Mudança de Curso

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, ando no 1º ano da faculdade e pretendia mudar de curso no afinal deste ano, sendo que saiu agora esta nova lei que vem alterar a realização do exames, fiquei com algumas dúvidas relativamente à minha situação.
Ponto 1 - Inscrevi-me para a realização do exame de equivalência à frequência de Sociologia, e tendo em conta que já acabei o meu secundário, gostaria de saber se vou ficar impedido de realizar este exame.
Ponto 2 - Sendo que conclui o secundário em 2018/2019, mas foi em 2017/2018 que conclui a disciplina de Portugues, tendo em 2018/2019 realizado apenas uma melhoria no que toca a esta cadeira, gostaria de saber se ainda assim poderei realizar o exame da disciplina este ano como melhoria, para me candidatar à mudança de instituição com a nota deste ano (caso esta seja melhor/caso esta substitua a nota de anos anteriores (nao sei qual é o meu caso)).
Ps.: Portugues é uma das provas de ingresso do meu curso.
Muito obrigado pela a atenção e aguardo resposta.
Ponto 1- No decreto-lei das alterações não aparece nenhuma informação a excluir as provas de equivalência à frequência para a tua situação, mas numa alínea só fala que estas provas servem para aprovação e conclusão do secundário.
Falta o esclarecimento do Júri nacional de Exame, pode ser que seja respondido, quando sair.

Ponto 2- Podes fazer o exame, ma este só melhorará a nota do exame.

carolina127

Membro Caloiro
Matrícula
30 Setembro 2018
Muito obrigada, ou seja, posso fazer o exame de Geografia C para substituir
Boas noites!
Eu queria expor uma dúvida:
Eu frequento o 1º ano de ensino superior e queria saber, caso eu queira mudar de curso, se é irrelevante fazê-lo por CNAES ou por mudança de curso, no que toca a equivalência de UC's? Do género: As UC's que eu tenho feitas são "anuladas" quando eu faço uma nova inscrição para CNAES?
Alguém me consegue esclarecer? Obrigado.

Depende de universidade para universidade, sei que por exemplo a universidade de Aveiro não anula uc's mas no caso a faculdade de letras da universidade do porto anula, porque tenho uma amiga que passou por esse processo e viu o ano que concluiu perdido por não ter equivalências por a faculdade anular as uc's. Portanto só mesmo consultando com a própria universidade penso.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E o "NECTS - número total de ECTS com aprovação do curso de origem", refere-se a quaisquer ECTS do curso de origem ou apenas às que estejam relacionadas com o curso de destino?
Só pelo que aí está escrito são todos os que fizeres.

ElPerujunin

Membro Caloiro
Matrícula
17 Abril 2020
Boa tarde
Sou aluno da FCUL e frequento o curso de engenharia informática, e pretendo mudar para a ESEL, no entanto estou cheio de duvidas:
1- Eu entrei na FCUL na 2ªfase do ano passado sendo que usei como prova de ingresso apenas o exame de Matemática A, tendo a nota de candidatura 16.2, (no entanto realizei o exame de biologia e geologia no ano 2017/2018 obtendo 10.6 e 11.6 na 1ª e 2ª fase respectivamente )
Posso me candidatar na mesma? sendo que na nota de candidatura não está presente o exame de biologia e apenas o de matemática?
2- Exame de Biologia e geologia 2017/2018- 1ªfase 10,6 2ªfase 11,6
Exame de matemática A 2018/2019 - 1ªfase 13,6 2ªfase 18,4
Quais exames é que vão contar para a candidatura ? sendo que foram feitos em anos diferentes ? É possível eu concorrer?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde
Sou aluno da FCUL e frequento o curso de engenharia informática, e pretendo mudar para a ESEL, no entanto estou cheio de duvidas:
1- Eu entrei na FCUL na 2ªfase do ano passado sendo que usei como prova de ingresso apenas o exame de Matemática A, tendo a nota de candidatura 16.2, (no entanto realizei o exame de biologia e geologia no ano 2017/2018 obtendo 10.6 e 11.6 na 1ª e 2ª fase respectivamente )
Posso me candidatar na mesma? sendo que na nota de candidatura não está presente o exame de biologia e apenas o de matemática?
2- Exame de Biologia e geologia 2017/2018- 1ªfase 10,6 2ªfase 11,6
Exame de matemática A 2018/2019 - 1ªfase 13,6 2ªfase 18,4
Quais exames é que vão contar para a candidatura ? sendo que foram feitos em anos diferentes ? É possível eu concorrer?
1 - Podes, desde que tenhas realizado as provas de ingresso (estando válidas ou não).
2 - É possível concorreres e os exames que entram no cálculo são a(s) prova(s) de ingresso do curso da ESEL.

