Mudança de Curso

Matrícula
21 Outubro 2018
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
Olá malta,
Tenho uma dúvida e vocês são capazes de me ajudar.
No próximo ano quero mudar de curso, mas estou indecisa entre dois, posso me candidatar para mudar de curso para duas faculdades distintas e depois optar em qual entrar.
E já agora, posso concorrer pelo regime normal e por mudança de curso?
Desde já obrigada!

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá malta,
Tenho uma dúvida e vocês são capazes de me ajudar.
No próximo ano quero mudar de curso, mas estou indecisa entre dois, posso me candidatar para mudar de curso para duas faculdades distintas e depois optar em qual entrar.
E já agora, posso concorrer pelo regime normal e por mudança de curso?
Desde já obrigada!
Sim, podes te candidatar pelo regime de mudança par curso/instituição a dois cursos diferentes e depois escolheres em qual queres te matricular.
Também te podes candidatar, paralelamente, pelo concurso nacional de acesso, só que no caso deste, só ficas colocada num sítio. Não podes escolher.

Beatriz Caldinhas

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2019
Olá, entrei este ano para a faculdade mas o curso não está a ser o que esperava e gostava de trocar no próximo ano para outro noutra instituição. Mas tenho algumas dúvidas:
- Para desistir do curso em que estou é preciso fazer algum procedimento na secretaria da faculdade?
- Para o ano posso candidatar-me através do concurso nacional e, se sim, preciso de pedir uma nova ficha ENES?
Agradecia a resposta porque não sei bem o que fazer neste momento 😉

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Beatriz Caldinhas
- Para desistir do curso em que estou é preciso fazer algum procedimento na secretaria da faculdade?
Tens de anular a matrícula. As condições de anulação, nomeadamente do que fiz respeito ao pagamento da propina, variam conforme a instituição.
- Para o ano posso candidatar-me através do concurso nacional e, se sim, preciso de pedir uma nova ficha ENES?
Sim, e sim.

Matrícula
4 Outubro 2018
Instituição
Universidade de Lisboa
Boas, um aluno a regime parcial tambem pode fazer mudanca de curso após o primeiro ano? Obg

Matrícula
4 Outubro 2018
Instituição
Universidade de Lisboa
Por mudança de par curso/estabelecimento e pelo concurso aos privados, podes, porque o concurso é ao nível da universidade. Pelo concurso nacional de acesso, podes te candidatar a vários, mas só entras num.
Não sei se respondi à tua pergunta, por isso, mais alguma dúvida, diz.
Entao por mudança de curso posso por exemplo candidatarme a um curso numa publica x a outro curso numa publica y... Por exemplo. E se entrar nos dois cursos, depoiis e so escolher em qual me quero matricular?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Entao por mudança de curso posso por exemplo candidatarme a um curso numa publica x a outro curso numa publica y... Por exemplo. E se entrar nos dois cursos, depoiis e so escolher em qual me quero matricular?
Sim, podes fazer isso.

Zagon

Membro Caloiro
Matrícula
19 Outubro 2019
pedi mudança de universidade e não consegui vaga, irei ficar parado um ano, para concorrer a vagas no proximo ano terei de realizar novamente exames?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Zagon
pedi mudança de universidade e não consegui vaga, irei ficar parado um ano, para concorrer a vagas no proximo ano terei de realizar novamente exames?
Por mudança de curso podes usar os mesmos exames que tens na candidatura.

Anasofiaa

Membro
Matrícula
1 Outubro 2017
Olá! Para fazer mudança de curso teria de completar o ano letivo? É que entrei este ano mas o curso não era o que esperava, por isso preferia anular a matrícula e fazer outras coisas. Os meus exames de 12º são de 2017, por isso este foi o último ano em que estiveram válidos. Se não der para efetuar mudança de curso terei de me candidatar aos exames nacionais como externa, correto? Desde já agradeço a ajuda 😊

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá! Para fazer mudança de curso teria de completar o ano letivo? É que entrei este ano mas o curso não era o que esperava, por isso preferia anular a matrícula e fazer outras coisas. Os meus exames de 12º são de 2017, por isso este foi o último ano em que estiveram válidos. Se não der para efetuar mudança de curso terei de me candidatar aos exames nacionais como externa, correto? Desde já agradeço a ajuda 😊
Para fazer mudança de curso tens que estar num curso o que deixas de estar no momento em que anulas a matrícula.

Sim, terias que ir como externa fazer os exames nacionais para teres novamente prova de ingresso.

• Like
Reactions: Anasofiaa

Anasofiaa

Membro
Matrícula
1 Outubro 2017
Para fazer mudança de curso tens que estar num curso o que deixas de estar no momento em que anulas a matrícula.

