Mudança de Curso

Entao, conseguiria se fizesse o exame de Matemática A no ano seguinte?
Só podes mudar de curso no final do 1º ano de faculdade. Podes fazer os exames quando quiseres, se fizeres no próximo ano, apresentas a ficha ENES dessa altura (suponho que estejam ainda todos válidos, certo?).

Olá 🙂 tenho uma dúvida. O ano passado conclui o 12ª ano. Este ano (2020) vou me candidatar para um curso superior que NÃO tem relação com a área de desporto. A nota de educação física conta para a média interna?

Olá 🙂 tenho uma dúvida. O ano passado conclui o 12ª ano. Este ano (2020) vou me candidatar para um curso superior que NÃO tem relação com a área de desporto. A nota de educação física conta para a média interna?
Não.

Boa noite pessoal,

Tenho 2 questões..
Gostava de saber se tendo eu anulado a minha matricula numa universidade em Outubro posso utilizar o regime de mudança de par instituição curso? E também gostava de saber se para esse regime poderia usar exames de 2016 e 2017, cujo a validade já foi ultrapassada?
A resposta a ambos é sim.

Ótimo ! (Luz ao Fundo do Túnel) ahah
Sabes em que altura as universidades costumam lançar informação em relação a esse concurso?
Os concursos são em julho e agosto, por isso devem lançar até junho, provavelmente.

Achas que as alterações que houveram a nível de exames nacionais/ acesso ao ensino superior para este ano poderá inflacionar as notas para mudança de par instituição curso?
Só se aumentar o número de candidatos a esse concurso, por causa da possível subida de média no Concurso nacional de acesso.
Editado.

Última edição:
Pois, porque mesmo a nível de mudança de curso não entra aquela história de só se realizar 1 exame e assim as notas internas ficarem mais altas, porque os alunos que podem pedir já são de anos anteriores e por isso não deve haver grandes alterações.. Digo eu..
Disse um disparate, as novas medidas que se sabem não vão influenciar as notas dos exames. Ainda nem se sabe como é que vão ser estruturados.
A única alteração seria a média dos alunos que concluem o secundário, este ano. Os mesmos que não se podem candidatar a esse concurso, este ano.
Esquece lá o que eu disse, com o que se sabe, diria que não vai ter nenhuma alteração, exceto o maior número de candidatos, provavelmente. Não sei até que ponto, os alunos que querem mudar de curso, com receio das médias do Concurso nacional de acesso aumentarem, também não se candidatam à Mudança de par curso/instituição.

• Like
Reactions: Ariana_
Boa Noite,
Tenho uma grande dúvida e espero que vocês me possam ajudar.
Neste momento, estou no curso de biologia, mas no entanto, gostava de mudar para o curso de enfermagem?
É possivel fazer isso? Dado que o meu último exame Nacional de biologia e geologia foi realizado em 2014?
Desde já obrigada pela disponibilidade!

Boa Noite,
Tenho uma grande dúvida e espero que vocês me possam ajudar.
Neste momento, estou no curso de biologia, mas no entanto, gostava de mudar para o curso de enfermagem?
É possivel fazer isso? Dado que o meu último exame Nacional de biologia e geologia foi realizado em 2014?
Desde já obrigada pela disponibilidade!
Dá, pela mudança par instituição/curso podes utilizar a tua média e exames antigos. Procura por mudança par instituição/curso + nome da faculdade para a qual pretendes ir e aparece-te com certeza informação do que precisas 😉

Dá, pela mudança par instituição/curso podes utilizar a tua média e exames antigos. Procura por mudança par instituição/curso + nome da faculdade para a qual pretendes ir e aparece-te com certeza informação do que precisas 😉
Muito obrigada, eu estive a pesquisar e pelo que li achei que dava, mas perguntei para confirmar 😊

• Like
Reactions: Ariana_
Boa noite. Espero que me possam ajudar. Atualmente estou no curso de Educação Física e Desporto, terminando o 2 ano da Licenciatura. Pretendia mudar de curso, na mesma Instituição. O meu exame para ingresso ainda tem validade.
Qual o processo para esta situação? Faço uma nova candidatura? É necessário novamente a senha da dges e a ficha ENES? Muito obrigado!! Cuidem-se!

Olá @joseantoniom.1998@hotmail
Boa noite. Espero que me possam ajudar. Atualmente estou no curso de Educação Física e Desporto, terminando o 2 ano da Licenciatura. Pretendia mudar de curso, na mesma Instituição. O meu exame para ingresso ainda tem validade.
Qual o processo para esta situação? Faço uma nova candidatura? É necessário novamente a senha da dges e a ficha ENES? Muito obrigado!! Cuidem-se!
A validade dos exames só se aplica a sua utilização como prova de ingresso no concurso nacional de acesso. Deves recolher a informação junto da tua faculdade, já que cada uma define as condições de candidatura por mudança de curso. Podes também concorrer via concurso nacional precisando de uma nova ficha ENES e pedir uma nova senha para a candidatura online.

Olá @majm22
"NTECTSCD - número total de ECTS do curso de destino" é o que mesmo?!
É o que fiz, número total de ECTS que o curso para onde te queres transferir tem. Se é um curso de 3 anos será 180.
É a média das disciplinas que tens feitas.
A média de secundário não entra?
Segundo essa fórmula, não.

Pois mas por essa fórmula segundo as minhas contas quando menor for a média das ECTS que temos concluídas mais alta dará a fórmula..
Provavelmente esse NM está no numerador e não no denominador. Valida com a instituição.