ElPerujunin

Membro Caloiro
Matrícula
17 Abril 2020
1 - Podes, desde que tenhas realizado as provas de ingresso (estando válidas ou não).
2 - É possível concorreres e os exames que entram no cálculo são a(s) prova(s) de ingresso do curso da ESEL.
2-Mas no caso como efectuei nas duas fases e em anos diferentes contam as melhores?

3-Na pagina de candidatura da ESEl pedem-me um historial de candidatura, eu fui à DGES para pedir o historial e só posso escolher uma fase.
Quando me candidatei no ano passado,nas minhas opções só pus a ESEL na primeira fase e na segunda só coloquei engenharias que pediam matemática (devido à minha nota no exame de matemática A)
A minha duvida é, tenho que pedir dois historiais diferentes?ou posso pedir o segundo mesmo que não tenha colocado a ESEL nas minhas opções?
4-Como faço para pedir a ficha ENES já que as escolas se encontram fechadas?

Obrigado

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
2-Mas no caso como efectuei nas duas fases e em anos diferentes contam as melhores?

3-Na pagina de candidatura da ESEl pedem-me um historial de candidatura, eu fui à DGES para pedir o historial e só posso escolher uma fase.
Quando me candidatei no ano passado,nas minhas opções só pus a ESEL na primeira fase e na segunda só coloquei engenharias que pediam matemática (devido à minha nota no exame de matemática A)
A minha duvida é, tenho que pedir dois historiais diferentes?ou posso pedir o segundo mesmo que não tenha colocado a ESEL nas minhas opções?
4-Como faço para pedir a ficha ENES já que as escolas se encontram fechadas?

Obrigado
2 - Sim, contam as melhores.
3 - O historial de candidatura deve conter todas candidaturas que fizeste, ou seja, penso que deves pedir da 1ª e 2ª fase.
4 - Contactas a tua antiga escola para poderes preencher o boletim de exames com a opção "apenas requer a ficha ENES".

ElPerujunin

Membro Caloiro
Matrícula
17 Abril 2020
2 - Sim, contam as melhores.
3 - O historial de candidatura deve conter todas candidaturas que fizeste, ou seja, penso que deves pedir da 1ª e 2ª fase.
4 - Contactas a tua antiga escola para poderes preencher o boletim de exames com a opção "apenas requer a ficha ENES".
4- O período de candidatura da ESEL acaba dia 24, achas que consigo a ficha antes de encerrar a data?

Muito obrigado

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
4- O período de candidatura da ESEL acaba dia 24, achas que consigo a ficha antes de encerrar a data?

Muito obrigado
Não tenho mesmo como te responder, é questão de contactares a escola. Se ainda tiveres a ficha ENES do ano passado guardada, podes e deves usá-la.

