Mudança de Curso

Cátias

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2020
olá,
A minha questão é: Para mudar de curso internamente, têm em conta as notas do ano anterior? ou seja, os alunos que têm mais créditos( mais cadeiras feitas) têm mais probabilidade de entrar?

Mais uma questão: para mudar de curso pelo concurso nacional ao ensino superior, é necessário anular a matrícula do ano anterior?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
têm em conta as notas do ano anterior? ou seja, os alunos que têm mais créditos( mais cadeiras feitas) têm mais probabilidade de entrar?
Depende do curso e da instituição na qual pretendes ingressar, mas muitas só usam isso como critério de desempate!

Mais uma questão: para mudar de curso pelo concurso nacional ao ensino superior, é necessário anular a matrícula do ano anterior?
Sim, se entrares no curso pelo CNAES e não quiseres ficar em 2 cursos (porque pagas pelos 2), terás de anular a matrícula, não a do ano anterior, mas a do ano lectivo no qual entras no tal 2º curso.

Cátias

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2020
Sim, se entrares no curso pelo CNAES e não quiseres ficar em 2 cursos (porque pagas pelos 2), terás de anular a matrícula, não a do ano anterior, mas a do ano lectivo no qual entras no tal 2º curso.

Obrigada.

Já agora, internamente processa-se de igual modo? caso entre internamente, como posso anular a matricula do curso em que estava?
(desculpe em incomodar)

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Obrigada.

Já agora, internamente processa-se de igual modo? caso entre internamente, como posso anular a matricula do curso em que estava?
(desculpe em incomodar)
Se entrares pelo concurso de mudança, a tua anterior matrícula é anulada durante esse processo. Se entrares pelo CNAES e quiseres anular a matrícula da actual instituição, é pesquisares pelo site da tua faculdade o seguinte processo "prescrição matrícula". Provavelmente encontras alguma página/regulamento/formulário que possas preencher para anulares a matrícula - isso tudo é tratado com os serviços académicos da tua faculdade. Espero ter ajudado!

Cátias

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2020
Se entrares pelo concurso de mudança, a tua anterior matrícula é anulada durante esse processo. Se entrares pelo CNAES e quiseres anular a matrícula da actual instituição, é pesquisares pelo site da tua faculdade o seguinte processo "prescrição matrícula". Provavelmente encontras alguma página/regulamento/formulário que possas preencher para anulares a matrícula - isso tudo é tratado com os serviços académicos da tua faculdade. Espero ter ajudado!

Sim, ajudou muito, muito obrigada!

goncalosousa2000

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2020
Boa noite , pretendo mudar de curso através de mudança de curso/instituição e estive a ver os documentos que a universidade onde me pretendo candidatar requer e eles pedem a ficha ENES como comprovativo do exame de mat. A no entanto realizei esta prova em 2019 nesse sentido tenho de pedir uma nova ficha ou a que utilizei para concorrer ao ensino superior do ano passado é suficiente?
Por outro lado também pedem os programas das disciplinas realizadas, carimbadas pela universidade de origem . Onde os posso arranjar ?
Por ultimo, pedem o certificado de habilitações, em que devem constar todas as unidades curriculares em que o aluno se encontra inscrito até ao momento (aprovadas, reprovadas e inscritas), com os respetivos nomes, créditos ECTS e notas. Também não sei onde posso encontrar este documento e agradecia se me pudessem ajudar.Não sei se ajuda em alguma coisa na resposta a estas perguntas mas a universidade onde me encontro é o instituto superior técnico.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
tenho de pedir uma nova ficha ou a que utilizei para concorrer ao ensino superior do ano passado é suficiente?
Podes usar a do ano passado!
Onde os posso arranjar ?
Pedindo aos serviços académicos da tua faculdade.
Também não sei onde posso encontrar este documento
Serviços académicos, novamente. Não sei exactamente como é o Fénix do Técnico, mas geralmente dá para fazer os pedidos desta documentação e da que referiste acima a partir daí.

goncalosousa2000

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2020
Podes usar a do ano passado!

Pedindo aos serviços académicos da tua faculdade.

Serviços académicos, novamente. Não sei exactamente como é o Fénix do Técnico, mas geralmente dá para fazer os pedidos desta documentação e da que referiste acima a partir daí.
Então não é necessário dirigir-me presencialmente ao técnico ?

gohead

Membro
Matrícula
10 Setembro 2019
Olá 🙂 . Estou a frequentar um curso que não é o que eu esperava. Como tal, este ano vou repetir os exames nacionais e tentar entrar em um outro curso. A universidade onde me encontro atualmente, decidiu levantar as medidas de contenção e irão ser realizadas aulas PL obrigatórias. Pelo facto de ter um horário muito sobrecarregado devido a reposição dessas aulas, e consequentemente não ter tanto tempo para estudar para os exames, estou a pensar não não ir a essas aulas e fazer a cadeira em exame. A minha dúvida é: Será que é possível fazer a cadeira em exame tendo em conta que estamos numa situação excecional e caso isso não seja possível, poderei reinscrever-me nessa cadeira para o próximo ano se chumbar por faltas ?
Agradeço a quem conseguir responder.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
A minha dúvida é: Será que é possível fazer a cadeira em exame tendo em conta que estamos numa situação excecional e caso isso não seja possível, poderei reinscrever-me nessa cadeira para o próximo ano se chumbar por faltas ?
Depende do que estiver no regulamento de avaliação da tua faculdade, pelo que recomendo que o consultes. Sobre inscreveres-te no próximo ano, depende também do regulamento, mas normalmente sim, podes inscrever-te no ano a seguir. Se tiveres dúvidas quanto ao regulamento, diz-me qual é a instituição que posso procurar 😂😊

