Mudança de Curso

Boa tarde.
Tenho uma questão que me anda a atormentar.
Entrei na Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa no 2º Semestre (Março 2020). Efetuei matrícula e pretendo iniciar em Março como previsto.
A minha questão aqui prende-se com a possibilidade (ou não) de mudar de instituição após terminado o meu 1º semestre (~Junho) para uma Pública,
Tendo em conta que desconheço a existência de alguma universidade pública que tenha esta opção de entrada no 2º Semestre para a qual pudesse eventualmente pedir transferência.

Haverá esta hipótese ou qual seria a alternativa caso pretende-se mudar para uma Pública?
Obrigada!

Olá @Sara Freire
Haverá esta hipótese ou qual seria a alternativa caso pretende-se mudar para uma Pública?
Acho que essa opção dessa forma só tens no politécnico de Bragança, mas podes, mudar para uma instituição no regime "normal", concorres é só com 1 semestre feito.

Olá a todos! Parece uma parvoíce o que vou dizer... mas atualmente encontro-me a tirar uma licenciatura em direito, no 3ºano.
No entanto não era isto que pretendia fazer, e tenho vindo a adiar a desistência do curso de ano para ano.
Alguém sabe se há possibilidade de entrar novamente numa outra faculdade e num novo curso, é que os meus exames provavelmente ja caducaram, portanto não podia concorrer pelo concurso "normal".
Será que há outra forma, viste que ja estou a meio de uma licenciatura?
Obrigada.

Olá a todos! Parece uma parvoíce o que vou dizer... mas atualmente encontro-me a tirar uma licenciatura em direito, no 3ºano.
No entanto não era isto que pretendia fazer, e tenho vindo a adiar a desistência do curso de ano para ano.
Alguém sabe se há possibilidade de entrar novamente numa outra faculdade e num novo curso, é que os meus exames provavelmente ja caducaram, portanto não podia concorrer pelo concurso "normal".
Será que há outra forma, viste que ja estou a meio de uma licenciatura?
Obrigada.

Podes acabar a licenciatura e candidatar-te pelo concurso de licenciados, podes esperar 2 anos e entrar por M23 ou refazer os exames nacionais e entrar por CNA.

Olá, neste momento estou no 1° ano de Turismo no politécnico de Viana, infelizmente não é o curso que queria (já suspeitava), e estou a ponderar mudar de curso depois de acabar o primeiro ano. No entanto tenho umas dúvidas. No secundário estava em humanidades, por isso, só tenho os exames de humanidades. O que eu sempre quis, mas sabia que não conseguia entrar era Engenharia Informática, não tinha o exame de matemática, que é o único que pedem para concorrer ao curso por concurso nacional no ipvc. No entanto, tenho um primo que andou nesse curso também no ipvc, e ele disse-me que podia pedir equivalência, mas eu estranhei isso, turismo não tem nada a ver com informática, e também achei estranho que fosse assim tão fácil trocar de curso, sem ter tido matemática nem nada. Mesmo assim, fui ler quais os requisitos para trocar de curso no politécnico de viana, que são os seguintes:

Podem requerer a mudança de par instituição/curso os estudantes que satisfaçam as seguintes condições:
a) Tenham estado matriculados e inscritos noutros par instituição/curso e não o tenham concluído;
b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, nesse ano, no âmbito de regime geral de acesso;
c) Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pelo IPVC, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

Ou seja, de acordo com o que diz no ponto b), se eu não tenho o exame de matemática já não satisfaço essa condição, logo, para trocar de curso, teria de fazer o exame de matemática certo? Pelo concurso nacional não posso concorrer pois não tenho o exame, mas para trocar de curso também não dá sem o exame, correto? Eu poderia tentar fazer o exame, pois apesar de não ter matemática desde o 9° ano, a média de entrada em engenharia informática no ipvc é baixíssima (tem variado entre 10 e 11), e entrei em turismo com media de quase 14, por isso bastava-me ter um 10 no exame, que ficaria com média de 13 para entrar. Não sei se conseguiria, mas mais vale tentar, já que pelo que eu tenho lido, o exame é mesmo necessário? E já agora, li que agora é necessário estar um ano num curso para depois poder mudar para outro, tenho de completar o primeiro ano com todas as cadeiras feitas, ou simplesmente estar um ano no curso?

