Mudança de Curso

Bom dia, eu este ano entrei em medicina dentária em Lisboa (fmdul) mas queria medicina, pelo que percebi o que posso fazer é este ano posso me canditadar a exames nacionais outra vez e melhorar a minha nota e aí fazer a candidatura para o ano que vem e pedir equivalência a algumas disciplinas, ou então posso fazer a licenciatura e ir para os pôs licenciados certo?! Existe mais alguma forma de mudar para medicina?!

Boa tarde a todos! Tenho uma dúvida, eu estou agora a ver hipóteses pra a segunda fase de candidaturas. É possível mudar de curso dentro da mesma Universidade (embora faculdades diferentes)? por exemplo, entrar num curso na Faculdade de letras da universidade de llisboa e depois mudar para arquitetura na universidade de lisboa?
Obrigada a todos!

Boa tarde a todos! Tenho uma dúvida, eu estou agora a ver hipóteses pra a segunda fase de candidaturas. É possível mudar de curso dentro da mesma Universidade (embora faculdades diferentes)? por exemplo, entrar num curso na Faculdade de letras da universidade de llisboa e depois mudar para arquitetura na universidade de lisboa?
Obrigada a todos!

Sim, é possível.

Olá! É possível eu entrar na FLUP em ciências da informação e depois pedir transferência para o curso de ciências da comunicação?

Olá! Entrei em engenharia e gestão de sistemas de informação na universidade do Minho, mas a minha 1° opção foi economia na mesma instituição. Com isto, gostaria de saber se é possível mudar de curso e como funciona todo o processo. A minha média é inferior à do último colocado em economia, acham que consigo mudar?
Obrigada!

Olá! Entrei em engenharia e gestão de sistemas de informação na universidade do Minho, mas a minha 1° opção foi economia na mesma instituição. Com isto, gostaria de saber se é possível mudar de curso e como funciona todo o processo. A minha média é inferior à do último colocado em economia, acham que consigo mudar?
Obrigada!

Só podes pedir mudança de curso no fim do 1.º ano. Sugiro que leias os critérios de seriação do concurso mudança de curso da universidade do Minho.

Bom dia, eu este ano entrei em medicina dentária em Lisboa (fmdul) mas queria medicina, pelo que percebi o que posso fazer é este ano posso me canditadar a exames nacionais outra vez e melhorar a minha nota e aí fazer a candidatura para o ano que vem e pedir equivalência a algumas disciplinas, ou então posso fazer a licenciatura e ir para os pôs licenciados certo?! Existe mais alguma forma de mudar para medicina?!
Certo. Só existem esses 2 caminhos.

Boa noite, será que alguém me pode dizer se é possível candidatar-me a 2 cursos diferentes (ambos com a prova de conhecimentos específicos em Biologia) em universidades diferentes com a prova de M23? Ou teria de fazer uma prova para cada faculdade (neste caso uma é a Universidade de Coimbra ou é o IPLeiria)?

Boa noite! Candidatei-me à mudança de par instituição/curso dentro da mesma faculdade mas soube há umas semanas que não fui colocado (não por não ter os requisitos mínimos, mas porque houve mais candidatos do que vagas disponíveis para este concurso). Ontem, ao ver as colocações pelo concurso nacional desse mesmo curso, reparei que quase metade das vagas não foram preenchidas. Há algo que possa fazer para ainda conseguir entrar? Ou como os concursos são diferentes não há nada a fazer? Devo tentar pedir um requerimento ou contactar o coordenador do curso?

Boa noite! Candidatei-me à mudança de par instituição/curso dentro da mesma faculdade mas soube há umas semanas que não fui colocado (não por não ter os requisitos mínimos, mas porque houve mais candidatos do que vagas disponíveis para este concurso). Ontem, ao ver as colocações pelo concurso nacional desse mesmo curso, reparei que quase metade das vagas não foram preenchidas. Há algo que possa fazer para ainda conseguir entrar? Ou como os concursos são diferentes não há nada a fazer? Devo tentar pedir um requerimento ou contactar o coordenador do curso?

Terias de concorrer na 2.ª fase do concurso nacional. Os concursos são totalmente independentes, contactar alguém não irá ajudar neste caso.

E se o curso voltar a não encher na segunda fase? Não há nenhuma candidatura especial/fora do prazo que possa fazer?
Não, porque normalmente as vagas para a mudança estão fixadas por lei e não costumam alterar. Se tens exames válidos, podes pedir senha DGES, precisas de uma ficha ENES e podes concorrer ao CNAES.

No ano passado estava na ese do Porto e este ano queria mudar de curso mas como as médias aumentaram acho que não vou entrar no que quero, para o ano há possibilidade de fazer mudança de curso estando só no ano passado matriculada?

Olá @Anaqwerty
No ano passado estava na ese do Porto e este ano queria mudar de curso mas como as médias aumentaram acho que não vou entrar no que quero, para o ano há possibilidade de fazer mudança de curso estando só no ano passado matriculada?
Sim.

Boa noite, devido a esta grande subida das médias não consegui ingressar no curso de medicina veterinária, e como já perdi este ano para fazer subida de exames, decidi tentar entrar para outro curso, fazer cadeiras isoladas e posteriormente candidatura par instituição/curso, o que acham? Não sei até que ponto é realizável

Boa noite, devido a esta grande subida das médias não consegui ingressar no curso de medicina veterinária, e como já perdi este ano para fazer subida de exames, decidi tentar entrar para outro curso, fazer cadeiras isoladas e posteriormente candidatura par instituição/curso, o que acham? Não sei até que ponto é realizável
Bom dia, Maria Carolina!

Creio que estás a confundir alguns conceitos:

1) Primeiramente, deves saber que não existe mudança de par instituição/curso para o curso de Medicina. Só existe mudança de instituição para a UBI, mas para fazê-lo, tens de estar já a frequentar Medicina numa outra faculdade. Portanto, as únicas formas de ingressar em Medicina é pelo CNAES ou pelo concurso de licenciados.

2) Se entrares num curso e estiveres a fazer as cadeiras desse mesmo curso, não se chamam cadeiras isoladas. As unidades curriculares isoladas é quando, por qualquer motivo, estás a fazer cadeiras que não pertencem ao plano curricular do teu curso ou não estás num curso e estás só a falar disciplinas isoladas (daí chamarem-se isoladas, porque não fazem parte do teu plano curricular, quer estejas num curso ou não).

Assim sendo, penso que, se queres mesmo estudar Medicina as tuas alternativas seriam:

1) Ficares em casa a estudar para os exames nacionais para voltares a concorrer ao CNAES.
2) Ingressares num curso e simultaneamente estudares para os exames nacionais para o CNAES.
3) Tirares uma licenciatura, preferencialmente na área da saúde, para depois poderes concorrer ao concurso de licenciados, quando terminares a licenciatura.

Boa sorte!