Olá, ando no 1º ano da faculdade e pretendia mudar de curso no afinal deste ano, sendo que saiu agora esta nova lei que vem alterar a realização do exames, fiquei com algumas dúvidas relativamente à minha situação.
Ponto 1 - Inscrevi-me para a realização do exame de equivalência à frequência de Sociologia, e tendo em conta que já acabei o meu secundário, gostaria de saber se vou ficar impedido de realizar este exame.
Ponto 2 - Sendo que conclui o secundário em 2018/2019, mas foi em 2017/2018 que conclui a disciplina de Portugues, tendo em 2018/2019 realizado apenas uma melhoria no que toca a esta cadeira, gostaria de saber se ainda assim poderei realizar o exame da disciplina este ano como melhoria, para me candidatar à mudança de instituição com a nota deste ano (caso esta seja melhor/caso esta substitua a nota de anos anteriores (nao sei qual é o meu caso)).
Ps.: Portugues é uma das provas de ingresso do meu curso.
Muito obrigado pela a atenção e aguardo resposta.

Olá, ando no 1º ano da faculdade e pretendia mudar de curso no afinal deste ano, sendo que saiu agora esta nova lei que vem alterar a realização do exames, fiquei com algumas dúvidas relativamente à minha situação.
Ponto 1 - Inscrevi-me para a realização do exame de equivalência à frequência de Sociologia, e tendo em conta que já acabei o meu secundário, gostaria de saber se vou ficar impedido de realizar este exame.
Ponto 2 - Sendo que conclui o secundário em 2018/2019, mas foi em 2017/2018 que conclui a disciplina de Portugues, tendo em 2018/2019 realizado apenas uma melhoria no que toca a esta cadeira, gostaria de saber se ainda assim poderei realizar o exame da disciplina este ano como melhoria, para me candidatar à mudança de instituição com a nota deste ano (caso esta seja melhor/caso esta substitua a nota de anos anteriores (nao sei qual é o meu caso)).
Ps.: Portugues é uma das provas de ingresso do meu curso.
Muito obrigado pela a atenção e aguardo resposta.
Ponto 1- No decreto-lei das alterações não aparece nenhuma informação a excluir as provas de equivalência à frequência para a tua situação, mas numa alínea só fala que estas provas servem para aprovação e conclusão do secundário.
Falta o esclarecimento do Júri nacional de Exame, pode ser que seja respondido, quando sair.

Ponto 2- Podes fazer o exame, ma este só melhorará a nota do exame.

Muito obrigada, ou seja, posso fazer o exame de Geografia C para substituir
Boas noites!
Eu queria expor uma dúvida:
Eu frequento o 1º ano de ensino superior e queria saber, caso eu queira mudar de curso, se é irrelevante fazê-lo por CNAES ou por mudança de curso, no que toca a equivalência de UC's? Do género: As UC's que eu tenho feitas são "anuladas" quando eu faço uma nova inscrição para CNAES?
Alguém me consegue esclarecer? Obrigado.

Depende de universidade para universidade, sei que por exemplo a universidade de Aveiro não anula uc's mas no caso a faculdade de letras da universidade do porto anula, porque tenho uma amiga que passou por esse processo e viu o ano que concluiu perdido por não ter equivalências por a faculdade anular as uc's. Portanto só mesmo consultando com a própria universidade penso.

E o "NECTS - número total de ECTS com aprovação do curso de origem", refere-se a quaisquer ECTS do curso de origem ou apenas às que estejam relacionadas com o curso de destino?
Só pelo que aí está escrito são todos os que fizeres.

Boa tarde
Sou aluno da FCUL e frequento o curso de engenharia informática, e pretendo mudar para a ESEL, no entanto estou cheio de duvidas:
1- Eu entrei na FCUL na 2ªfase do ano passado sendo que usei como prova de ingresso apenas o exame de Matemática A, tendo a nota de candidatura 16.2, (no entanto realizei o exame de biologia e geologia no ano 2017/2018 obtendo 10.6 e 11.6 na 1ª e 2ª fase respectivamente )
Posso me candidatar na mesma? sendo que na nota de candidatura não está presente o exame de biologia e apenas o de matemática?
2- Exame de Biologia e geologia 2017/2018- 1ªfase 10,6 2ªfase 11,6
Exame de matemática A 2018/2019 - 1ªfase 13,6 2ªfase 18,4
Quais exames é que vão contar para a candidatura ? sendo que foram feitos em anos diferentes ? É possível eu concorrer?

Boa tarde
Sou aluno da FCUL e frequento o curso de engenharia informática, e pretendo mudar para a ESEL, no entanto estou cheio de duvidas:
1- Eu entrei na FCUL na 2ªfase do ano passado sendo que usei como prova de ingresso apenas o exame de Matemática A, tendo a nota de candidatura 16.2, (no entanto realizei o exame de biologia e geologia no ano 2017/2018 obtendo 10.6 e 11.6 na 1ª e 2ª fase respectivamente )
Posso me candidatar na mesma? sendo que na nota de candidatura não está presente o exame de biologia e apenas o de matemática?
2- Exame de Biologia e geologia 2017/2018- 1ªfase 10,6 2ªfase 11,6
Exame de matemática A 2018/2019 - 1ªfase 13,6 2ªfase 18,4
Quais exames é que vão contar para a candidatura ? sendo que foram feitos em anos diferentes ? É possível eu concorrer?
1 - Podes, desde que tenhas realizado as provas de ingresso (estando válidas ou não).
2 - É possível concorreres e os exames que entram no cálculo são a(s) prova(s) de ingresso do curso da ESEL.