goncalosousa2000

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2020
Boa tarde , pretendo mudar de curso através de mudança de curso/instituição e estive a ver os documentos que a universidade onde me pretendo candidatar requer e eles pedem a ficha ENES como comprovativo do exame de mat. A, no entanto realizei esta prova em 2019 nesse sentido tenho a ficha ENES de 2019. Devo pedir uma nova ficha ou a que utilizei para concorrer ao ensino superior do ano passado é suficiente?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde , pretendo mudar de curso através de mudança de curso/instituição e estive a ver os documentos que a universidade onde me pretendo candidatar requer e eles pedem a ficha ENES como comprovativo do exame de mat. A, no entanto realizei esta prova em 2019 nesse sentido tenho a ficha ENES de 2019. Devo pedir uma nova ficha ou a que utilizei para concorrer ao ensino superior do ano passado é suficiente?
A do ano passado serve!

• Like
Reactions: goncalosousa2000

goncalosousa2000

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2020
A do ano passado serve!
Pergunto isto porque estive a ver um artigo na uniarea sobre a ficha ENES e um dos pontos dizia:
"4. Qual é a sua validade?

A ficha ENES é válida unicamente para o ano em que é emitida, assim como o seu código. Esta ficha ENES é valida para todas as fases de candidaturas (1ª, 2ª e 3ª fase)."
Isto significa que só tem a validade de um ano mas só para quem se vai candidatar pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Pergunto isto porque estive a ver um artigo na uniarea sobre a ficha ENES e um dos pontos dizia:
"4. Qual é a sua validade?

A ficha ENES é válida unicamente para o ano em que é emitida, assim como o seu código. Esta ficha ENES é valida para todas as fases de candidaturas (1ª, 2ª e 3ª fase)."
Isto significa que só tem a validade de um ano mas só para quem se vai candidatar pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior?
Exacto, quem faz mudança de par pode utilizar a ficha ENES antiga, caso a tenha ainda.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
P Bolsa de estudo com mudança de curso Bolsas e Residências 2
cruzz Mudança de curso Engenharia Civil | Arquitetura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Jdbjxbd Indecisão , mudança de curso e de instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
J Mudança De Par Instituição/Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
D Ficha ENES para mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
minnow Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D Mudança de curso: provas de ingresso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
C Mudança curso Electro para Aeroespacial Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
anagds2 mudança de curso, inscrição nos exames nacionais Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
C Mudança de curso ISCTE Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Utilização dos exames paras mudança de curso Ensino Secundário 2
C Utilização do contingente especial Açores na mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Beatriz Caldinhas Mudança de curso por concurso nacional Concurso Nacional e Locais - Público 16
F Mudança de curso em Engenharias Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Estudante LeRE Mudança de curso na mesma instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Frederico Ferreirinho Mudança de curso - da Lusófona para o IGOT Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Jdbjxbd Mudança de Curso de Eletrónica para Informática Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Q Mudança para curso profissional no 1º período Ensino Secundário 1
M Mudança de curso - Universidade de Coimbra Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
N 3 fase e mudança de curso/instituição Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Saralvesfalardo Mudança de curso - Faculdade Belas Artes Lisboa Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
D Mudança de curso UPorto Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Pedir mudança de curso para 2 cursos diferentes Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M Reingresso, mudança de curso e transferência Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 64
P Fui colocada por regime de mudança de curso, o que fazer a seguir? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
joanam6 Mudança de curso no segundo ano Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
M Anulação de Matrícula / Mudança de curso por concurso nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
F Mudança de Curso / Prescrição de matricula Ensino Superior 3
Leonardo Camargo Ferreira Mudança na dinâmica de horários da FLUP + informações do curso de Sociologia e de outros da FLUP Ciências Sociais e Serviços 0
P Mudança de curso UBI Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
Camaroa ULisboa Mudança de curso Universidade de Lisboa 8
A Medicina Veterinária - Mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
L Mudança de curso para um mais artístico Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
D Mudança de Curso no 2º Ano Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Mariana Meireles Ficha Enes, Candidatura e Mudança de Curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 20
anacarvalho2110 Mudança de curso do ensino privado para o ensino público Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
notmanzl Mudança de Curso - Preciso de cancelar algo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
X Matemática, ensino recorrente e mudança de curso! Ensino Secundário 2
Rdcosta17 Mudança de curso com necessidade de fazer nova disciplina Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
L Mudança de curso no secundário depois de acabar o secundário Ensino Secundário 1
Francisc01 Mudança de curso Covilhã Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
João PedroB Mudança de Curso ou Concurso Nacional Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
P Mudança de curso e instituição FCUP -> ISEP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
F Critérios de mudança de curso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Danicas Mudança de Curso num TESP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
I Mudança de curso 2 semestre Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
H Mudança de curso - Química na UM para ciências farmacêuticas no Porto Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Mudança de curso - Data Limite Ensino Secundário 3
M Mudança de Curso e Congelamento de Matrícula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 13
M Mudança de curso e passe Ensino Superior 4