Última edição:
o exame é mesmo necessário?

Segundo os pontos b) e c) sim. Satisfazendo a nota mínima exigida pelo IPVC (nem sempre é o 9,5...confirma isso) podes concorrer à mudança de curso e como tens o exame válido podes concorrer também pelo concurso nacional de acesso.

tenho de completar o primeiro ano com todas as cadeiras feitas, ou simplesmente estar um ano no curso?

De acordo com o ponto a) basta estar matriculado e inscrito.

Olá.
Tenho uma pergunta teórica, visto que não estou nessa situação... mas receio vir estar.
Se eu termino o primeiro ano de uma licenciatura e quero mudar de curso:
1º: No curso para o qual mudar tenho necessariamente de recomeçar o primeiro ano? Ou dá para entrar no segundo se os cursos forem semelhantes?
2º: Há poucas vagas para essa mudança, não é? Mais vale tentar novamente pelo concurso geral?
3º: (vocês são a minha última esperança para obter uma resposta nisto!)Também se tem de calcular uma média de ingresso para essa mudança. Descobri que é uma mistura entre as notas de secundário, as provas de ingresso e as notas no curso de ensino superior que frequentei, numa razão de 0.3 para 0.3 para 0.4 . O que eu não consegui descobrir é se para as notas de secundário e de provas de ingresso contam as minhas melhores classificações (1ª ou 2ª fase) ou sempre só a 1ª fase.
Agradecia esclarecimento da parte de alguém que saiba (espero que ao menos aqui haja gente informada sobre o assunto, senão esgotei as minhas ideias de onde perguntar).
Desde já obrigadíssimo.

Olá. Isto é para quem leu estas minhas questões de meio ano atrás e ficou curioso por uma resposta (que nunca apareceu).
Consegui, finalmente informar-me:
1: Tenho de entrar no primeiro ano, mas posso tentar pedir equivalência às cadeiras que são iguais/semelhantes, de forma a não ter de repetir essas.
2: As vagas são poucas, nas os candidatos em geral também. Não se perde nada em tentar e pode-se pedir mudança de curso ao mesmo tempo que se tenta de novo pelo concurso geral. O melhor parece-me a opção de ir pelos dois caminhos em simultâneo.
3: A média de secundário que conta é a de ingresso. Por exemplo: entrei na primeira fase com média 18,55. Para a segunda fase eu teria tido uma média de 18,78. Mas como entrei em primeira fase, a minha média de secundário para essa mudança é 18,55. Se tivesse entrado em segunda fase, já contava o 18,78. Conta sempre a nota com que ingressei.

Olá. Isto é para quem leu estas minhas questões de meio ano atrás e ficou curioso por uma resposta (que nunca apareceu).
Consegui, finalmente informar-me:
1: Tenho de entrar no primeiro ano, mas posso tentar pedir equivalência às cadeiras que são iguais/semelhantes, de forma a não ter de repetir essas.
2: As vagas são poucas, nas os candidatos em geral também. Não se perde nada em tentar e pode-se pedir mudança de curso ao mesmo tempo que se tenta de novo pelo concurso geral. O melhor parece-me a opção de ir pelos dois caminhos em simultâneo.
3: A média de secundário que conta é a de ingresso. Por exemplo: entrei na primeira fase com média 18,55. Para a segunda fase eu teria tido uma média de 18,78. Mas como entrei em primeira fase, a minha média de secundário para essa mudança é 18,55. Se tivesse entrado em segunda fase, já contava o 18,78. Conta sempre a nota com que ingressei.
Desculpa, a resposta chegou, tu é que não a viste. Foi o nosso administrador que te respondeu. A próxima vez antes de tentares ser irónico, vê antes mais em baixo da página.

