade e gostaria de seguir para licenciatura em ciências da nutrição. A minha dúvida é se teria de fazer os exames do secundário para poder entrar no curso ou se através do TESP e de algum exame interno da universidade eu conseguiria entrar na licenciatura.

Olá @Maria.Teixeira
Bom dia. Estou num TESP de Contabilidade e gostaria de seguir para licenciatura em ciências da nutrição. A minha dúvida é se teria de fazer os exames do secundário para poder entrar no curso ou se através do TESP e de algum exame interno da universidade eu conseguiria entrar na licenciatura.
O curso de ciências da nutrição costuma ser leccionado no ensino universitário, logo caso acedas pelo concurso especial para titulares de CTeSPs serias obrigada a realizar exames nacionais.