Sim, terias que ir como externa fazer os exames nacionais para teres novamente prova de ingresso.
Muito obrigada!! 🤗

Fiquei na dúvida porque no site da instituição para a qual quero ir diz isto "Mudança de curso é o acto pelo qual um estudante se inscreve em curso diferente daquele em que praticou a última inscrição, no mesmo ou noutro estabelecimento de ensino superior, tendo havido ou não interrupção de inscrição num curso de ensino superior. " (A parte da interrupção confundiu-me)

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Muito obrigada!! 🤗

Fiquei na dúvida porque no site da instituição para a qual quero ir diz isto "Mudança de curso é o acto pelo qual um estudante se inscreve em curso diferente daquele em que praticou a última inscrição, no mesmo ou noutro estabelecimento de ensino superior, tendo havido ou não interrupção de inscrição num curso de ensino superior. " (A parte da interrupção confundiu-me)
Eu não percebo nada de regulações pelo que posso ter dito uma barbaridade 😅 Apenas me baseei na lógica,mas de facto essa parte da interrupção confunde.

• Like
Reactions: Anasofiaa

Taniamendes

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2018
Olá, estou em Ortoprotesia na ESTeSL 1º ano. Sempre quis entrar em enfermagem e estou a pensar em fazer a mudança de curso para o ano para a ESEL. Só que um dos requisitos é ter feito o exame nacional de biologia e geologia, a questão é eu tenho o exame mas só em segunda fase. Isso pode afetar a candidatura ou até mesmo não ser válida?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, estou em Ortoprotesia na ESTeSL 1º ano. Sempre quis entrar em enfermagem e estou a pensar em fazer a mudança de curso para o ano para a ESEL. Só que um dos requisitos é ter feito o exame nacional de biologia e geologia, a questão é eu tenho o exame mas só em segunda fase. Isso pode afetar a candidatura ou até mesmo não ser válida?
A fase não interessa, só interessa possivelmente a nota que tiveste. Só interessa se universidade tiver algum critério de seriação que indiretamente se relacione com o uso do exame.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Para fazer mudança de curso teria de completar o ano letivo? É que entrei este ano mas o curso não era o que esperava, por isso preferia anular a matrícula e fazer outras coisas.
Eu não percebo nada de regulações pelo que posso ter dito uma barbaridade 😅 Apenas me baseei na lógica,mas de facto essa parte da interrupção confunde.
Só para esclarecer que podes concorrer por mudança de curso no próximo ano anulando a matrícula.

Matrícula
18 Junho 2016
Boa tarde,

Posso pedir mudança de instituição/curso ou transferência para uma faculdade pública sendo de uma privada?

Obrigado.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
P Bolsa de estudo com mudança de curso Bolsas e Residências 2
cruzz Mudança de curso Engenharia Civil | Arquitetura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Jdbjxbd Indecisão , mudança de curso e de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
J Mudança De Par Instituição/Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
D Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
minnow Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D Mudança de curso: provas de ingresso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Mudança curso Electro para Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
anagds2 mudança de curso, inscrição nos exames nacionais Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
C Mudança de curso ISCTE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Utilização dos exames paras mudança de curso Ensino Secundário 2
C Utilização do contingente especial Açores na mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Beatriz Caldinhas Mudança de curso por concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 16
F Mudança de curso em Engenharias Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Estudante LeRE Mudança de curso na mesma instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Frederico Ferreirinho Mudança de curso - da Lusófona para o IGOT Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Jdbjxbd Mudança de Curso de Eletrónica para Informática Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Q Mudança para curso profissional no 1º período Ensino Secundário 1
M Mudança de curso - Universidade de Coimbra Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
N 3 fase e mudança de curso/instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Saralvesfalardo Mudança de curso - Faculdade Belas Artes Lisboa Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
D Mudança de curso UPorto Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Pedir mudança de curso para 2 cursos diferentes Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Reingresso, mudança de curso e transferência Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 64
P Fui colocada por regime de mudança de curso, o que fazer a seguir? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
joanam6 Mudança de curso no segundo ano Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
M Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
F Mudança de Curso / Prescrição de matricula Ensino Superior 3
Leonardo Camargo Ferreira Mudança na dinâmica de horários da FLUP + informações do curso de Sociologia e de outros da FLUP Ciências Sociais e Serviços 0
P Mudança de curso UBI Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Camaroa ULisboa Mudança de curso Universidade de Lisboa 8
A Medicina Veterinária - Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
L Mudança de curso para um mais artístico Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D Mudança de Curso no 2º Ano Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Mariana Meireles Ficha Enes, Candidatura e Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 20
anacarvalho2110 Mudança de curso do ensino privado para o ensino público Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
notmanzl Mudança de Curso - Preciso de cancelar algo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
X Matemática, ensino recorrente e mudança de curso! Ensino Secundário 2
Rdcosta17 Mudança de curso com necessidade de fazer nova disciplina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Mudança de curso no secundário depois de acabar o secundário Ensino Secundário 1
Francisc01 Mudança de curso Covilhã Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
João PedroB Mudança de Curso ou Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Mudança de curso e instituição FCUP -> ISEP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
F Critérios de mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Danicas Mudança de Curso num TESP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
I Mudança de curso 2 semestre Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
H Mudança de curso - Química na UM para ciências farmacêuticas no Porto Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Mudança de curso - Data Limite Ensino Secundário 3
M Mudança de Curso e Congelamento de Matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
M Mudança de curso e passe Ensino Superior 4