Boa noite, com certeza que já não serei a primeira pessoa a fazer este tipo de questão neste forum mas a minha situação é a seguinte:
gostaria de saber se seria possível mudar de instituição (mais propriamente para o isel) sem ter que perder um ano. Neste momento estou em engenharia informática na FCTUC no 1º ano mas devido à distância queria saber se era possível ir para Lisboa para o mesmo curso mas sem ter que repetir um ano.

Boa noite, com certeza que já não serei a primeira pessoa a fazer este tipo de questão neste forum mas a minha situação é a seguinte:
gostaria de saber se seria possível mudar de instituição (mais propriamente para o isel) sem ter que perder um ano. Neste momento estou em engenharia informática na FCTUC no 1º ano mas devido à distância queria saber se era possível ir para Lisboa para o mesmo curso mas sem ter que repetir um ano.
Se tiveres equivalência a todas as cadeiras na nova instituição, sim. Caso contrário, terás de repetir nem que seja aquelas cadeiras sem equivalência. Ao mesmo tempo, podes ir fazendo as de 2º ano.

Se tiveres equivalência a todas as cadeiras na nova instituição, sim. Caso contrário, terás de repetir nem que seja aquelas cadeiras sem equivalência. Ao mesmo tempo, podes ir fazendo as de 2º ano.

Certo, e como é que sei em que disciplinas posso fazer equivalência?

Certo, e como é que sei em que disciplinas posso fazer equivalência?
Tens de comparar as cadeiras e os planos de estudo. É mesmo assim, depende do regente de cada UC.

Como assim depende do regente?
As equivalências são dadas pelos regentes( ou alguém da unidade curricular com esse papel). Se, por alguma razão, o regente achar que o plano curricular da UC do teu antigo curso não é o suficiente, não te dá equivalência.

Boa tarde, terminei o curso profissional de técnica de Marketing o ano passado, fiz os exames nacionais e entrei na universidade num curso que não é do meu agrado. No final deste ano letivo quero mudar de curso e de instituição e vou repetir também os exames nacionais, caso tenha pior nota do que tive no ano passado posso me candidatar com essas primeira notas ou perdem efeitos depois de repetir este ano?

E ao repetir os exames a minha média do secundário ainda conta ou apenas me conta a nota que tiver no exame?
Obrigada

Boa tarde, terminei o curso profissional de técnica de Marketing o ano passado, fiz os exames nacionais e entrei na universidade num curso que não é do meu agrado. No final deste ano letivo quero mudar de curso e de instituição e vou repetir também os exames nacionais, caso tenha pior nota do que tive no ano passado posso me candidatar com essas primeira notas ou perdem efeitos depois de repetir este ano?

E ao repetir os exames a minha média do secundário ainda conta ou apenas me conta a nota que tiver no exame?
Obrigada
Respondido no outro tópico.

Olá!
Eu vou entrar para a universidade e tenciono ir para Finanças. Porém sempre tive mais interesse na área das tecnologias. Uma vez que não ando em ciências e tecnologias no secundário nem tive matemática, consigo mudar de curso durante o primeiro ano de universidade de Finanças para um curso de informática?
Se pudessem explicar como se efetuam essas mudanças de curso se possível agradecia.

Olá!
Eu vou entrar para a universidade e tenciono ir para Finanças. Porém sempre tive mais interesse na área das tecnologias. Uma vez que não ando em ciências e tecnologias no secundário nem tive matemática, consigo mudar de curso durante o primeiro ano de universidade de Finanças para um curso de informática?
Se pudessem explicar como se efetuam essas mudanças de curso se possível agradecia.

Normalmente um dos requisitos que pedem nas mudanças de curso é as provas de ingresso válidas para o curso de destino, ainda que cada faculdade tenha a flexibilidade de definir os critérios que deseja.