Maria Francisca Carvalho

Membro Caloiro
Matrícula
17 Abril 2020
Boa noite, este ano letivo estive matriculada na universidade católica portuguesa no curso de psicologia porém acabei por abandonar em novembro. No próximo ano letivo gostava de mudar para Economia ou Matemática na universidade de Coimbra, será possível candidatar-me através do acesso “mudança par curso/instituição”?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa noite, este ano letivo estive matriculada na universidade católica portuguesa no curso de psicologia porém acabei por abandonar em novembro. No próximo ano letivo gostava de mudar para Economia ou Matemática na universidade de Coimbra, será possível candidatar-me através do acesso “mudança par curso/instituição”?
Sim, podes.

carolina.rossa

Membro Caloiro
Matrícula
18 Abril 2020
Boa noite, estou no primeiro ano de IMRT na UA mas estou a pensar mudar de curso. Estou com imensas dúvidas e na situação em que o país se encontra não é nada fácil conseguir esclarece-las. Sei que posso candidatar-me através da Mudança de par Curso/Instituição mas será também possível candidatar-me ao concurso nacional de acesso, isto é, posso candidatar-me aos dois?
Outra dúvida, valerá a pena repetir o exame de biologia e geologia (prova de ingresso) para aumentar as hipóteses de entrar, uma vez que a prova de ingresso tanto conta para a mudança de par curso/instituição como para o concurso nacional de acesso?
E ainda, se me candidatar e não conseguir entrar posso continuar no curso em que estou?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, estou no primeiro ano de IMRT na UA mas estou a pensar mudar de curso. Estou com imensas dúvidas e na situação em que o país se encontra não é nada fácil conseguir esclarece-las. Sei que posso candidatar-me através da Mudança de par Curso/Instituição mas será também possível candidatar-me ao concurso nacional de acesso, isto é, posso candidatar-me aos dois?
Outra dúvida, valerá a pena repetir o exame de biologia e geologia (prova de ingresso) para aumentar as hipóteses de entrar, uma vez que a prova de ingresso tanto conta para a mudança de par curso/instituição como para o concurso nacional de acesso?
E ainda, se me candidatar e não conseguir entrar posso continuar no curso em que estou?
Podes concorrer aos dois ao mesmo tempo.
Podes sempre melhorar. não perdes nada com isso.
E se não entrares, podes continuar onde estás.

carolina.rossa

Membro Caloiro
Matrícula
18 Abril 2020
Já agora, no concurso nacional de acesso os exames que realizei continuam a contar para a nota da disciplina ou a nota regra também se aplica no meu caso?
Obrigada!

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Já agora, no concurso nacional de acesso os exames que realizei continuam a contar para a nota da disciplina ou a nota regra também se aplica no meu caso?
Obrigada!
Se te piorarem, deixam de contar. Supondo que fizeste os exames nos últimos dois anos.

Mélissaferreira

Membro Caloiro
Matrícula
24 Janeiro 2019
Bom dia, estou no 1ºano de uni mas tive que entrar no CTeSP do meu curso porque infelizmente nao tive 9,5 em bio/geo no exame e a nota do exame baixou a nota da disciplina. Estou a ponderar mudar para a licenciatura e de instituição. Será que com os novos acessos ao Ensino Superior consigo entrar ou não se aplica a estes casos?

Se te piorarem, deixam de contra. Supondo que fizeste os exames nos últimos dois anos.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Bom dia, estou no 1ºano de uni mas tive que entrar no CTeSP do meu curso porque infelizmente nao tive 9,5 em bio/geo no exame e a nota do exame baixou a nota da disciplina. Estou a ponderar mudar para a licenciatura e de instituição. Será que com os novos acessos ao Ensino Superior consigo entrar ou não se aplica a estes casos?
Ainda não saiu nada sobre o cálculo das mudança par instituição/curso alterarem-se, o que saiu agora foi para o CNAES. Podes sempre concorrer pelo CNAES e pela mudança de curso em simultâneo.

carolina.rossa

Membro Caloiro
Matrícula
18 Abril 2020
Se te piorarem, deixam de contar. Supondo que fizeste os exames nos últimos dois anos.
Realizei exame a fq e a bg no 11ºano, o de bg repeti no ano passado (12ºano) mas o de fq não, uma vez que não precisava para prova de ingresso. O que acontece relativamente ao cálculo dessa nota, o exame continua a contar (30%) ou não?